Buscar

prova de medieval

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História Medieval
Atente para o seguinte trecho de texto:
“Uma primeira característica dos exercícios físicos medievais reside na separação quase completa entre os jogos corporais cavalheirescos, destinados a adquirir uma formação militar e a exibir as práticas particulares das camadas superiores da sociedade, e os jogos populares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma História do Corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. p. 150. 
De acordo com o texto-base História Medieval no ensino fundamental: relato de experiência em uma escola pública do distrito de Mosqueiro (Pará – Brasil), o jogo, envolvendo práticas físicas e de raciocínio, estava bastante presente na vida da sociedade medieval. Nesse sentido, pode-se dizer que:
Nota: 10.0
	 
	A
	Os torneios eram uma prática militar e de lazer comum a nobres e camponeses.
	 
	B
	Os jogos de cartas, assim como o xadrez, provinham da Antiguidade Clássica e foram retomados na Idade Média.
	 
	C
	Os jogos de dados eram uma prática distintiva da nobreza, sendo executados no interior de seus castelos.
	 
	D
	A educação cavaleiresca prezava tanto a aprendizagem de jogos de mesa e do xadrez quanto a caça e o manejo das armas.
Você acertou!
“A educação cavaleiresca já dava um grande espaço ‘à aprendizagem dos jogos de mesa e do xadrez, colocados no mesmo plano que a caça, o manejo das armas, o serviço da dama e a defesa dos fracos” (História Medieval no ensino fundamental, p. 331).
	 
	E
	Os monarcas medievais consideraram uma ameaça ao poder monárquico a exibição da figura do rei como carta dominante do baralho.
Questão 2/10 - História Medieval
Observe o fragmento de texto abaixo:
“Muitos professores consideram especialmente árdua a tarefa de ensinar História Medieval. A distância que separa os alunos de época tão remota, argumentam alguns, seria um dos principais obstáculos. Como despertar seu interesse por tema tão antigo?” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCO JR., Hilário. Ecos do passado: A Idade Média está muito mais presente no nosso dia-dia do que imaginamos. Revista de História da Biblioteca Nacional. 02 de jun, 2008. s/p. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/ecos-do-passado>. Acesso em: 08 jun. 2016. 
A questão apontada no excerto acima constitui ainda um problema para os profissionais que se formam em História. De acordo com nossas discussões no decorrer da disciplina e tendo como base o texto História Medieval no ensino fundamental: relato de experiência em uma escola pública do distrito de Mosqueiro (Pará – Brasil), escolha a alternativa que melhor define o estabelecimento de relações entre a Idade Média e o mundo atual:
Nota: 10.0
	 
	A
	Devido ao Brasil ter sido descoberto após o fim da Idade Média, as relações entre o período medieval e o contexto brasileiro são poucas.
	 
	B
	A história política medieval é a melhor forma de relacionar o cotidiano dos alunos de hoje com a Idade Média.
	 
	C
	Há muitas correspondências entre o mundo atual e a Idade Média, destacando-se entre elas as lutas entre Império e Papado nos dois períodos.
	 
	D
	O estudo de dados do cotidiano, como a alimentação, é uma forma eficaz de relacionar a Idade Média com a realidade atual e despertar interesse na sala de aula.
Você acertou!
“Ramos [...] aponta que estudar a alimentação na sala de aula ‘tem a grande vantagem de permitir um contato direto com a realidade comum de qualquer educando, independentemente de sua classe social ou condição cultural”. Além disso: “tendo a alimentação como referencial, o professor pode trabalhar ‘questões universais e contemporâneas, tais como o preconceito cultural ou o abismo social entre ricos e pobres, tudo contextualizado por meio da História” (História Medieval no ensino fundamental, p. 325,334).
	 
	E
	Enquanto o mundo atual se destaca pelo desenvolvimento, a Idade Média pode ser vista como uma “Idade das Trevas”, um tempo sombrio e obscuro da História.
Questão 3/10 - História Medieval
Observe o fragmento de texto a seguir:
“O islamismo não induz ao isolamento ou ao individualismo, mas sim à união, ao agrupamento, e nesse sentido, foi de encontro às velhas tradições árabes, dando-lhes mais força através da religião”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MANTRAN, Robert. Expansão Muçulmana: (Séculos VII-XI). São Paulo: Pioneira, 1977. p. 73. 
De acordo com o texto-base A viagem e suas narrativas no Islã medieval, em sua constituição, o Islã priorizou a formação de uma grande comunidade, a Umma, unida através da religião. Considere as seguintes afirmativas a respeito do caráter comunitário do Islã e sua relação com os viajantes muçulmanos:
I. A unidade da fé criava uma rede de solidariedade que permitia aos viajantes e peregrinos encontrarem sempre um local para dormir e alimento.
II. Os muçulmanos locais acolhiam com receptividade cristãos em suas terras, da mesma forma que faziam com seus irmãos de fé.
III.Fora das terras do Islã, tal como a Índia e outros domínios, os muçulmanos eram bem recebidos e tratados igualmente pelos habitantes locais.
IV. O elo de pertencimento à Umma (a grande comunidade muçulmana) era fortalecido por mecanismos como redes de pequenas mesquitas e outras formas de acolhimento aos viajantes. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	 
	A
	I, II e IV
	 
	B
	I, III e IV
	 
	C
	I e II
	 
	D
	I e IV
Você acertou!
Estão corretas somente as afirmativas I e IV: “os milhares de muçulmanos [...] podiam confiar na rede de solidariedade criada pelos seus irmãos de fé, que lhes permitia encontrar sempre um local para pernoitar e alimento para suprir suas necessidades. [...] Os mecanismos, em certa medida institucionalizados, de acolhimento a peregrinos e viajantes, serviam igualmente para amparar os mais necessitados. Eram formados de uma rede de conventos, pequenas mesquitas (zawiya) [...]. Eles constituíam um elo fundamental entre as diferentes cidades muçulmanas e contribuíam para fomentar o sentimento de pertencimento à Umma). As afirmativas II e III são incorretas: “É oportuno lembrar que, mesmo em tempos de paz, as relações com o mundo dos infiéis não eram incentivadas. [...] A rede de solidariedade criada pelos muçulmanos se fazia mais preciosa e imprescindível fora dos domínios do Islã, no território dos “infiéis”. Ibn Batuta referencia o trato diferenciado [...]. A discriminação vai além: os infiéis da costa de Malabar têm o costume de não deixar entrar nas suas casas os muçulmanos” (A viagem e suas narrativas no Islã medieval, p. 6 e 12).
	 
	E
	III e IV
Questão 4/10 - História Medieval
Leia a citação abaixo:
“O citadino é um homem acostumado com a diversidade e a mudança. Ele vive no meio de vizinhos e amigos, numa ‘privacidade alargada’ [...]. A cidade elaborou, sobretudo, uma cultura comunitária, feita para as novas coletividades urbanas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF, Jacques. Cidade. In: LE GOFF, J.; SCHMITT, J. C. (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. 2 v. Bauru/SP: EDUSC, 2002. v. 1. p. 231. 
O trecho referido faz menção às sociabilidades e formas de convivência dos homens que habitavam a cidade medieval. Nesse sentido, de acordo com o texto-base Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, considere as seguintes afirmações, marcando V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Espaços como o mercado, a taberna, a igreja e até mesmo o cemitério promoviam o convívio e a solidariedade entre os habitantes da cidade.
II. ( ) Confrarias em bairros surgiam como forma de estabelecer regras de convivência e fazer frente aos perigos urbanos.
III. ( ) A responsabilidade pela segurança da cidade era das autoridades judiciáriase militares, ficando os citadinos e corporações à parte dessas questões.
IV. ( ) Nas confrarias surgia uma solidariedade urbana, seus membros tinham a função de pacificar conflitos, chegando a expulsar aqueles que proclamavam a desordem. 
A seguir, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	 
	A
	V – V – V – F
	 
	B
	V – F – F – V
	 
	C
	V – V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois: “É no sentindo de estabelecer regras de convivência e de fazer face aos perigos da cidade que surgiram as confrarias de bairros. As confrarias desenvolvem uma solidariedade urbana, um comportamento ditado por regras pacificadoras e seus membros têm a função de pacificar conflitos, expulsando aqueles que proclamam a desordem”.
A afirmativa III é falsa, pois: “a responsabilidade era não só das autoridades judiciárias e militares, mas também dos próprios citadinos. De fato, as corporações de ofício deviam fornecer regularmente um contingente para a vigilância noturna, devendo participar da defesa e segurança da cidade” (Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, p. 651).
	 
	D
	F – V – V – V
	 
	E
	F – V – V – F
Questão 5/10 - História Medieval
Observe a seguinte imagem: 
Após esta avaliação, caso queira observar detalhadamente a imagem, ela está disponível em: Edição 2016 do Mercado Medieval de Óbidos, Portugal. <http://mercadomedievalobidos.pt/galeria-2016/>. Acesso em: 20/07/2016.  
A foto acima foi tirada na edição de 2016 da festa “Mercado Medieval de Óbidos”, evento realizado anualmente na cidade de Óbidos, Portugal, e que pretende reproduzir o modo como os homens e mulheres medievais festejavam. De acordo com o texto-base História Medieval no ensino fundamental: relato de experiência em uma escola pública do distrito de Mosqueiro (Pará – Brasil), a respeito do lazer, festas, teatro e comemorações na Idade Média, analise as afirmações a seguir:
I. As festas faziam os homens medievais esquecerem-se das calamidades violências e perigos da vida.
II. A música, o teatro e a dança eram lazeres restritos à nobreza medieval.
III. O lazer fazia parte do cotidiano medieval, fazendo-se presente nas muitas festas previstas no calendário ao longo do ano.
IV. O teatro medieval, integrando temáticas da religião cristã, teria nascido de temas do teatro antigo e de tradições folclóricas locais. 
São corretas apenas as afirmações:
Nota: 10.0
	 
	A
	I, III e IV
Você acertou!
I, III e IV são corretas, pois: “O lazer estava presente no cotidiano das pessoas da Idade Média. Hilário Franco Júnior [...] aponta que ‘o lazer medieval por excelência estava nas muitas festas do calendário’ [...]. Dentre as comemorações juninas, a principal era a de São João Batista, no dia 24. Dessas festas nasceu o teatro medieval, que se utilizava de temas do teatro antigo e de tradições folclóricas locais. [...]. Os homens da Idade Média ‘esqueciam-se das calamidades, das violências, dos perigos, encontrando segurança e abandonavam-se a esta música que envolvia sua cultura’”.
A afirmativa II é incorreta, pois: “Já no outono, [...] os camponeses pagavam suas obrigações anuais ao senhor da terra e, com a participação deste, celebravam a etapa mais dura dos trabalhos no campo [...]. Le Goff [...] afirma que a música, o canto e a dança estavam presentes em todas as classes sociais [...]” (História Medieval no ensino fundamental, p. 330).
	 
	B
	II, III e IV
	 
	C
	I, II e III
	 
	D
	I e II
	 
	E
	I e IV
Questão 6/10 - História Medieval
Considere o seguinte excerto:
“A comunidade urbana, o senhor ou o príncipe urbanizados criam uma certa imagem da cidade. Cada vez mais, eles atuam sobre ela, modelam-na. O urbanismo medieval, que caminha lentamente, segue em quatro direções: a limpeza, a segurança, a regularidade e a beleza”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://goo.gl/2oTue2>. Acesso em: 10 ago. 2016. 
De acordo com o que estudamos no texto-base Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, a cidade medieval oscilou entre a imagem da “cidade ideal” e da “cidade real”, ou seja, entre o idealizado e o vivido por seus habitantes. Conforme essa perspectiva, assinale a resposta correta:
Nota: 10.0
	 
	A
	O ócio era um valor exaltado na cidade medieval ideal e prezado pelas autoridades urbanas.
	 
	B
	A cidade medieval se concretizou como um espaço de harmonia e ordem urbana.
	 
	C
	O urbanismo medieval passou a se preocupar cada vez mais com a beleza da cidade e menos com a limpeza e higiene urbanas.
	 
