Buscar

Resumo ICMS ST RJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301994418)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	Resposta: Os autores Luciano Amaro, com seu livro Direito Tributário brasileiro e Abreu Filho com a obra Constituição Federal, Código Comercial e Código Tributário foram importantes para o embasamento da pesquisa em linhas gerais, para o desenvolvimento do conhecimento tributário. Já o estudo específico do tema de substituição tributária foi baseado na obra Substituição Tributária no ICMS do autor Paulo Antonio Mariano, et al. Partindo destas referências teóricas, foi imprescindível para formular o estudo em termos práticos e aplicáveis no trabalho dos profissionais contábeis da área tributária o uso do Regulamento de ICMS do estado do Rio de Janeiro, do Manual da Substituição Tributária disponível na SEFAZ RJ e do autor Josué Pereira com Impacto Tributário na Formação do Preço.
	Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301994419)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
		
	Resposta: A substituição tributária, é uma sistemática de recolhimento do ICMS que foi implementada com o objetivo de diminuir a evasão fiscal e facilitar a fiscalização por parte do estado. O problema apresentado é: Sendo o estado o maior beneficiário desta sistemática, o contribuinte encontra muita dificuldade para atender o fisco de maneira correta, gastando tempo excessivo dos profissionais tributários na interpretação e implementação das leis, normas e regulamentos que versam sobre este tema. O objetivo principal deste estudo é orientar estes profissionais elencando de forma organizada as principais características deste regime, bem como a abordar a legislação pertinente, a forma de aplicação destas legislações e o cálculo da substituição tributária.
	Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301994421)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	Resposta: Se trata de uma pesquisa exploratória por meio de estudos bibliográficos visando descrever o tema de forma específica, analisando e interpretando o problema de forma profunda através de publicações em fontes confiáveis de autores qualificados com a finalidade de tornar clara e operacionalizavel a sistemática da substituição tributária. 
	Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301994424)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
		
	Resposta: A partir da análise do que é proposto no estudo conclui-se que a substituição tributária traz muito mais vantagens ao fisco do que ao contribuinte. Enquanto o fisco ganha na antecipação do recolhimento e na otimização da fiscalização, o contribuinte substituto tem o reflexo financeiro negativo com a antecipação do imposto, podendo impactar no seu fluxo de caixa, assumindo o risco de inadimplência do cliente não somente quanto a mercadoria mas também quanto ao imposto devido, além de fazer o trabalho de fiscalização que caberia ao fisco. Já o contribuinte substituído tem como desvantagem que, o imposto que seria recolhido na saída da mercadoria passa a ser pago na entrada, antecipando um fato gerador que pode vir a não ocorrer, apesar de o mesmo poder solicitar a restituição do imposto caso o fato gerador não ocorra. A substituição tributária ainda tira parte do benefício concedido a micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional por se tratar de um imposto que incide em mercadorias especificas não dependendo do regime de tributação adotado pelo contribuinte. 
O estudo contribui para que os profissionais da área tributária tenha conhecimento dos direitos e deveres das organizações como pagadoras de tributos, podendo assim atender a legislação e ao fisco da maneira mais correta possível garantindo excelência ao seu trabalho e evitando problemas fiscais para a companhia.
	Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.

Continue navegando