Buscar

Relações Sociais de Produção e Demanda para o Serviço Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relações Sociais de Produção e Demanda para o Serviço Social
ALESSANDRA AUZIER
AMANDA GOMES
DANIELE COSTA
 JEFFERSON PEREIRA
NAZARÉ TAVARES
SORAYA GOMES
 VERA LÚCIA DE FREITAS
 PROFª ORIENTADORA: DANIELE GUEDES
MACAPÁ
2016
Gênese
o Serviço Social foi inserido dentro das instituições para conter os conflitos sociais emanados da classe trabalhadora.
No contexto histórico da profissão, juntamente com a expansão industrial, houve a necessidade destes profissionais atuarem com os trabalhadores e suas famílias na coerção social e ideocultural, na manutenção da ordem e da moral.
Nazaré
o Serviço Social foi mobilizado para detectar e atenuar as tensões provenientes da intensificação do processo de exploração da força de trabalho e do movimento de resistência dos trabalhadores
Algumas das situações mais comuns a ser demanda ao assistente social eram aquelas que de alguma forma interferiam na produção das empresas, 
Nazaré
Temos, assim, a introdução de Programas de Qualidade Total, com ênfase a novas estratégias de gestão, que configuram a reorganização do trabalho
•	Estabilidade: 
•	Retribuição: 
•	Desenvolvimento pessoal e profissional:
•	Comunicação:
•	Pesquisa de ambiente:
Amanda
A alteração das formas de gestão da força de trabalho nas organizações vem diversificando as requisições feitas aos assistentes sociais. Estes têm sido chamados a atuar em programas de qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, gestão de recursos humanos, prevenção de riscos sociais e outros;
Amanda
As respostas dadas pela profissão às demandas e exigências apresentadas neste contexto requerem do assistente social conhecimento generalista frente às expressões da questão social objeto de trabalho profissional; além é claro de uma postura crítica; compromisso com a classe trabalhadora; capacitação; ações postuladas sob o aporte legal da Constituição Federal de 1988, a Lei nº 8662 de 1993 Lei de Regulamentação da profissão, do Código de Ética de 1993; e ainda, leis especificas como a CLT.
Jefferson
Dentro da Esfera Privada, principalmente nas grandes empresas, há uma tendência em desenvolver a Filantropia Empresarial que demanda ações aos assistentes sociais
Pois a noção de responsabilidade social e de solidariedade é uma forma moderna de camuflar as novas estratégias de exploração, negando as contradições, na medida em que a consciência e a sociabilidade que se constroem na esfera da produção deslocam-se para a esfera da reprodução, ou seja, do consumo (KAMEYAMA, 2000, p. 203).
Jefferson
O Terceiro Setor é constituído pelas organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntaria, num âmbito não-governamental, dando continuidade às práticas tradicionais de caridade, filantropia e mecenato, e expandindo o seu sentido para os outros domínios, graças, sobretudo, à incorporação do conceito de cidadania e de suas múltiplas manifestações na sociedade civil (FERNANDES apud KAMEYAMA, 2000, p. 206).
Soraya
A expansão das instituições de terceiro setor intensificou-se no governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso a partir da criação do Programa Comunidade Solidária. A proposta neoliberal de Estado mínimo para o social implicou na privatização das políticas sociais na medida em que o Estado transfere para a sociedade civil a responsabilidade de ações para solucionar a questão social.
Daniele
Há de se considerar que o espaço Terceiro Setor cresceu consideravelmente, principalmente no final do século XX, adentrando o século XXI.
Estas instituições, financeiramente custeiam suas despesas através de doações, e até mesmo de financiamentos diretos do Estado através de verbas que são direcionadas a projetos sociais. Para isso, são necessários técnicos especializados para captar estes recursos, aqui está à demanda ao assistente social.
Alessandra
A participação do assistente social nos Conselhos representa a oportunidade de legitimar os direitos preconizados na Constituição Federal de 1988, em outras leis e recursos, caminho para erradicação da questão social e suas expressões. Pois, as demandas ali apresentadas são legitimas das necessidades do povo e são condizentes com a realidade local e regional. 
ALESSANDRA
PERGUNTAS
O que a autora Iamamoto aponta para que o Assistente Social possa atender as exigências das relações sociais produtiva?
Quais são os aportes legais do Serviço Social?
Na contemporaneidade o Assistente Social vive no campo contraditório de interesses. O que o profissional deve direcionar sua ação para o atendimento?
No Brasil como também em outros países está expandindo o terceiro setor. Defina o que o terceiro setor?
No governo FHC (neoliberal) houve a expansão das instituições do terceiro setor. Qual foi a primeira instituição criada?
Segundo Beatriz Augusto Paiva a gestão social referente as politicas sociais requer atributo fundamentais do Assistente Social que permitam que o processo seja competente, transparente e compromissado. Cite os caráter para a pratica profissional.
O que são conselhos?
 Vera
12
RESPOSTAS
(p.3) É exigido conhecimento além daqueles que compõem habilidades e competências profissionais como: experiências, criatividade, iniciativa, liderança, compreensão sob as rápidas mudança no mundo dos negócios, de língua e da informática, desembaraço, versatilidade, capacidade de negociação e apresentação em público, fluência verbal e ainda, capacidade operativa no exercício das funções de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento pessoal, administração de trabalho, avaliação de desempenho e benefícios. 
Vera
2. (p.4) CF/1988, lei nº 8662/1993 lei de regulamentação da profissão e código de ética de 1993.
3. O atendimento das necessidades sociais dos trabalhadores e ainda ampliar seu campo de trabalho através de sua competências técnico-operativas, respondendo as novas demandas de forma ética comprometida com a defesa da dignidade dos trabalhadores.
4. (p.5) É constituído pelas organizações sem fins lucrativos criadas e mantidas pela ênfase da participação voluntaria, no âmbito não-governamental, dando continuidade a praticas tradicionais de caridade, filantropia.
5. Foi o Programa Comunidade Solidária.
6. (p.11) Caráter publico, caráter democrático, caráter ético, caráter eficiência e compromisso com desenvolvimento econômico, politico e cultural. 
7. (p.13) Os conselhos são espaços democráticos de direitos deliberativos e paritários, são considerados canais de participação social direta institucionalmente reconhecido. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
BRASIL. [Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993]. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) [recurso eletrônico]: Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências, e legislação correlata. – 2. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. 156 p. – (Série legislação ; n. 135) 
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na cena contemporânea. Disponível em: welbergontran.com.br/cliente/.../ff8bdad81bfe9bf1cf300f11f0e8b9685e265ccc.pdf. Acesso em: 14/08/16. 
LOPES. Maria Suzete Muller. Introdução ao serviço social. Canoas: Ed. Ulbra, 2008.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando