Buscar

AV1_Comunicação Comunitária 2016.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCA0508_AV1_» COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: CAROLINE 
	Professor:
	ANDREA ALMEIDA DE MOURA ESTEVAO
	Turma: 9003/AV
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 16/10/2015 17:26:05 
	�
	 1a Questão (Ref.: 201403098886)
	1a sem.: Poder, grupos de pressão e Meios de Comunicação
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Das formas e ações mais expressivas dos grupos de pressão estudados nesta disciplina, não se aplica:
	
	
	Sabotagem: manejar coisas ou pessoas muito importantes para a vítima.
	
	Boicote: dificultar a vida de alguém ou de alguma empresa com a omissão ou a interrupção das relações sociais ou econômicas, de modo que pareça natural.
	
	Ação indireta: a intenção não é necessariamente clara, é subentendida. Utiliza principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários. Além da manipulação direta, conseguem o controle da opinião pública. A imprensa sobre pressão sobre si mesma e exerce pressão sobre seus destinatários (pressão em cadeia).
	
	Acordo: quando ambas as partes deliberam sobre o assunto em pauta e a parte responsável pela pressão cede aos argumentos do poder oficial ou representativo.
	
	Ação direta: quando a fase de pedido ou ameaça é feita diretamente pelo grupo interessado contra o poder oficial (opressor e oprimido). 
	�
	 2a Questão (Ref.: 201403098734)
	1a sem.: TEMA: Poder, Grupos de Pressão e Meios de Comunicação.
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os grupos de pressão utilizam de ação direta quando a fase de pedido ou ameaça, que é feita diretamente pelo grupo interessado contra o poder oficial (opressor e oprimido); e ação indireta quando a intenção não é necessariamente clara, utilizando principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários. Podemos exemplificar tais grupos, como:
	
	
	Terrorismo, seqüestros e ameaças diplomáticas
	
	Pesquisa de Opinião dirigida e de massa.
	
	Sindicatos (greves), lobbies, seqüestros e pesquisa de opinião dirigida
	
	Associações, Institutos e Empresas Publicas.
	
	Somente lobbies, com ameaças diplomáticas
	�
	 3a Questão (Ref.: 201403098836)
	15a sem.: Projeto Comunitário
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O objetivo do projeto de comunicação comunitária é proporcionar uma atividade de campo, desenvolvendo um projeto de Comunicação Comunitária junto a organizações
	
	
	partidos políticos e defensores de classes sociais
	
	escolas publicas, estaduais, municipais e particulares
	
	comunidades sem fins lucrativos somente
	
	toda liderança de classe comunitária.
	
	da sociedade civil, escolas, comunidades, sindicatos, igrejas e outros grupos relacionados ao movimento social.
	�
	 4a Questão (Ref.: 201403098834)
	13a sem.: Educação para Cidadania
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os meios de comunicação, implementados no contexto das organizações progressistas da sociedade civil, assumem mais claramente um papel educativo, tanto pelo conteúdo de suas mensagens, quanto pelo processo de participação popular que podem arregimentar na produção, no planejamento e na gestão da própria comunicação
	
	
	auxilia na construção e reconstrução valores, contribuir para maior consciência dos direitos humanos fundamentais e dos direitos de cidadania, a compreender melhor o mundo e o funcionamento dos próprios meios de comunicação de massa. 
	
	a consciência da cidadania percorre o entendimento individual, sem recorrer ao aprimoramento do grupo comunitário. 
	
	a participação popular não é algo construído dentro de uma dinâmica de engajamento social mais amplo em prol do desenvolvimento social.
	
	revelam-se assim como espaço de aprendizado das pessoas para o exercício de seus direitos e a não ampliação da cidadania.
	
	o engajamento social não depende da participação comunitária.
	�
	 5a Questão (Ref.: 201403098831)
	13a sem.: Educação para Cidadania
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Peruzzo (2002), os veículos de comunicação produzidos por setores organizados das classes subalternas, ou a elas organicamente ligados, acabam por criar um campo propício para o desenvolvimento da educação para a cidadania. Assinale a opção correta:
	
	
	As relações entre educação e comunicação são conflitantes, não obedecendo nenhum mecanismo entre a integração da cidadania.
	
	As relações entre educação e comunicação se explicitam, pois as pessoas envolvidas com o próprio sistema dos meios de comunicação de massa, não aceitam mudanças.
	
	As relações entre educação e comunicação se explicitam, pois as pessoas envolvidas em tais processos desenvolvem o seu conhecimento e mudam o seu modo de ver e relacionar-se com a sociedade e com o próprio sistema dos meios de comunicação de massa. 
	
	As relações entre educação, comunicação e sociedade favorecem a condição conflitante entre relacionar e ser de fato.
	
	As relações entre educação e comunicação se explicitam, pois as pessoas envolvidas em tais processos desenvolvem o seu conhecimento e não mudam o seu modo de ver e relacionar-se com a sociedade.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201403098833)
	13a sem.: Educação para Cidadania
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A seleção de notícias que o individuo se vê obrigado a fazer na hora de montar o noticiário na rádio comunitária, bem como os demais mecanismos que condicionam o processo de produzir e transmitir mensagens com os quais se depara cotidianamente,  tiram-lhe a ingenuidade sobre as estratégias e as possibilidades de manipulação de mensagens pelos grandes meios de comunicação de massa. Assinale a questão correta: 
	
	
	Ele desconhecendo a dinâmica do mercado publicitário, além da força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc., possibilitando uma produção adequada.
	
	Ele não conhecendo as possibilidades de seleção das mensagens, os conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, a dinâmica do mercado publicitário, desconhecerá a força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc.
	
	Ele passa a conhecer as possibilidades de seleção das mensagens, os conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, a dinâmica do mercado publicitário, além da força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc.
	
	Ele passa não tem como conhecer as possibilidades de seleção das mensagens, os conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, a dinâmica do mercado publicitário, além da força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc.
	
	Ele desconhecendo as possibilidades de seleção das mensagens, seus conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, atenderá adequadamente.
	�
	 7a Questão (Ref.: 201403098788)
	4a sem.: A imprensa Alternativa
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A imprensa alternativa eram jornais dirigidos e elaborados por jornalistas de esquerda, alguns ligados à pequena burguesia, que, cansados do autoritarismo, aspiravam um novo projeto social e preocupavam-se em informar a população sobre temas de interesse nacional numa abordagem crítica. Podemos afirmar que: 
	
	
	a imprensa alternativa foi expressão da média burguesia, dos trabalhadores e da pequena burguesia, defendeu interesses nacionais e populares, portanto, condenava o regime militar.
	
	a imprensa alternativa foi expressão somente da média burguesia, defendeu interesses nacionais e populares, portanto, condenava o regime militar.
	
	a imprensa alternativa defendeu interesses nacionais e populares dos trabalhadores, portanto, condenava o regime militar em alguns casos.
	
	a imprensa alternativa foi expressão dos trabalhadores e da pequena burguesia, defendeu interesses populares, portanto, não condenava o regime militar.
	
	a imprensa alternativafoi expressão da pequena burguesia, defendeu interesses particulares, portanto, condenava o regime militar.
	�
	 8a Questão (Ref.: 201403098786)
	4a sem.: A imprensa Alternativa
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A expressão comunicação alternativa, surgiu para designar tanto a comunicação popular, como para caracterizar o tipo de imprensa não alinhada à linha da mídia tradicional, então sob a batuta da censura do regime militar no Brasil, cuja época em que a maioria dos grandes jornais se alinhava à visão oficial do governo, por opção político- ideológica ou pela coerção, sob a força da censura. Assinale a opção INCORRETA:
	
	
	Os jornalistas não eram perseguidos, pois eram considerados como sendo profissionais liberais aliados ao governo militar. 
	
	Que tal época foi registrado em nossa histórica como período do regime militar.
	
	A censura quase não fiscalizava as notícias jornalísticas dos pequenos jornais, por não apresentar perigo para ideologia governamental da época. 
	
	A comunicação popular surgiu da expressão comunicação alternativa, representada pelos pequenos jornais. 
	
	Os grandes jornais adotaram a política de alinhar interesses do governo vigente para sua sobrevivência. 
	�
	 9a Questão (Ref.: 201403098793)
	5a sem.: Terceiro Setor
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No Terceiro Setor os processos comunicativos, desde os interpessoais e grupais até aqueles que se servem de suportes impressos, eletrônicos e digitais, perpassam as atividades objetivando: (A) mobilizar os segmentos beneficiários da ação; efetivar as mudanças pretendidas; tornando as organizações conhecidas e respeitadas pela integridade de suas ações propostas; e angariar apoios e recursos financeiros; (B) tornar públicas as propostas fundantes da razão de ser da instituição e assim mudar a cultura e solidificar propostas transformadoras da sociedade. (C) instruir e motivar a ação de voluntários; dirimir conflitos internos e externos; prestar contas das atividades desenvolvidas e das conquistas obtidas. (D) efetivar as mudanças pretendidas; tornando as organizações conhecidas e respeitadas pela integridade de suas ações propostas; e angariar apoios e recursos financeiros somente. (E) dirimir conflitos internos e externos; não prestando contas das atividades desenvolvidas e das conquistas obtidas. Assinale a questão correta: 
	
	
	As questões A, C e E estão corretas.
	
	As questões B, C e D estão corretas.
	
	Todas as questões estão corretas.
	
	As questões A, B e C estão corretas.
	
	Somente as questões A e C estão corretas.
	�
	 10a Questão (Ref.: 201403098796)
	5a sem.: Terceiro Setor
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Podemos afirmar que a qualquer cidadão deve ser dada a oportunidade de participar do planejamento e das definições das políticas de produção e difusão de mensagens, de relações públicas, das campanhas, entre outras, pelo menos no âmbito das "comunidades", como estratégia para ampliação progressiva da cidadania, decorrente: 
	
	
	Que os beneficiários dos programas sociais sejam vistos nessa perspectiva e como objetos manipuláveis segundo os interesses dos apoiadores e gestores dessas iniciativas.
	
	Que os beneficiários dos programas sociais sejam vistos nessa perspectiva, segundo os interesses dos gestores dessas iniciativas, que visa lucro.
	
	O beneficiário objetiva os direitos exclusivos da liberdade.
	
	O fundamento esta previsto exclusivamente no direito da igualdade.
	
	Esta se fundamenta na participação ativa da pessoa na condição de sujeito em todos os níveis da vida em sociedade, baseando-se nos princípios de igualdade e liberdade.

Outros materiais