Buscar

Teste 5 Prática Profissional Literatura Filosofia Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TESTE 5
Questão 1/2 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Leia o seguinte extrato de texto:
“Povos, sabei, pois, uma vez, que a natureza nos quis preservar da ciência, assim como a mãe que arrebata uma arma perigosa das mãos do seu filho; que todos os segredos que ela vos esconde são tantos males dos quais vos preserva, e que a dificuldade que encontrais para vos instruirdes não é o menor dos benefícios. Os homens são perversos; seriam ainda piores, se tivessem tido a desgraça de nascer sábios”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/cienciaarte.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2016.
O extrato de texto anterior, de Rousseau, faz parte de sua resposta à pergunta: “o reestabelecimento das ciências e das artes teria contribuído para aprimorar os costumes?”. Há, nessa questão, um contraponto entre  sociedade e natureza, tomando uma delas como um agente corruptor do que a outra traria de moralmente bom. Quanto a isso, tomando como referência o livro-base Filosofia e Literatura, analise as seguintes afirmativas sobre o pensamento de Rousseau e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I.   (  ) A natureza fez as pessoas boas, mas elas são corrompidas pela sociedade.
II. (  ) A natureza fez as pessoas livres, mas, ao viverem em sociedade, tornam-se escravas em função da desigualdade social.
III. (   ) A natureza fez as pessoas almejarem o luxo, ao passo que a sociedade as torna autônomas.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	F – V - F
	
	B
	V – V – F
	
	C
	V – F - V
	
	D
	F – F - V
	
	E
	V – F - F
Questão 2/2 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Atente para a seguinte citação:
“É possível perceber que toda a poética tem na sua origem duas causas, ambas naturais. De fato, no ser humano a propensão à imitação é instintiva desde a infância, e nisso ele se distingue de todos os outros animais; ele é o mais imitativo de todos, e é através da imitação que se desenvolve seus primeiros conhecimentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  ARISTÓTELES. Poética. 1º ed. São Paulo: Edipro, 2011. p. 44.
Na citação anterior, podem ser observadas algumas ideias de Aristóteles sobre a mímesis. Esse mesmo tema foi abordado no livro-base Filosofia e Literatura. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  (  ) A mímesis ocupa um papel central em relação à poesia.
II. (  ) Enquanto arte imitativa (mimética), a pintura, música e o teatro também serão considerados por Aristóteles como poesia.
III.(  ) Para o autor, a propensão à imitação – e que é  instintiva nos homens - foi o que motivou o aparecimento da poesia. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F -  V
	
	B
	V – V -  F
	
	C
	F – F –  V
	
	D
	V – V –  V
	
	E
	F – V -  F
	1B
	2D

Outros materiais