	D
	O governo justo, idealizado para a cidade medieval, encontrava reflexo na realidade vivida e praticada pelas autoridades políticas urbanas no período.
	 
	E
	O ideal de civilidade e harmonia que representava a cidade medieval contrastou com a violência das relações reais do cotidiano urbano.
Você acertou!
“O ideal de civilidade retrata a cidade ideal, que se apresenta como o oposto da imagem da cidade real, onde mendigos e pobres rompem com a harmonia desejada. Na Idade Média, a cidade simboliza sobretudo esse espaço de conflitos, em que o ideal de civilidade contrasta com a violência das relações cotidianas” (Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, p. 653).
Questão 7/10 - História Medieval
Atente para a seguinte citação:
“No lugar da oposição entre a civilização do pão e da carne, que separava a civilização dos antigos e a dos bárbaros, aparece então a oposição entre pobres e ricos, que, de algum modo, se reveza com ela ou a substitui”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF; Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma História do Corpo na Idade Média. Rio de Janeiro Civilização Brasileira, 2010. p. 137. 
De acordo com o texto-base História Medieval no ensino fundamental: relato de experiência em uma escola pública do distrito de Mosqueiro (Pará – Brasil), a respeito da alimentação dos camponeses e dos mais humildes na Idade Média, assinale a única alternativa correta:
Nota: 10.0
	 
	A
	Na mesa dos camponeses predominava especialmente o pão, sendo legumes e verduras os acompanhamentos mais comuns.
Você acertou!
“a alimentação dos camponeses estava baseada nos cereais, que forneciam as calorias necessários [...]. Cereais preparados sob forma de papas e mingaus, especialmente de pão. [...] O acompanhamento da comida camponesa era quase sempre vegetal, de legumes e verduras (História Medieval no ensino fundamental, p. 327,328).
	 
	B
	O vinho era comum entre nobres e camponeses, ambos bebiam o mesmo tipo da bebida.
	 
	C
	A carne era abundante para os camponeses, pois a caça e o pasto eram liberados nas terras do senhor.
	 
	D
	Os camponeses usavam a mesma quantidade de utensílios que os nobres em suas refeições, apesar de variarem as refeições.
	 
	E
	O cerimonial das refeições dos camponeses era complexo e bastante ritualizado.
Questão 8/10 - História Medieval
Considere o seguinte trecho de uma canção medieval:
“Sempre tecidos de seda teceremos/ e não estaremos melhor vestidas/seremos sempre pobres e nuas/ e teremos sempre fome e sede/ [...] grande parte das noites ficamos acordadas/ e todo dia para isso/ ameaçam-no de nos moer de pancada/ nossos membros quando descansamos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TROYES, Chrétien de. Yvain ou le Chévalier au Lion (c.1180) Citado por LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. São Paulo: EDUSC, 2002. p. 304.  
O extrato apresentado faz parte do romance Yvain, O cavaleiro do Leão (escrito por volta de 1180, por Chrétien de la Troyes) e se refere às queixas das tecelãs da seda na Inglaterra. De acordo com o texto-base Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, muitas mulheres, homens e crianças na sociedade urbana medieval conviveram com duras condições de trabalho e exploração. A respeito do tema, é correto afirmar:
Nota: 10.0A
	A mulher operária, apesar de sofrer com as duras condições de trabalho, era bem vista pelos homens medievais.
	 
	B
	A pobreza poderia vir não só da falta de trabalho, mas também de trabalho e esforço insuficientemente remunerados, que não garantiam a subsistência.
Você acertou!
“O alto preço dos bens de consumo indispensáveis à sobrevivência, a exploração do trabalho manual e as exigências fiscais contribuíram para aumentar, no meio urbano, o número de pobres. Trata-se de uma “pobreza laboriosa”, composta de trabalho e esforço que são, no entanto, insuficientes para garantir a subsistência e a independência” (Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, p. 648).
	 
	C
	Muitos pobres se revoltaram contra o trabalho devido aos altos impostos cobrados sobre os produtos de luxo, como especiarias e tecidos finos.
	 
