Buscar

aula neurofisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Aula: NEUROLOGIA
NEUROFISIOLOGIA
Prof. Karina Alves 
*
		SISTEMA NERVOSO CENTRAL: inclui encéfalo e medula espinhal.
		SISTEMA NERVOSO PERIFERICO: inclui os receptores sensoriais, os nervos sensoriais e os gânglios fora do SNC. 
*
		A divisão sensorial ou aferente traz informação para o sistema nervoso em geral este evento começa nos receptores visual, auditivo, químico e somático sensorial, a informação chega ao córtex. 
		A divisão motora ou eferente conduz a informação do SN para a periferia.
· Contração da musculatura esquelética. · Contração da musculatura lisa e cardíaca
 · Secreção por glândula endócrina e exócrina.
*
MEDULA ESPINHAL: parte caudal do SNC. 
Contem 31 pares de nervos espinhais incluem os sensoriais e os motores. A informação trafega para cima e para baixo (via ascendente e descendente).
A MEDULA ESPINHAL
*
A MEDULA ESPINHAL COMEÇA NO FORAME MAGNO DO CRÂNIO E TERMINA INFERIORMENTE NA COLUNA LOMBAR, ABAIXO DA COLUNA LOMBAR AFILIA-SE NO CONE MEDULAR, DESCENDO PARA O DORSO DO CÓCCIX
A MEDULA ESPINHAL SITUA-SE DENTRO DO CANAL VERTEBRAL, NA COLUNA VERTEBRAL ONDE É ENVOLVIDA POR TRÊS MENINGES: DURAMATER; ARACNÓIDE E PIA-MATER.
*
*
*
ENCÉFALO: O encéfalo reside na cavidade craniana e é contínuo com a medula espinhal, é envolto por três meninges: DURAMATER, PIA-MATER E ARACNÓIDE, que são contínuas com as meninges correspondentes das medula espinhal. Todas essas estruturas são banhadas pelo LÍQUOR ou LIQUIDO CEREBROESPINHAL 
*
*
*
*
		TRONCO ENCEFALICO: 10 dos 12 NC emergem dele( Mesencéfalo, Ponte e Bulbo)
 	BULBO: é a extensão anterior da medula espinhal. Contem centros autonômicos que controlam as funções vitais, como o ritmo respiratório e pressão sanguínea, batimentos cardíacos bem como coordena a deglutição, tosse e vomito.
*
*
		PONTE: participa da regulação da respiração, retransmite informação dos hemisférios cerebrais para o cerebelo.
 	MESENCEFALO: participa dos movimentos oculares. Contem também parte do sistema auditivo e visual.
*
		CEREBELO: é uma estrutura foliada que está presa ao tronco encefálico, com situação dorsal a ponte e ao bulbo. Função: coordena movimento, planejamento e execução dos movimentos, manutenção postural, coordena movimento da cabeça e dos olhos. 
*
TALAMO E HIPOTALAMO:
		TÁLAMO: processa quase toda a informação sensorial (exceto o olfato) que se dirige para o córtex cerebral, onde se direciona ao cérebro para serem processadas. Exerce papel na regulação da consciência. 
		HIPOTALAMO: contêm centros reguladores da temperatura, apetite e equilíbrio hídrico do corpo(sede). Ele também controla a hipófise, que por sua vez controla o sistema endócrino 
*
		HEMISFÉRIOS CEREBRAIS: são formados pelo córtex cerebral, substância branca subjacente. Sua função: percepção, função motora superior, a cognição, a memória e a emoção. 
*
		HEMISFÉRIOS CEREBRAIS: são formados pelo córtex cerebral, substância branca subjacente. Sua função: percepção, função motora superior, a cognição, a memória e a emoção. 
		CÓRTEX CEREBRAL: composto por 4 lobos (frontal, temporal, parietal, occiptal). Recebe e processa a informação sensorial e integra as funções motoras. 
*
		1. Córtex motor primário contêm os motoneuronios superiores, que se projetam diretamente para a medula espinhal, onde vão ativar os motoneuronios inferiores, que inervam os músculos esqueléticos.
