Buscar

AV legislação tributária

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 49299)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Imagine que uma pessoa realize a construção de um prédio de apartamentos para vendê-lo. No entanto, nessa atividade, algumas regras devem ser cumpridas, tal como a altura determinada pela lei municipal, quanto ao número de vagas por automóveis, dentre outras exigências. Por isso que há o poder de polícia para verificar o fiel cumprimento das normas e a fiscalização das atividades. Em relação à taxa do poder de polícia, explique: a) quem poderá instituir a taxa? b) quando a taxa pode ser instituída? c) se há a obrigatoriedade do Estado de instituir uma taxa de poder de polícia.
		
	
Resposta: A) o municipio b) quando houver um fato gerador c) não há obrigatóriedade
	
Gabarito: a) o ente público que tem a atribuição de realizar a atividade fiscalizadora;b) quando a atividade fiscalizadora realmente existir e funcionar;c) não há a obrigatoriedade do estado de instituir a taxa pois é mera faculdade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 235386)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Qual a relação entre a Hipótese de Incidência e Fato Gerador, para a configuração da Obrigação Tributária?
		
	
Resposta: fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente a sua ocorrência e a hipótese de incidência é a ocorrência do fato gerador mais de uma vez.
	
Gabarito: Terá que haver uma previsão legal (hipótese de incidência) e que o sujeito passivo tire esta previsão do abstrato e concretize o que estava previsto na lei (fato gerador). Sem a hipótese de incidência, não haverá o fato gerador.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 238241)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Previsão, lançamento e arrecadação e recolhimento são estágios:
		
	
	da dívida pública
	 
	da receita pública
	
	das aplicações do Tesouro Nacional
	
	da despesa pública
	
	do orçamento público
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 566362)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca do Princípio da Legalidade Tributária, analise as alternativas a seguir e marque a opção correta: I- O Princípio da Legalidade, segundo a CF de 1988 se expressa no sentido de ser vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça. II- Segundo a CF de 1988, podemos afirmar que cuidou o legislador constituinte de estabelecer exceções ao princípio da legalidade, no que tange à fixação da alíquota, nos impostos com caráter notadamente regulatório e extrafiscal, determinando que apenas as alíquotas máxima e mínima fossem previstas em Lei. III- Os Impostos: Imposto de Importação ¿ II, Imposto de Exportação ¿ IE, Imposto sobre produtos industrializados ¿ IPI, Imposto sobre operações financeiras ¿ IOF e o Imposto de Renda são exceções ao Princípio da Legalidade Tributária. IV- De acordo com o Princípio da Legalidade não basta a mera previsão abstrata da instituição ou majoração de um Tributo na Lei, é necessário que todos os elementos necessários a formação da relação jurídico-tributário entre Fisco e contribuinte estejam nela delimitados. V- Em regra a Lei apta a instituir tributo é a LEI ORDINÁRIA, contudo os Tributos: Imposto sobre Grandes Fortunas Art. 153, VII, da CF/88, Empréstimo Compulsório Art. 148 da CF/88, Impostos Residuais da União Art. 154, I da CF/88 e as Contribuições Previdenciárias Novas ou Residuais - Art. 195, § 4º da CF/88 somente podem ser criadas através de Lei Complementar.
		
	
	Somente são erradas as alternativas III e V.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente estão corretas as alternativas III e V.
	 
	São corretas as alternativas I, II IV e V e falsa a alternativa III.
	
	Todas as assertivas estão erradas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 247985)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Obrigação Tributária decorre de Lei, a vontade não interfere no nascimento. Então, as fontes da Obrigação Tributária são: _________ (fonte formal) e ___________(fonte material).
		
	
	Principios e costume
	
	Fato gerador e princípios
	
	Lei e costume
	
	Fato gerador e costumes
	 
	Lei e Fato Gerador
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 229353)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O tributo tem papel importante, pois a sua arrecadação garante a formação de receitas capazes de contribuir para o desenvolvimento do Estado. De acordo com o CTN, é elemento essencial da definição de tributo:
		
	
	d) ser pago com a prestação de serviços
	
	a) ser sanção de ato ilícito
	 
	3) constituir prestação pecuniária compulsória
	
	e) constituir prestação pecuniária alternativa
	
	2) constituir a sua atividade administrativa plenamente discricionária
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 235383)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Artigo 2º da LICCB que trata dos critérios normativos para soluções de antinomias aparentes, que diz quando duas normas forem conflitantes, e do mesmo nível ou escalão, prevalecerá a que foi editada por último. Esta afirmativa está relacionada ao critério:
		
	
	Hierárquico;
	
	Da especialidade;
	 
	Cronológico;
	
	Da discricionariedade;
	
	Todas as alternativas estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 238519)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência. Em relação aos proventos salariais no montante de R$5.000,00 (cinco mil reais ao mês) deve ser arrecado o:
		
	
	ICMS
	 
	IR
	
	IPTU
	
	IPVA
	
	ISS
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 238614)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O lançamento tributário, via de regra, é regido pelo princípio da inalterabilidade, ou seja, uma vez realizado não pode mais sofrer modificação pela autoridade administrativa, conforme o disposto no art. 146, do Código Tributário Nacional. A intenção do legislador, ao invocar o referido princípio, foi garantir:
		
	
	a segurança do Estado.
	 
	a segurança jurídica do contribuinte.
	
	a penalidade do contribuinte.
	
	a autonomia do Estado.
	
	a facultatividade do contribuinte.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 17662)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Através de ação executiva, o Estado busca receber os créditos tributários não pagos. O título executivo que lastreia a propositura da competente ação de execução fiscal denomina-se:
		
	 
	Certidão de dívida ativa.
	
	Nota cambial.
	
	Certidão negativa.
	
	Sentença.
	
	Certidão positiva.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando