Buscar

CASO CONCRETO SEMANA 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 11:
CASO CONCRETO:
1 - Leandro, um policial militar em serviço, ao se deparar com dois elementos suspeitos na iminência de furtar um veículo efetua voz de prisão. Porém, um deles saca uma arma e dispara contra o policial, o qual a fim de repelir a agressão efetua dois disparos, os quais atingem, causando a morte do ladrão. O segundo, diante do flagrante tenta fugir, mas o policial corre atrás dele mandando que pare e diante da recusa de parar, Leandro efetua um disparo em sua perna, causando uma lesão corporal permitindo a sua prisão. Com isto, analisando as duas situações, defina a responsabilidade penal de Leandro. Justifique sua resposta analisando as descriminantes. Justifique sua resposta.
NA PRIMEIRA HIPOTESE, EMBORA O POLICIAL TENHA MATADO UM DOS CRIMINOSOS, ELE AGIU EM LEGITIMA DEFESA REAL EM DEFESA DA SUA PRÓPRIA VIDA, AO REVIDAR A INJUSTA AGRESSÃO.
JÁ NA SEGUNDA O ENUNCIADO NOS TRÁS O USO DE ARMA DE FOGO, COM A INTENSÃO DE PARAR O ELEMENTO EM FUGA, COM O DISPARO NA PERNA DO SEGUNDO CRIMINOSO CAUSANDO SUA PRISÃO. SENDO ASSIM DEVENDO RESPONDER POR LESÃO CORPORAL. PORÉM SABEMOS QUE NA PRÁTICA ELE SERIA INOCENTADO POR ESTA NA PRÁTICA DO DEVER LEGAL.
OBJETIVA:
2- C) CONFIGUROU O CRIME DE TORTURA PREVISTO NIO ART. 1º, § 1º, DA LEI Nº 9.455/1997.
3- D) PODE SER APLICADO À HIPÓTESE O INSTITUTO DE LEGÍTIMA DEFESA PREORDENADA.

Continue navegando