A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Lista 3   Ciclo da Assistência Farmacêutica

Pré-visualização | Página 2 de 3

planejamento de medicamentos por oferta de serviços, levantou os seguintes dados: 
- um dos principais problemas de saúde pública desta região é a hipertensão. 
- um dos medicamentos selecionados pela RENAME é o Losartam potássico de 50 mg. 
- o esquema terapêutico é a utilização de 1 cp 2 x ao dia durante 30 dias.
- a população alvo que tem cadastrado o Losartam potássico em seu receituário corresponde a 1.100 pessoas.
- O período de tempo a ser analisado é de 6 meses.
Faça a programação por oferta de serviços.
Questão 10: 
Sobre a aquisição de medicamentos, analise as afirmativas abaixo e marque a falsa:
Aquisição consiste num conjunto de procedimentos pelos quais se efetiva o processo de compra dos medicamentos, de acordo com uma programação estabelecida, com o objetivo de suprir necessidades de medicamentos em quantidade, qualidade e maior custo-efetividade e manter a regularidade do sistema de abastecimento. 
Para que a aquisição aconteça torna-se existência de uma política de aquisição e uma programação das compras.
Compras descentralizadas – possibilitam maior economia de escala, asseguram maior cumprimento de normas legais e sanitárias; evita-se comprar medicamentos não incluídos na relação de medicamentos essenciais. 
Compras centralizadas – só apresentam vantagens se forem adquiridas quantidades significativas e bem planejadas. 
Questão 11: Sobre Licitação, avalie as questões abaixo e marque a falsa.
Licitação é um conjunto de procedimentos formais que devem ser registrados em processo próprio, observando vários princípios, inclusive a vinculação ao Edital e do julgamento objetivo, entre outros.
É uma determinação constitucional estabelecida regulamentada pela Lei Federal no 8.666, de 21 de junho de 1993, que impõem à Administração Pública o dever de licitar.
Modalidade de Licitação é a forma pela qual se conduz o procedimento licitatório, a partir de critérios estabelecidos na Lei de Licitação.
A Lei no 8666/1993 prevê as seguintes modalidades de Licitação: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso, Leilão e Pregão. O que diferencia as modalidades de Licitação é o valor estimado da aquisição.
O Pregão pode ser realizado somente com a presença dos representantes legais das empresas (Pregão Presencial). Destina-se a aquisições de qualquer valor. O Prazo de divulgação são 8 dias úteis. Meios de divulgação: Diário Oficial da União (DOU), internet, jornal de grande circulação local.
Questão 12: Sobre a etapa do armazenamento de medicamentos, avalie as questões abaixo e marque a falsa.
Armazenamento é conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que tem por finalidade assegurar as condições adequadas de conservação dos produtos.
O Armazenamento envolve as seguintes atividades envolvidas: Recepção/recebimento de medicamentos. Estocagem e guarda de medicamentos. Conservação de medicamentos. Controle de estoque.
O planejamento e organização da atividade do armazenamento envolvem: área física e instalações adequadas, em qualquer localização e condições ambientais. Estrutura organizacional – layout, organização interna, segurança, equipamentos e acessórios.
A Estrutura funcional engloba a elaboração de normas e procedimentos operacionais e instrumentos de controle, acompanhamento e avaliação. É também é uma importante etapa do planejamento do armazenamento dos medicamentos.
Para o armazenamento é necessário recursos humanos qualificados e capacitados para as tarefas que lhe sejam atribuídas.
Questão 13: Sobre a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), avalie as questões abaixo como verdadeiras ou falsas:
É uma área física destinada à estocagem e guarda dos produtos, visando à manutenção das suas características físico-químicas, conforme suas especificidades. 
Para assegurar condições ideais de conservação dos produtos e estabilidade dos medicamentos, a CAF deverá atender a alguns requisitos: deve ser localizada em lugares de fácil acesso para o recebimento e distribuição dos produtos e ter dimensão adequada. A identificação externa e sinalização interna são facultativas.
Outros requisitos: condições adequadas de temperatura, ventilação, luminosidade e umidade. A manutenção de limpeza e higiene deve ser prioridade. As áreas de armazenamento devem estar sempre limpas, isentas de poeira e outras sujidades.
Estocar consiste em ordenar adequadamente os produtos em áreas apropriadas, de acordo com suas características específicas e condições de conservação exigidas (termolábeis, psicofármacos, inflamáveis, material médico-hospitalar, etc).
Questão 14: Conservação de medicamentos. Analise as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas.
Conservar medicamentos é manter os produtos em condições ambientais apropriadas para assegurar sua estabilidade e integridade durante seu período de vida útil.
Para que os medicamentos sejam bem conservados, alguns procedimentos técnicos e administrativos devem ser adotados. A temperatura é uma condição ambiental diretamente responsável por grande número de alterações e deteriorações dos medicamentos.
Elevadas temperaturas são contraindicadas para medicamentos: acelera a indução de reações químicas e ocasiona decomposição dos produtos, alterando ou não a sua eficácia.
Para o controle da temperatura, é necessária a utilização de termômetros nas áreas de estocagem. A realização dos registros diários em mapa de controle, registro mensal consolidado e outros são realizados caso o farmacêutico perceba esta necessidade.
Questão 15: Sobre a conservação e conservação de medicamentos, avalie as alternativas abaixo:
Dependendo da forma farmacêutica do medicamento, a umidade elevada pode afetá-la, favorecer o crescimento de fungos e bactérias e desencadear algumas reações químicas. 
Medicamentos não devem ser encostados em paredes, teto, em contato direto com o chão, próximos a banheiros, áreas úmidas e com infiltrações.
Luminosidade – a incidência direta de raios solares sobre os medicamentos acelera a velocidade das reações químicas, alterando sua estabilidade. Essa ação leva à ocorrência de reações químicas (principalmente, hidrólise). 
O local de estocagem deve possuir iluminação natural adequada; em caso de iluminação artificial, recomenda-se a utilização de lâmpadas incandescentes.
O processo de armazenamento deve ser monitorado e avaliado. É indispensável um sistema de informações que propicie dados atualizados sobre a posição físico-financeira dos estoques, quantidades recebidas e distribuídas, estoques máximo e mínimo e ponto de reposição.
Questão 16: Sobre a etapa de distribuição de medicamentos, aponte a afirmativa falsa.
Distribuição de medicamentos consiste no suprimento de medicamentos às unidades de saúde, em quantidade, qualidade e tempo oportuno. A distribuição de medicamentos deve garantir rapidez e segurança na entrega, eficiência no controle e informação.
A distribuição deve se realizar em tempo hábil, mediante um cronograma estabelecido, para evitar atraso ou desabastecimento.
Segurança é a garantia de que os produtos chegarão ao destinatário nas quantidades corretas. 
O veículo com isolamento térmico é facultativo para transportar medicamentos,
em especial no caso de vacinas, soros e insulinas, independente da distância.
Os motoristas e os responsáveis pela distribuição devem ser qualificados, treinados sobre o tipo de material que transportam. Observar as operações de carga e descarga, o manuseio. 
Questão 17: Sobre a etapa de distribuição de medicamentos, avalie as alternativas abaixo como verdadeiras ou falsas:
A periodicidade com que os medicamentos são distribuídos às unidades de saúde varia em função da programação, da capacidade de armazenamento, da demanda local, do tempo de aquisição, da disponibilidade de transporte e de recursos humanos, entre outros. 
O intervalo de tempo entre as distribuições deve ser cuidadosamente observado, evitando-se o desabastecimento

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.