	D
	Apesar de suas queixas, os trabalhadores das cidades se conformavam com sua situação, sendo os levantes e revoltas pouco comuns.
	 
	E
	A cidade medieval representou um espaço e convívio pacífico entre ricos e pobres, apesar da exploração dos trabalhadores e da questão da pobreza.
Questão 9/10 - História Medieval
Leia a passagem de texto a seguir:
“O castelo dos séculos XI e XII foi chamado de ‘românico’ [...]. Na verdade, constatamos a existência de uma variedade bem grande, que podemos reduzir a três tipos: o castelo com torreão maciço [...]; a muralha regular e sem torreão [...]; enfim, o castelo onde um torreão, reduzido, é cercado por várias muralhas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ERLANDE-BRANDENBURG, Alain. Castelo. In: LE GOFF, J.; SCHMITT, J. C. (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. 2 v. Bauru/SP: EDUSC, 2002. v. 1. p. 161. 
O trecho acima se refere aos castelos com características de fortaleza da Idade Média Central. De acordo com o texto-base História Medieval no ensino fundamental: relato de experiência em uma escola pública do distrito de Mosqueiro (Pará – Brasil), pode-se afirmar sobre os castelos, moradas e modos de viver da nobreza nesse período:
Nota: 10.0
	 
	A
	No castelo, os móveis eram abundantes, havendo uma preocupação em fixá-los de acordo com cada ambiente.
	 
	B
	O castelo era um símbolo de prestígio e segurança. Suas torres demonstravam uma preocupação com a defesa.
Você acertou!
“O castelo era signo de segurança e prestígio. No século XI erguem-se as torres e predomina a preocupação com a defesa” (História Medieval no ensino fundamental, p. 328).
	 
	C
	As construções destinadas à moradia dos nobres se localizavam fora das muralhas dos castelos.
	 
	D
	Os nobres fixavam sua residência num castelo durante toda a vida, sendo a itinerância ou deslocamentos pouco frequentes ou mesmo inexistentes.
	 
	E
	Móveis como as arcas e baús demonstravam que o luxo estava ausente da vida dos nobres.
Questão 10/10 - História Medieval
Leia a passagem de texto a seguir:
“A absorção de uma área tão grande num único Império acabou criando uma unidade econômica importante não só pelo seu tamanho, mas porque ligava duas grandes bacias marítimas do mundo civilizado, as do Mediterrâneo e do Oceano Índico. A movimentação de exércitos, mercadores, artesãos, estudiosos e peregrinos entre elas tornou-se mais fácil, e também a de ideias, estilos e técnicas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOURANI, Albert. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 71. 
De acordo com o texto-base A viagem e suas narrativas no Islã medieval, havia basicamente quatro tipos de viagens empreendidas e narradas pelos homens no Islã até o século X. Relacione corretamente os tipos de viagens numeradas com suas respectivas descrições: 
Comércio
Diplomacia
Peregrinação
Curiosidade 
(    ) Visitas de embaixadores ou outros funcionários de um território a outro.
(   ) Viagem por motivos pessoais, geralmente para autoconhecimento e busca por saber.
(   ) Viagem a lugares sagrados do Islã.
(   ) Viagem por motivos econômicos e de trocas, realizadas essencialmente por mercadores e marinheiros. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	 
	A
	2 – 4 – 3 – 1
Você acertou!
“É possível distinguir pelo menos quatro tipos de viagens nas narrativas da época anterior ao século X em função de suas motivações e protagonistas: testemunhos deixados por mercadores e marinheiros (entre os temas abordados, o comércio é o mais destacado); relatos de funcionários, entre eles embaixadores; memórias de peregrinos, e, finalmente, todos aqueles relatos que – não se encaixando em nenhuma dessas categorias – correspondiam a viagens por motivos pessoais ou pela curiosidade da própria viagem” (A viagem e suas narrativas no Islã medieval, p. 6).
	 
	B
	1 – 3 – 4 – 2
	 
	C
	3 – 2 – 1 – 4
	 
	D
	2 – 3 – 4 – 1
	 
	E
	4 – 2 – 1 – 3

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes