A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
exercícios de história e fundament da fisiot

Pré-visualização | Página 6 de 7

acordo com a Declaração de Alma-Ata, promulgada em 1978, no encerramento da Conferência de Alma-Ata (OMS), as ações primárias de saúde pressupõem a participação da população em seu planejamento, organização, execução e controle. Uma das Diretrizes do Sistema Único de Saúde em concordância com este princípio da Declaração de Alma-Ata é a participação da comunidade, ou seja, o exercício do controle social sobre as atividades e os serviços públicos de saúde. Com base no texto acima, nas Diretrizes do SUS e no funcionamento do Sistema de Saúde brasileiro, pode-se afirmar que
		
	 
	A participação da comunidade no Sistema de Saúde ocorre de fato, e é feita através das estratégias do Programa Saúde da Família.
	
	Embora seja uma diretriz constitucional, a participação da comunidade no Sistema de Saúde ainda não foi implantada no Brasil devido à dificuldade de acesso à saúde.
	
	A participação da comunidade no Sistema de Saúde ocorre de fato, e suas atividades de organização, execução e controle são direcionadas apenas para as ações de promoção da saúde.
	 
	A participação da comunidade ocorre de fato, e é feita por meio das Conferências e Conselhos de Saúde, nos níveis nacional, estaduais, municipais e distritais.
	
	Embora seja uma diretriz constitucional, a participação da comunidade no Sistema de Saúde ainda não foi implantada no Brasil, devido às dificuldades de financiamento.
	 2a Questão (Ref.: 201202316622)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um fisioterapeuta recebeu um paciente, Sr. Anselmo, de 65 anos de idade com diagnóstico de enfisema pulmonar para iniciar abordagem em reabilitação pulmonar. A avaliação inicial mostrou paciente muito emagrecido (47 Kg), sons respiratórios diminuídos nos dois pulmões e presença de sibilos e roncos (secreção) e cansaço aos médios esforços numa caminhada. Diante desse caso, a conduta inicial do fisioterapeuta foi a prescrição de cinesioterapia, nebulização com medicação broncodilatadora e dieta nutricional para aumento do peso corporal. Considerando que a reabilitação pulmonar é uma terapia que tem como objetivo maximizar a independência funcional do indivíduo e proporcionar sessões educativas a pacientes e familiares, conclui-se que, na situação acima descrita, a estratégia adotada pelo fisioterapeuta.
		
	
	é típica de atenção primária à saúde, pois aborda a gênese da patologia.
	
	foi inadequada, porque a prescrição do medicamento broncodilatador não tem indicação nesse caso.
	
	foi inadequada, porque o fisioterapeuta utilizou um teste de avaliação e avaliação não faz parte do exercício profissional do fisioterapeuta.
	 
	foi inadequada, porque não respeita os princípios éticos humanos e de respeito ao exercício profissional.
	 
	foi adequada, pois visa melhorar a tolerância ao esforço físico.
	 3a Questão (Ref.: 201202318870)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quanto a atribuições da fisioterapia podemos destacar:
		
	
	Registrar no prontuário do cliente todas as prescrições e ações nele desenvolvidas;
	
	Desenvolver atividades de forma harmônica na equipe multidisciplinar na saúde;
	 
	Todos os itens citados acima são de responsabilidade do fisioterapeuta em Centros de Reabilitação.
	 
	Solicitar exames por imagem, com o objetivo de acompanhar a evolução do tratamento;
	
	Avaliar o estado funcional do cliente a partir da identidade da patologia clínica intercorrente, de exames laboratoriais e de imagens, da anamnese funcional e do exame da cinesia da funcionalidade e do sinergismo das estruturas anatômicas envolvidas;
	 4a Questão (Ref.: 201202968638)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O programa de estratégia de saúde da família tem como princípios os itens abaixo citados, EXCETO:
		
	
	Família como foco da atenção.
	 
	Centralização no estado.
	
	Estímulo à participação social.
	
	se complementa com o processo de trabalho em ¿equipes de referência".
	 
	Integralidade, resolutividade e intersetorialidade de ações.
	
	 5a Questão (Ref.: 201202318807)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qual atitude pode ser considerada realmente de cunho preventivo sobre problemas de saúde:
		
	 
	Identificar (estudando ou pesquisando) e controlar (por meio de diferentes formas de intervenção profissional) as variáveis que determinam a existência de posturas defeituosas;
	
	NDA.
	
	Ir a uma escola para atender problemas de postura antes que esse se torne grave aumentando o sofrimento do aluno;
	
	Atender no consultório a problemas graves de saúde gerados por má postura;
	 
	Agir profissionalmente à procura de problemas de saúde, a fim de detectá-los e intervir o mais cedo possível;
	 6a Questão (Ref.: 201202956118)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O objeto de estudo da Fisioterapia é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, e o objetivo de trabalho fisioterapêutico é preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Para isso, desenvolvem-se ações em diferentes níveis de atenção à saúde, considerando-se os princípios éticos e bioéticos envolvidos no tratamento do indivíduo e da coletividade. Considerando a organização das ações do trabalho do fisioterapeuta em níveis de atenção à saúde, esse profissional deve:
		
	 
	Refletir com os pacientes sobre o uso que fazem do próprio corpo nas suas relações com o espaço e com outras pessoas e, a partir disso, promover ações para a melhoria da qualidade de vida.
	
	Dirigir as atividades do indivíduo para que este possa exercer suas atividades laborais, sociais e da vida cotidiana adequadamente.
	
	Adotar uma perspectiva relacional no seu fazer, pensando o sujeito na dimensão biológica e social, na qual a dimensão social é considerada em nível primário de atenção à saúde, e a biológica no secundário e terciário.
	
	Considerar a sua especificidade profissional; no nível de atenção básica, deve planejar e organizer suas ações de forma coletiva, e no nível secundário e terciário, de maneira individualizada.
	 
	Planejar, ordenar, executar e avaliar a aplicação de métodos e técnicas que visem à saúde da população nas dimensões física e psíquica, individualmente.
	
	 7a Questão (Ref.: 201202997669)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Fisioterapeuta de uma unidade básica de saúde foi convidado por uma escola da mesma localidade para ministrar uma palestra sobre hábitos saudáveis de postura. Esta atividade se enquadra em qual nível de atenção à saúde.
		
	
	Secundário
	
	Terciário
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	 
	Primário
	
	Não se enquadra nos níveis de atenção à saúde.
	
	 8a Questão (Ref.: 201202317494)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Responda com base nas afirmações: I. "A prática baseada em evidênicas está fundamentada na aplicação do método científico à prática clínica"; II. "O objetivo da prática baseada em evidências é promover o melhor cuidado possível ao paciente, avaliando-se a pesquisa disponível e aplicando-a a todos os pacientes de forma generalizada"; III. "Os fatores como modelo do estudo, tipos de sujeito, natureza dos controles, medidas do resultado e tipo de análise estatística não influenciam na prática baseada em evidências".
		
	
	Somente a afirmação III está correta
	 
	Todas as afirmações estão corretas
	
	As afirmações I e II estão corretas
	
	As afirmações I e III estão corretas
	 
	Somente a afirmação I está correta
	 1a Questão (Ref.: 201202342274)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A cada dia, cada vez mais, a Fisioterapia se solidifica, se enraíza através de uma base científica, firmando-se como Ciência, se expandindo na busca do oferecimento de uma atenção à saúde com

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.