Buscar

AP2 EBC 2014 2 - ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Gabarito da Avaliação Presencial – AP2
Período - 2014/2º (novembro-2014)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
	Boa Prova!!!
Questão 1 ( 3,0 pontos):
Sabendo que antes do lançamento oficial do Plano Bresser o governo determinou alguns aumentos de preços, explique os objetivos perseguidos com esse realinhamento prévio de preços.
Com esse realinhamento de preços, o governo estava querendo alcançar dois objetivos: por um lado, que os preços não fi cassem defasados e que isso viesse a provocar problemas de abastecimento; por outro, queria evitar pressões futuras por novos aumentos de preços desses produtos após o lançamento do plano.
Questão 2 (4,0 pontos):
Marque como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
2.1. ( F ) O fracasso do Plano Cruzado se deveu, pelos menos em parte, às altas taxas de juros que desestimularam o consumo e a produção.
2.2. ( F ) Apesar de ter fracassado no combate à inflação o Plano Cruzado teve como um dos seus aspectos positivos a melhoria na distribuição de renda.
2.3. ( F ) No Plano Collor a reforma monetária contemplou, dentre outras coisas, a troca da moeda cruzado novo (NCz$) pela moeda cruzeiro (Cr$) com o corte de três zeros da moeda antiga, ou seja, NCz$ 1.000,00 = Cr$ 1,00. 
2.4. ( F ) No Plano Verão a reforma monetária contemplou, dentre outras coisas, a troca da moeda cruzado ( Cz$) pela a moeda cruzado novo (NCz$) sem o corte de zeros da moeda antiga, ou seja Cz$ 1,00 = NCz$ 1. 
Questão 3 (3,0 pontos):
Marque como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:
3.1. ( V ) A queda da fecundidade no Brasil deveu-se tanto às inovações tecnológicas como à modernização dos serviços básicos.
3.2. ( V ) Faziam parte do conjunto da herança maldita recebida pelo Governo Lula em 2003 a queda das reservas líquidas internacionais, o aumento do desemprego, o aumento da precarização do emprego e o baixo crescimento do PIB da indústria de transformação, ocorridos no período de 1994 a 2002.
3.3. (V ) No período de 1960 a 2006 houve queda acentuada da mortalidade no Brasil como indicam a queda generalizada da taxa de mortalidade infantil e o aumento da esperança de vida ao nascer no país. 
ATENÇÃO: Suas respostas para essas questões têm que estar necessariamente na “Folha de Resposta” e claramente identificadas pela numeração. Sob nenhuma hipótese respostas nessa folha de perguntas serão consideradas. 
Observações quanto ao gabarito:
A divulgação desse gabarito tem por objetivos: a) apresentar os pontos que deveriam estar presentes no conteúdo das respostas e que servirão de referência para a correção das provas; (b) apresentar uma redação com uma estrutura lógica e coerente para os pontos que deveriam estar presentes nas respostas; (c) seguir exatamente o que está no material didático da disciplina para que o(a) aluno(a) possa localizar a pergunta e a resposta nesse material.
O que está sendo avaliado é o domínio do conteúdo das aulas. O esperado e desejado é que cada aluno(a) construa sua própria redação. Isso significa dizer que as respostas dos alunos, obviamente, não têm que ser idênticas à redação do gabarito, mas o seu conteúdo sim.

Outros materiais