Buscar

SIMULADO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considere a seguinte citação: 
“É conhecido como a época das luzes (Aufklärung), movimento cultural europeu que marca todo o século XVIII, sem uma filosofia própria, mas influenciado pelas filosofias de Descartes, Bacon, Locke, Leibiniz, empiristas e racionalistas anteriores”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível no livro: THUMS, Jorge. Ética na educação: filosofia e valores na escola. Canoas: ULBRA, 2003. p. 248.
De acordo com a citação acima, com as aulas e o livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, o movimento que melhor representa a ruptura com as tradições herdadas do período medieval, valorizando o ser humano e sua capacidade racional, chama-se:
	
	A
	ultramontanismo.
	
	B
	iluminismo.
	
	C
	darwinismo.
	
	D
	parlamentarismo.
	
	E
	neologismo.
Considere a seguinte afirmação: 
“A educação é ela própria uma tarefa impossível. Ela é, segundo Rousseau, uma arte – não uma ciência! – cujo êxito é improvável porque jamais seremos capazes de controlar o concurso de todos os mestres. Mas isso não a torna menos relevante. O ser humano nasce fraco, carente de tudo, e só a educação faz com que ele desenvolva meios para a sobrevivência. ‘Tudo o que não temos ao nascer e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: STRECK, Danilo R. Rousseau & a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.30. 
Tendo por base o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação sobre Rousseau e a educação, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: 
I - ( V) A criança, por viver um mundo de espontaneidade, desconhece o significado do conceito de disciplina, então o castigo e a punição física são um problema para ela.
II - (F ) A sua obra intitulada O Cândido retoma os ideais burgueses, propondo uma discussão sobre o currículo da educação das crianças.
III - ( V) A sua proposta de educação prevê que a criança passe a maior parte do tempo possível afastada da civilização em contato com a natureza. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – V.
	
	B
	V –F– F.
	
	C
	V – F – V.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – V – F.
Nota: 100 – 2ª tentativa
PROTOCOLO: 201611241501574DB752D

Outros materiais