 	2. Córtex sensorial primário consiste no córtex visual primário, no auditivo e somático sensorial. Recebem poucas informações originadas no receptor sensorial periférico com apenas poucas sinapses em suas vias sensórias.
 	3. A área sensorial e motora secundaria e terciárias circundam as áreas primarias e estão envolvidas no processamento mais complexo, por suas conexões com áreas associação.
*
CARACTERISTICAS GERAIS DO SISTEMA SENSORIAL 
TIPOS DE RECEPTORES SENSORIAIS
	
	Mecanoceptores: ativado por variação da pressão. Tato (corpúsculo de pacini), audição (células ciliadas), vestibular (células ciliadas). Fotoceptores: é ativado pela luz. Visão (bastonete e cone) 
*
	Quimiceptores: é ativado por componentes químicos. Olfato (receptor olfatiovo), gustação (brotamento gustativo), PO2 arterial. Termoceptores: é ativado pela variação de temperatura. Temperatura (frio e calor). Nociceptores: é ativado por graus extremos de pressão, temperatura, subtsncias nocivas. Extremo da dor e temperatura. 
*
SISTEMA SOMATO – SENSORIAL E DOR
		Processa a informação sobre tato, pressão, dor e temperatura. As duas vias são: 
		1. O sistema da coluna dorsal: processa sensações de tato, de pressão, e descriminação de dois pontos, vibração e proprioceptivas. 	2. O sistema ântero – lateral: processa as sensações de dor, de temperatura e tato fino.
*
TRANSDUÇÃO SENSORIAL E OS POTENCIAIS DOS RECEPTORES
		Transdução sensorial é o processo pelo qual o estímulo do ambiente (Luz, compostos químicos) ativa um receptor e é convertido em energia elétrica.
	Campos Receptivos: Define a área do corpo que, quando estimulada, produz alteração da freqüência da descarga de um neurônio sensorial. Os campos receptivos variam de tamanho. Quanto menor for o campo receptivo, mais precisamente será localizada, ou identificada, a sensação.
*
SISTEMA NERVOSO AUTONOMO
		SISTEMA NERVOSO SOMATICO: é o sistema voluntário, formado por único neurônio o motoneuronio, cujo corpo fica localizado no SNC e o axônio faz sinapse com os órgãos inervados. O neurotransmissor liberado pelo pré – sinaptico é a Ach que si liga nos receptores presente na placa motora do músculo esquelético. Quando ativada induz a contração do músculo. 
*
		SISTEMA NERVOSO AUTONOMO:
 É o sistema involuntário, que controla e modula o funcionamento, primeiramente, dos órgãos viscerais. É formado por dois neurônios um pré-ganglionar e um neurônio pos-ganglionar. O corpo celular do pré-ganglionar fica no SNC e o axônio faz sinapse com o pos-ganglionar. O SNA é dividido em simpático e parassimpático. SNSimpatico: resposta “luta ou fuga”. Os gânglios do sistema simpático ficam localizados perto da medula espinhal. A localização do neurônio pré-ganglionar é toracolombar. O SNS as fibras pós – ganglionares liberam Noradrenalina que se ligam a receptores presente nos órgãos inervados. Exceto nas glândulas sudoríparas Açãoà taquicardia, vasoconstrição, diminuição do peristaltismo, broncodilatação, contração do músculo destrusor da bexiga, aumenta transformação do glicogênio em glicose pelo fígado. SNParassimpatico: os gânglios do sistema parassimpático ficam próximo dos órgão efetores. O neurônio pré-ganglionar origina-se de núcleo dos nervos craniano, craniosacral. O SNP as fibras pós-ganglionares se ligam nos receptores muscarinicos presentes nos órgãos efetores. Açãoà bradicardia, vasodilatação, relaxa o músculo destrusor da bexiga, broncoconstrição, aumenta os peristaltismos. Medula Supra Renal: é um gânglio especializado da divisão simpática. A Ach estimula a medula supra renal a produzir adrenalina. A adrenalina tem as mesmas funções da noradrenalina, a única diferença é que a noradrenalina é um neurotransmissor enquanto a adrenalina é um hormônio. 
