Buscar

REPERCUSSÕES SOCIAIS DA NORMA JURÍDICA FORMALMENTE VÁLIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REPERCUSSÕES SOCIAIS DA NORMA JURÍDICA FORMALMENTE VÁLIDA
1. EFEITOS POSITIVOS DA NORMA: A norma quando eficaz, produz normalmente efeitos positivos, e a eficácia é o principal desses efeitos.
a) Função de controle social – é exercida pelo direito primeiramente pela prevenção geral, sendo uma coação psicológica, ou seja, uma intimidação exercida por todos. Também é exercido pela prevenção especial, ou seja, isolamento do transgressor do meio social, ou a aplicação de uma pena pecuniária (multa), visando ajustar sua conduta às condições existenciais. O próprio Estado, a sociedade como um todo, sofre esse controle do direito quanto à sua conduta, tanto assim que não pode punir sem que alguém tenha praticado um fato típico, não pode apoderar-se da propriedade de quem quiser, a não ser através dos meios constitucionais;
b) Função educativa – certos assuntos passam a ser mais conhecidos do grupo social depois de serem disciplinados pela lei. Isso é assim, porque a lei, antes de se tornar obrigatória, tem que se divulgada, publicada, e assim, à medida que vai se tornando conhecida pelo grupo, também vai educando e esclarecendo a opinião pública;
c) Função conservadora da norma – as normas jurídicas tutelam determinados bens da vida social, que se transformam em jurídicos quando recebem a proteção do direito. Não somente os bens, mas também instituições recebem esta proteção jurídicas, como é o caso das famílias e do próprio Estado. A função conservadora do direito está vinculada também ao caráter estático que ele representa ao garantir a manutenção da ordem social vigente. Isto pode significar a perpetuação do atraso. Daí a importância do direito ser visto ao mesmo tempo, como um instrumento de transformações sociais.
d) Função transformadora da norma – muitas vezes, em função das necessidades objetivas, a norma estabelece novas diretrizes a serem seguidas, fixa novos princípios a serem observados em certas questões, para tanto determina a realização de certas modificações. A sociedade então, a fim de cumprir a lei, tem que se adequar, equipar, aparelhar e assim, aos poucos, vai operando sensíveis transformações em seu meio. Eis aí a função transformadora da lei.
2. EFEITOS NEGATIVOS DAS NORMAS. O CÍRCULO VICIOSO IMPUNIDADE-ILICITUDE
A eficácia da norma está ligada ao reconhecimento, aceitação ou adesão da sociedade a essa norma. No entanto, quando as leis entram em conflito com os fatos acabam vencidas por estes e findam por desmoralizar-se, provocando desapreço a toda legislação. Assim, a ineficácia se dá em casos nos quais a norma não foi obedecida e não houve imposição de sanção.
DESATUALIZAÇÃO DA LEI: a lei pode estar em perfeita adequação com a realidade no momento de sua criação, mas, com o passar do tempo, acaba sendo ultrapassada, pois os fatos são dinâmicos, estão sempre evoluindo, enquanto a lei é estática. Logo, com o passar do tempo a lei se torna ineficaz, desatualizada.
MISONEÍSMO: é a aversão às inovações ou transformações do status quo. Velhos hábitos, costumes emperrados, privilégios de grupos, impedem que a lei seja aplicada e mesmo elaborada. Quase sempre são grandes interesses de grupos que estão por trás ou mesmo é comodismo da autoridade que não leva a sério a aplicação da lei.
ANTECIPAÇÃO DA LEI À REALIDADE SOCIAL EXISTENTE: muitas vezes o legislador vê uma lei que funciona em determinado país e quer implantá-la em seu país. Mas, nem sempre há correspondência entre as realidades sociais dos países e a lei cai no vazio.
Os resultados contrários aos interesses da sociedade são considerados os efeitos negativos da norma. Assim, se a norma é ineficaz, produz efeitos negativos.
Isso pode acontecer:
a) Quando é ineficaz – lei ineficaz é a que está ultrapassada, desatualizada socialmente. A consequência dessa ineficácia é a desmoralização da lei e do próprio sistema. Exemplo: o jogo do bicho, previsto no art. 58 da lei de
Contravenções Penais, mas tolerado pela sociedade, o que leva a desmoralização e à corrupção;
b) Por omissão da autoridade em aplicá-la - nesse caso a sanção por descumprimento não é aplicada o que pode estimular novas transgressões;
c) Pela falta de estrutura adequada à aplicação da lei – as leis podem ser boas e eficazes, as autoridades competentes e responsáveis, mas a norma não atingirá seus objetivos sociais se não houver uma estrutura para que possa ser aplicada devidamente. É o caso da estrutura do Judiciário em nosso país.

Outros materiais

Outros materiais