Buscar

exercicios psico experimental cap 3 e 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que são comportamentos operantes e qual sua importância?
Classificamos como operante aquele comportamento que produz consequências (modificações no ambiente) e é afetado por elas. Entender o comportamento operante é fundamental para compreendermos como aprendemos nossas habilidades e nossos conhecimentos, ou seja, falar, ler, escrever, raciocinar, abstrair, etc.), e até mesmo como aprendemos a ser quem somos, a ter nossa personalidade.
O que é um reforço?
O reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer.
Defina em que consiste a contingencia de 3 termos. 
O estímulo antecedente, resposta e consequências. 
Ou seja: o estímulo antecedente, que estabelece ocasião para a resposta que por sua vez produzirá consequências. A maior parte dos comportamentos dos seres humanos podem ser descritos como comportamentos operantes. Se há a introdução de uma nova consequência, há mudança na resposta. Ou, ao contrário, se há a retirada de uma determinada consequência, há a probabilidade de que a pessoa não apresente mais a mesma resposta. Por exemplo, um casal de namorados se ama muito. Um belo dia, por uma série de motivos, ela termina com ele. No começo, com a ausência dela (estímulo antecedente), ele liga (resposta) para ela (que o atendia quando namoravam). Como eles terminaram, ela não mais atende suas ligações. O que acontece? Ele passa a ter, aos poucos, um novo comportamento – o de não ligar para ela.
Qual a diferença entre o reforçador natural e o arbitrário? Dê um exemplo de cada reforçador.
Podemos considerar todo reforçador social como arbitrário. 
A criança pode até gostar de ir à escola, mas ela gosta muito mais da hora do recreio e de brincar com os amigos do que de ter que aprender cálculos matemáticos e regras gramaticais. A prática de se “presentear” os bons alunos com estrelas, pontos, ou coisa parecida funciona porque isto serve como um incentivo (nos termos da análise do comportamento, serve como um reforçador arbitrário).
Os reforçadores naturais são aqueles advindos das relações mecânicas e químicas com o ambiente não social.
Este reforço acaba fazendo com que a criança continue estudando e se sinta estimulada. No entanto, no “mundo real”, ela não vai ganhar sempre estrela e o pai não terá dinheiro infinito para presenteá-la após todo bom comportamento. É por isso que é necessário que a criança, ao estudar, fique sob controle dos reforçadores naturais deste comportamento.
O que é modelagem de comportamento? Dê exemplos.
A modelagem se dá quando uma resposta específica é alcançada com aproximações sucessivas à respostas almejadas. Essas aproximações são semelhantes, embora menos específicas, à resposta final, de modo que ao longo do tempo possibilitam ao organismo atingir aquela resposta última, através do reforçamento positivos daquelas respostas iniciais. Por meio desse processo que ocorre ao longo de um determinado tempo, o novo operante é produzido e inserido no repertório comportamental do organismo.Como exemplo de modelagem, temos a aprendizagem de um instrumento musical, o violão. Inicialmente, o professor exige e reforça resposta simples e um pouco erradas, para posteriormente, ao longo do tempo, passar a não reforçar tais respostas, incidindo o reforço apenas nas respostas desejadas, mais específicas e complexas. Do mesmo modo, se dá a aprendizagem da escrita de uma língua, seja ela materna ou estrangeira, assim como a aprendizagem de um esporte, como o futebol.
Além de aumentar a frequência de uma resposta, que outros efeitos o reforço possui?
Além de aumentar a frequência de um comportamento reforçado, o reforço (ou a consequência reforçadora) tem dois outros efeitos sobre o comportamento dos organismos. Uma delas é a diminuição da frequência de outros comportamentos diferentes do comportamento reforçado. Se, por exemplo, você está em um bar, olhando as pessoas que por lá passam, bebendo, comendo e falando sobre um determinado assunto, e alguém começa a prestar muita atenção no que você está falando, é provável que você coma menos, beba menos, observe menos o movimento no bar e passe mais tempo conversando.
Defina: extinção operante e resistência a extinção.
O procedimento de Extinção Operante consiste na suspensão do reforçamento de uma resposta na mesma situação em que ela era reforçada anteriormente. A resistência à extinção também é afetada pela extensão do condicionamento. Em igualdade de condições, a extinção de uma resposta que foi estabelecida com mais tentativas de condicionamento respondente, demora mais do que a extinção de uma resposta que tenha sido estabelecida em menos tentativas.
Que fatores influenciam a resistência a extinção?
A resistência à extinção das respostas operantes também varia conforme a extensão do condicionamento. Uma resposta operante que foi emitida e reforçada várias vezes, quando deixar de ser reforçada, diminuirá em frequência mais lentamente do que uma resposta que somente foi emitida e reforçada algumas vezes.
Além de fazer com que o comportamento retorne ao nível operante que outros efeitos a extinção produz? 
A variabilidade comportamental é, portanto um dos “subprodutos” da aplicação do procedimento de extinção.
Outro subproduto é o surgimento de respostas emocionais. É interessante notar que a retirada do reforço, depois do organismo ter uma história de reforçamento para uma resposta, produz respostas que podem ser descritas em linguagem comum como "hostis" ou "emocionais".

Continue navegando