*
Fisiopatologia da dor
		A dor pode ser definida como uma sensação desagradável, criada por um estímulo nocivo, e que atinge o sistema nervoso central por meio de vias específicas.
*
		A dor é causada pela modificação das condições normais de um organismo vivo. Esse organismo necessita apresentar capacidade de responder, com reações de adaptação, às modificações que ocorrem no meio ambiente.
		Graças à variedade de reações às modificações do meio ambiente e própria, cada organismo representa um complexo sistema condicionado, cujas forças internas a cada momento equilibram-se com as externas do meio ambiente. Esse equilíbrio é expressado na variabilidade de
suas reações de resposta à ação dos agentes do mundo exterior e próprias. Para isso, nos animais desenvolve-se o sistema nervoso, que adquire especial significado na regulação das funções orgânicas.
*
		Os principais processos envolvidos na experiência sensorial da dor são dois: a percepção da dor e a reação à dor.
*
PERCEPÇÃO E REAÇÃO À DOR
		A percepção da dor envolve mecanismos anátomo-fisiológicos, pelos quais um estímulo nocivo capaz de gerá-la é criado e transmitido por vias neurológicas desde os receptores da dor. Esta fase da dor é praticamente igual em todos os indivíduos sadios, mas pode ser alterada por doenças, pois a capacidade de perceber a dor depende, sobretudo, da integridade do mecanismo neural envolvido.
		A reação à dor vem a ser a manifestação do indivíduo de sua percepção de uma experiência desagradável. Esta fase do processo da dor envolve fatores neuroanatômicos e fisiopsicológicos extremamente complexos que englobam o córtex, sistema límbico, hipotálamo, tálamo, e que determinam exatamente a conduta do paciente a respeito de sua experiência desagradável.
*
RECEPTORES
		Os elementos que captam os estímulos a serem transmitidos ao sistema nervoso central, para uma análise e possível reação, são chamados receptores. Os receptores (do latim recipere = receber) são tecidos nervosos especializados, sensíveis a alterações específicas que se produzem em seu meio.
		As várias modalidades de sensação podem ser percebidas e distinguem-se umas da outras devido aos diferentes tipos de receptores. A pesquisa fisiológica demonstrou que estímulos específicos são captados por receptores específicos e assim, por exemplo, os receptores da dor somente respondem com a sensação de dor a qualquer estímulo que atinja seu limiar de excitação.
*
		Os receptores podem ser classificados em dois grandes grupos: os exteroceptores e os interoceptores.
		Os exteroceptores permitem a apreciação de estímulos emanados do meio externo. São encontrados na pele, mucosas e seus anexos (unhas, pelos e dentes). Dentre as sensações captadas pelos exteroceptores podem ser apontadas as seguintes:
*
		Tato - Para o tato têm-se três tipos de receptores morfologicamente distintos: discos ou corpúsculos de Merkel, corpúsculos de Meissner e as terminações das raízes dos pelos. Os dois primeiros são abundantes na mucosa oral e dos lábios.
*
		Temperatura - Os receptores de temperatura são liberalmente encontrados na mucosa oral, lábios e pele. Os sensíveis ao frio são os bulbos terminais de Krause. Os responsáveis pela sensação de calor são os corpúsculos de Ruffini 
*
		Pressão - Respondem por essa sensação os corpúsculos de Golgi-Mazzoni, e ainda os de Paccini, destinados a pressões profundas, sensíveis à deformação mecânica.
*
		Dor - Os receptores da dor são os que mais interessam a este estudo, uma vez que a anestesia destina-se exatamente ao controle ou supressão da dor. Estão largamente distribuídos no campo de atuação do cirurgião-dentista e são os de constituição mais simples. Histologicamente são pouco mais que terminações nervosas livres. Pelo fato de estarem relacionados com estímulos capazes de causar danos às células, têm importante valor protetor, avisando sobre perigos iminentes ou reais. Como qualquer agente capaz de causar dano é chamado nocivo, os receptores da dor denominam-se também nociceptores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais