Buscar

Laudo e Parecer

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Perícia Contábil
Laudo e Parecer Contábil
Fábio Bruno da Silva 
*
Ciclo normal da perícia judicial
*
FASE FINAL
assinatura do laudo;
entrega do laudo;
levantamento dos honorários;
esclarecimentos (se requeridos).
*
Laudo Pericial contábil
Conceito
É o produto do trabalho pericial, em que o especialista se pronuncia sobre questões submetidas à sua apreciação.
Considerando que a finalidade do laudo é aproximar o conhecimento da verdade, conclui que a prova pericial contábil é necessária e útil para embasar diversas decisões.
*
O Decreto-Lei nº 9.295/46, na letra “c” do art. 25, determina que o Laudo Pericial Contábil efetuado em matéria contábil somente seja executado por contador habilitado e devidamente registrado em Conselho Regional de Contabilidade;
Laudo Pericial Contábil é uma peça escrita, na qual o perito-contador deve visualizar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam a demanda;
Define esta Norma que o perito-contador deve registrar no Laudo Pericial Contábil os estudos, as pesquisas, as diligências ou as buscas de elementos de provas necessárias para a conclusão dos seus trabalhos;
Elaborado de forma clara, precisa, seqüencial e lógica.
NBCTP01 2015 - LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
*
O laudo deve...
...Ser Completo
Para ser completo o laudo deverá esgotar o assunto objeto de exame pericial. Deverá mencionar as operações realizadas, bem como os fatos e as circunstâncias em que tais operações ocorreram. Informará as diligências feitas, bem como o seu resultado.
Relatará, em breves palavras, como o perito agiu para coletar as provas e como fez para alcançar as convicções técnicas que lhe permitiu redigi-lo. Por fim, deverá emitir uma conclusão técnica que resuma e esclareça o que se desejava saber.
*
...Ser Claro e Funcional
Outra qualidade fundamental é ser inteligível aos leitores. O inteligível ao leitor deve ser integrado com termos técnicos que deem credibilidade ao laudo.
Funcionalidade significa ser apresentada de maneira didática em que os assuntos são tratados em uma sequência lógica, de causa e efeito. 
O laudo deve...
*
...Apresentar Respostas
A terceira qualidade fundamental do Laudo é apresentar respostas a todos as questões ventiladas, seja por meio de quesitos ou constantes nas peças iniciais da perícia. O laudo não pode deixar perguntas sem respostas e dúvidas sem esclarecimentos.
O laudo deve...
*
...Ser Limitado ao Escopo da Perícia
Talvez seja esta a qualidade mais importante do laudo pericial contábil, ou seja, estar circunscrito ao objeto da perícia.
*
...Estar Fundamentado
Por último, não menos importante, deve o profissional fundamentar em provas, tudo que for revelado no laudo. As respostas aos quesitos deverão estar fundadas em registros contábeis e fiscais, em documentos que lhes deem suporte e em cálculos. A ausência de provas documentais mantém o perito ainda na fase de “suspeitas”.
*
...Estar Fundamentado
Quando ocorrer a ausência de elementos com os quais possa comprovar o que ele diz, ou o trabalho de investigação estará incompleto, então, o profissional não estará, ainda, preparado para redigir o seu laudo. Para que as conclusões do perito possam ter credibilidade, isto é, para que o juiz possa reconhecer força persuasiva e força probante no laudo, é necessário que o que estiver relatado seja comprovado.
