Buscar

avaliando aulas 1-10

Prévia do material em texto

"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:
		
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	 
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	 
	Estado metafísico, teológico e moderno
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202454367)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 13)       Saiba  (1)
	
	O Regime Militar que, em 1964, instalou-se no Brasil, foi marcado pela preocupação em manter a ordem nacional e combater os conflitos resultantes dos embates sociais. Tal discurso ressalta uma característica própria do pensamento:
		
	
	Cartesiano
	 
	Marxista
	
	Hobbesiano
	
	Weberiano
	 
	Positivista
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202226195)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 13)       Saiba  (1)
	
	O Estado de Natureza, idealizado por Thomas Hobbes, como sendo um espaço social hipotético onde não existe um poder comum a todos os homens, pode ser enquadrado na teoria dos três Estados de Augusto Conte como sendo uma expressão do:
		
	 
	O Estado Metafísico.
	 
	O Estado Positivo.
	
	O Estado Místico.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	O Estado Teológico.
	
	
	
	
	
	
	
	Dentro de sua proposta de estudar o homem e seu comportamento social, a antropologia se vale de princípios orientadores. Um deles, o evolucionismo social, dividiu a evolução do homem em estágios e foram criaram etapas para referenciar essa evolução. Diante do exposto, marque a alternativa que contempla os três estágios da evolução humana segundo os evolucionistas sociais:
		
	
	Paleozóico, neolítico, pré historico
	
	Cenozóico, Mesozóico, Pré cambriano
	
	Idade antiga, idade média, idade moderna
	 
	Selvageria, barbárie, civilização
	 
	Neolítico, mesozóico, paleolítico
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202196917)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 13)       Saiba  (1)
	
	O contexto do surgimento da sociologia perpassa por vários acontecimentos históricos ao longo do tempo. As mudanças implantadas na sociedade provocaram profundas alterações nos comportamentos, nas maneiras de pensar e na percepção do indivíduo acerca do seu papel social. Em relação a esses acontecimentos, podemos afirmar que são considerados determinantes, entre outros:
		
	
	As revoluções Inglesa e Industrial
	 
	As revoluções Industrial e Francesa
	 
	A revolução Francesa
	
	A Revolução Russa
	
	As revoluções Inglesa e Francesa
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202213605)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 13)       Saiba  (1)
	
	"A transposição dos conceitos físicos e biológicos para o estudo das sociedades e do comportamento humano promoveu desvios interpretativos graves, que acabaram por prestar uma garantia de cientificismo a ações guiadas por preconceito e interesses oarticulares. Um desses desvios ocorreu com o conceito de espécie em Darwin para o estudo das diferentes sociedades e etnias" (COSTA, C. 2005) Considerando uma perspectiva crítica acerca do darwinismo social, marque a única afirmativa INCORRETA:
		
	
	A conquista, a dominação e a transformação da África e da Ásia pela Europa revestiram-se de aparência humanitária que ocultava a violência da ação colonizadora, e a transformava em "missão civilizadora".
	 
	Inspirados nas concepções evolucionistas, os cientistas sociais entendiam que as sociedades mais simples deveriam evoluir em direção ao progresso até atingir o estágio mais avançado semelhante à sociedade europeia.
	
	O darwinismo social, além de justificar o colonialismo da Europa no resto do mundo, refletia o grande otimismo com que o progresso material da industrialização era percebido pelo europeu.
	 
	A necessidade de abastecer e buscar matérias-primas em regiões cada vez mais distantes levou à invenção e popularização do trem e do navio a vapor.
	
	A aplicação leviana do conceito de espécie à análise da sociedade serviu, no século XIX, como justificativa para ação política e econômica de dominação da Europa sobre a África e Ásia.
	
	
	
	
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo apresenta um efeito da Revolução Industrial, quando do surgimento da Sociologia?
		
	
	Ocorreu o aumento das áreas rurais devido à saída da população das cidades.
	 
	Tornou possível a aproximação amigável entre as classes burguesas e operárias.
	 
	Favoreceu o surgimento de ideologias que defendiam os trabalhadores, devido à má condição de trabalho dos mesmos.
	
	Houve o aumento do uso de máquinas, causando uma drástica redução na produção.
	
	Foi o marco para o início da Sociedade Feudal.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Continue navegando