Buscar

AULA 03 FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 03 
A contribuição mais significativa da Filosofia é, sem dúvida, a reflexão e seu compromisso com a alteridade. Portanto, a Filosofia não é um saber distante do mundo da vida, mas uma postura crítica diante dos dilemas que precisamos enfrentar em nossa existência.
A postura reflexiva pertence à Filosofia e influencia a base de todas as ciências porque nos separa do pensamento do senso comum, bem como das explicações científicas já superadas por novos paradigmas.
O que significa “refletir”?
Refletir significa, antes de tudo, organizar o pensamento para o conhecimento. Significa o distanciamento em relação ao objeto a ser investigado para se verificar as próprias condições do ato de conhecer. E, nesse ponto, os pressupostos do próprio pensamento são questionados. Por isso, há uma presença visível e invisível da Filosofia em nossas vidas. A própria ideia de educação do ser humano é construção filosófica.
Podemos pensar que a reflexão nos conduz a algumas ideias: em primeiro lugar, trata-se de um exercício hermenêutico* na tentativa de se compreender as razões ou motivos que fundamentam pensamentos e ações; em segundo lugar, possibilita a redefinição de ideias, assim como outras concepções à luz de novos tempos. Em terceiro lugar, é uma atitude que nos liga ao outro porque somos seres comunicativos, logo, mediados pela linguagem. Não há como existir sem estar no horizonte da alteridade, e a linguagem significa essa proximidade com o outro.
*1. Dir. Interpretação de textos legais para aplicação à particularidade dos casos. 2. Fil. Interpretação das Sagradas Escrituras e de textos filosóficos.
 3. Ling. Interpretação do sentido das palavras e de textos em geral.
 4. Liter. Interpretação de um autor e de sua obra.
 5. Ling. Interpretação dos signos e de sua representação simbólica numa cultura.
Ao ler um texto, por exemplo, devemos observá-lo como parte de um sistema coerente de argumentos, conceitos e proposições do seu autor. Há uma lógica interna dos argumentos que precisa ser descoberta pelo leitor. Seja um texto jornalístico ou algo mais complexo, há sempre uma intencionalidade que precisa ser desvelada.
Para ler um texto ou pensar de maneira reflexiva, devemos buscar, em primeiro lugar, um esforço efetivo para a compreensão da inteligência do texto/pensamento. Usa-se esse método de leitura/investigação para se compreender a lógica interna do texto/pensamento.
E é certo afirmar: se não entendermos essa lógica intrínseca ao texto, não poderemos compreender os argumentos que lá habitam. Por isso, a Filosofia nos ensina a perguntar.
O papel da Filosofia não se reduz a um ensinamento de teorias, mas envolve, antes de tudo, a capacidade de perguntar e avaliar a nossa vida de maneira crítica, as maneiras de ser e agir de nossa época, por exemplo.
Sua vitalidade repousa sobre esse enfrentamento dos problemas concretos da vida humana. Por quê? Porque a educação do pensamento crítico e a cidadania desempenham um papel essencial na organização democrática das sociedades contemporâneas.
No momento em que a Filosofia nos ensina a pensar sobre nossos próprios pensamentos, a provocar as condições de possibilidade de reconhecimento na pessoa do outro, está construindo um dos aspectos mais importantes da cidadania: a percepção de que precisamos lidar com “a diversidade, a diferença, a tolerância e o diálogo”

Continue navegando