*
NBCTP01 2015 - ESTRUTURA
O Laudo Pericial Contábil deve conter, no mínimo, os seguintes itens: 
a) identificação do processo e das partes;
b) síntese do objeto da perícia; 
c) resumo dos autos;
d) metodologia adotada para os trabalhos periciais e esclarecimentos;
 
d) relato das diligências realizadas; 
e) transcrição dos quesitos e suas respectivas respostas para o laudo pericial contábil;
*
f) transcrição dos quesitos e suas respectivas respostas para o parecer técnico-contábil, onde houver divergência das respostas formuladas pelo perito do juízo;
g) conclusão;
h) termo de encerramento, constando a relação de anexos e apêndices;
i) assinatura do perito: deve constar sua categoria profissional de contador, seu número de registro em Conselho Regional de Contabilidade, comprovado mediante Certidão de Regularidade Profissional (CRP) e sua função: se laudo, perito do juízo e se parecer, perito-assistente da parte. É permitida a utilização da certificação digital, em consonância com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras - ICP-Brasil;
j) para elaboração de parecer, aplicam-se o disposto nas alíneas acima, no que couber.
*
	O perito deve observar as perguntas efetuadas pelo juízo e/ou pelas partes, no momento próprio dos esclarecimentos, pois tal ato se limita às respostas a quesitos integrantes do laudo ou do parecer e às explicações sobre o conteúdo da lide ou sobre a conclusão.
Quesitos e respostas
*
Apêndices: são documentos elaborados pelo perito contábil; e Anexos são documentos entregues a estes pelas partes e por terceiros, com o intuito de complementar a argumentação ou elementos de prova.
*
Anexos=> podem constituir-se de:
extratos de contas; documentos; pareceres; cópias de matérias em livros, resoluções etc. 
demonstrações de apurações;
inventários;
balanços;
balancetes;
fluxos de caixa;
listagens;
publicações;
certidões;
*
cópias de páginas de Diário, Razão, livros em geral;
declarações;
cópias de comprovantes;
atestados;
análises contábeis;
escrituras;
depoimentos;
prestações de contas;
fotografias;
tabelas de preços;
estatísticas e dados econômicos;
pedidos de compras;
ordens de compras;
*
ordens de fabricação;
fichas cadastrais;
cópias de recolhimentos de tributos;
cópias de carteiras de trabalho;
cópias de registros de pessoal;
cópias de recolhimentos de contribuições sociais;
cópias de relações de rendimentos;
cópias de declarações de Imposto de Renda;
cópias de relações trabalhistas;
cópias de cartas;
cópias de convocações de assembléias;
cópias de atas;
cópias de cotações de bolsas etc.
*
Na resposta deve constar: “conforme anexo nº...”;
Preferivelmente, o número dos anexos deve seguir a seqüência dos quesitos, ou seja, deve ser em numeração crescente; 
Pode-se também classificar: “Quesito nº 1, Anexo nº...” “Quesito nº 2, Anexo nº....” etc. 
Aconselha-se o perito guardar cópia de seu trabalho (para seu controle), os anexos ao laudo também devem fazer parte de seu arquivo;
Alguns peritos costumam dar a seus clientes (quando são peritos assistentes ou da parte) cópia integral do que entregaram à Justiça.
*
Parecer técnico contábil
O parecer técnico é a manifestação escrita do assistente, a respeito de tudo que observou no laudo pericial apresentado pelo perito judicial. Trata-se de importante subsídio que contribui para o correto entendimento de quem vai julgar ou decidir sobre o caso. Por isso, o assistente técnico faz o seu trabalho com base nas observações e provas por ele colhidas durante as diligências de que participou e, obviamente, segundo a visão técnica da parte a quem serve.
*
O parecer técnico pode ser para concordar ou para discordar do laudo apresentado pelo perito contador oficial. Por intermédio do seu parecer, o profissional busca convencer o magistrado a respeito da verdade segundo seu ponto de vista que pode ser:
Parecer pericial Divergente: aplica-se, este nome, para os casos em que suas opiniões são todas discordantes do laudo oficial.
Parecer pericial Parcialmente Divergente: este é o nome apropriado para os casos em que o profissional discorda apenas com algumas partes do laudo oficial.
Parecer pericial Convergente: este é o título ou nome adequado para os casos em que o assistente técnico se manifesta positivamente e confirma tudo que foi revelado pelo perito judicial.
Observações: quando o
perito contador assistente não concordar com as provas apresentadas pelo perito oficial, este deve elaborar e apresentar as suas.
Parecer técnico contábil
*
		
Esclarecimentos sobre laudo e parecer técnico-contábil em audiência
	Esclarecimentos são informações prestadas pelo perito aos pedidos de esclarecimento sobre laudo e parecer, determinados pelas autoridades competentes, por motivos de obscuridade, incompletudes, contradições ou omissões. Os esclarecimentos podem ser prestados de duas maneiras:
a) de forma escrita: os pedidos de esclarecimentos deferidos e apresentados ao perito, no prazo legal, devem ser prestados por escrito; 
b ) de forma oral: os pedidos de esclarecimentos deferidos e apresentados, no prazo legal, ao perito para serem prestados em audiência podem ser de forma oral ou escrita.
*
Esclarecimento
Laudo de Esclarecimento: o laudo de esclarecimento é o meio pelo qual o perito oficial responde às críticas constantes nos pareceres técnicos divergentes ou parcialmente divergentes e/ou responde às críticas apresentadas pelos procuradores das partes.
Em resumo os esclarecimentos podem ser solicitados:
Para desfazer incertezas ou obscuridades;
Para justificar cálculos, citações e termos utilizados no texto do laudo;
Para fundamentar as conclusões apresentadas;
Para complementar as respostas dos quesitos;
Para elucidar o significado de documentos juntados com o laudo ou já constantes nos autos do processo;
Para corrigir – segundo o ponto de vista de quem pede esclarecimentos – o texto ou os cálculos apresentados.
*
Diante da necessidade de prestar esclarecimentos o profissional agirá com total cautela. Mesmo que as críticas sejam injustas a sua pessoa, agirá com serenidade e muita humildade, pois a experiência indica que os cálculos podem estar errados e, caso isto de fato ocorra, deverão ser refeitos e reapresentados. Caso estejam corretos, apenas os confirmará sem nenhum outro comentário inútil à prova técnica.
Caso o juiz entenda, que os assuntos questionados no laudo pericial estão suficientes e claros, poderá negar o pedido de esclarecimento, principalmente nos casos em que for verificado que estes procedimentos tem por objetivo único tumultuar o trâmite normal do processo.
Esclarecimento
*
Na fase do esclarecimento, não pode o perito ser inquirido sobre tema novo, estranho ao laudo já protocolado e nem pode ser conduzido a ampliar o campo da investigação pericial nas peças iniciais do processo (caso haja quesitos suplementares o perito oficial poderá solicitar honorários suplementares).
Esclarecimento
*
Responsabilidade criminal do perito
O perito pode ser responsabilizado pela inveracidade de seu laudo, se comprovado dolo ou má fé, quer em juízo, quer perante os conselhos de contabilidade (Arts. 147 e 424/CPC). Tal responsabilidade envolve:
indenização à parte prejudicada;
inabilitação por dois anos para o exercício de nova perícia;
sansão penal por crime;
Sansões estabelecidas pelo Tribunal de Ética Profissional dos Conselhos de Contabilidade;
*
O perito deve trabalhar com forte dose de cautela;
Não deve precipitar-se; por isso, se o prazo que lhe fixam para realizar o trabalho não é suficiente, deve cogitar a hipótese de prorrogação, ou recusar a tarefa (o que pode fazer);
A pressa é inimiga de um trabalho pericial perfeito;
Ao estimar a extensão do trabalho, o perito deve ter em mente que a tarefa deve executar-se com larga margem de segurança.
*
ÉTICA
*
FOI-SE A ÉPOCA EM QUE DEDICÁVAMOS UMA PARTE DE NOSSA VIDA AO ESTUDO E, DALI EM DIANTE, SÓ O TRABALHO.
QUEM PARA DE ESTUDAR CORRE O SÉRIO RISCO DE SER ATROPELADO PELAS NOVIDADES.
SIMON FRANCO – CAÇADOR DE EXECUTIVOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais