Buscar

EXERCICIO AULA 2 PRATICAS DE RH

Prévia do material em texto

Disciplina: GST1071 - PRÁTICAS.RH 
	Período Acad.: 2016.3 EAD (GT) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Para o desenvolvimento das atividades de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), as empresas precisam contar com profissionais responsáveis pelas as atividades. São VERDADEIRAS as alternativas: I - Analista de Treinamento é um profissional que deve possuir, entre outras, as seguintes competências: planejamento, organização, empatia, flexibilidade, conhecimento do negócio da empresa, conhecimento dos objetivos do treinamento, foco em resultados, etc. II Instrutor de Treinamento é um profissional capacitado, contratado externamente, que não deve possuir, entre outras, as seguintes competências: conhecimento técnico específico, habilidade e criatividade na apresentação dos temas e capacidade de observação. III - A Analista de Treinamento é uma profissional que deve possuir, apenas, as seguintes competências: organização, ética, conhecimento do negócio da empresa, conhecimento dos objetivos do treinamento, foco em resultados, etc. IV - Instrutor de Treinamento é um profissional capacitado, escolhido internamente ou contratado externamente, que deve possuir, entre outras, as seguintes competências: ética, conhecimento técnico específico, habilidade e criatividade na apresentação dos temas, capacidade de observação e de avaliação de treinandos, etc.
	
	
	
	
	
	III e IV
	
	 
	I e II
	
	 
	I e IV
	
	
	II, IV
	
	
	II e III
	
	
	
		2.
		Em relação ao Subsistema de Desenvolvimento do RH o mesmo tem como finalidade promover ações de capacitação, preparação e desenvolvimento dos RHs e das organizações. É VERDADEIRO afirmar:
	
	
	
	
	 
	Desenvolvimento de Recursos Humanos é um processo educacional amplo que tem por objetivo o crescimento e o desenvolvimento profissional de um funcionário, capacitando-o para uma carreira, em uma determinada empresa.
	
	
	Desenvolvimento de Recursos Humanos é um processo pelo qual as pessoas adquirem conhecimento a respeito do seu meio ambiente e de suas relações ao longo de suas vidas.
	
	 
	Desenvolvimento Organizacional é um processo que não busca identificar as reais necessidades de treinamento e desenvolvimento, a fim de que se possam tomar as decisões mais importantes para alcançar as metas organizacionais.
	
	
	Treinamento é um processo que não tem a finalidade de desenvolver Conhecimentos, Habilidades, dos empregados, visando atingir os objetivos organizacionais.
	
	
	Desenvolvimento Organizacional é um processo constante de mudança, de renovação organizacional, de busca de adaptação das empresas às demandas do mercado no qual atua, somente visando alcançar seus resultados.
	
	
	
		3.
		Acerca de outros aspectos que influenciam a aprendizagem pode-se dizer que são verdadeiras, as alternativas: I) Motivação do aprendiz: é fundamental para garantir o interesse e a persistência do aprendiz. Pode-se oferecer ao aprendiz toda sorte de conteúdos, mas se ele não tiver interesse e motivação, dificilmente aprenderá alguma coisa. II) A fadiga geralmente resulta quando a aprendizagem requer esforço físico ou mental prolongado e sem pausas para descanso. A monotonia resulta geralmente de sessões mal-preparadas ou muito extensas, ainda que interessantes. III) Volume do material de treinamento: deve ser programado de acordo com os diferentes tipos de treinamento a fim de manter a dosagem adequada a cada aprendiz. IV) Do ponto de vista do aprendiz: existem três fatores que determinam seu progresso na aprendizagem: qualidade, familiaridade e significância do material a aprender.
	
	
	
	
	 
	I,II,III e IV
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, II e III
	
	 
	III, IV apenas.
	
	
	
		4.
		É CORRETO afirmar, No que tange ao conceito da importância dos Períodos de descanso durante o treinamento.
	
	
	
	
	
	Na aprendizagem de habilidades mentais, os períodos de descanso permitem o relaxamento dos músculos e dos nervos. Na aprendizagem de material exige maior atenção concentrada.
	
	 
	Na aprendizagem de habilidades físicas e mentais os períodos de descanso permitem o relaxamento exige atenção concentrada, os intervalos de descanso removem as tensões que bloqueiam mentalmente a aprendizagem.
	
	
	Na aprendizagem de habilidades físicas, os períodos de descanso permitem o somente o relaxamento dos nervos. Na aprendizagem de material exige maior atenção concentrada.
	
	
	Na aprendizagem de habilidades físicas e mentais, os períodos de descanso permitem somente o relaxamento dos músculos. Na aprendizagem de material exige maior atenção concentrada.
	
	 
	Na aprendizagem de habilidades físicas, os períodos de descanso permitem o relaxamento dos músculos e dos nervos. Na aprendizagem de material complicado que exige atenção concentrada, os intervalos de descanso removem as tensões que bloqueiam mentalmente a aprendizagem.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O Subsistema de Desenvolvimento de Recursos Humanos tem como finalidade promover ações. Baseado nesta afirmativa, assinale dentre a alternativa de resposta que indica, corretamente, quais são estas ações referenciadas pelo enunciado da questão
	
	
	
	
	 
	O conjunto das alternativas de resposta, atende - plenamente - ao enunciado capacitação.
	
	
	Capacitação para o exercício do cargo
	
	
	Desenvolvimento da organização
	
	
	Preparação do Indivíduo para ocupação de posições futuras
	
	
	Integração do sujeito à filosofia da empresa e ao trabalho em equipe
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Pode-se dizer que são verdadeiras as alternativas que constitui a educação profissional: I - Formação profissional é a educação ofertada pelas escolas e empresas, com o objetivo de formar uma pessoa para determinadas atividades profissionais. II - Treinamento é focado no cargo atual, visando capacitar o funcionário no que se refere a Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), visando ao aperfeiçoamento do desempenho de suas atribuições. III - Desenvolvimento profissional é um processo educacional que visa ao crescimento e ao desenvolvimento profissional de um funcionário, com o objetivo de capacitá-lo no decorrer de sua carreira na empresa.
	
	
	
	
	
	II e III apenas
	
	
	I e II
	
	 
	I, II e III
	
	
	I apenas
	
	
	I e III
	
	
	
		7.
		Chiavenato (2009) afirma que a Aprendizagem é um processo complexo e, tende a sofrer inúmeras influências favoráveis e/ou desfavoráveis. E, uma destas condições é chamada por ele de Lei do Estímulo. Baseado nesta afirmativa, assinale a alternativa que, corretamente, conceitua esta Lei mencionada no enunciado da questão
	
	
	
	
	 
	Os estímulos, incentivos ou recompensas são importantes na aprendizagem. [...] Se a recompensa é grande, a aprendizagem tende a ser mais rápida e efetiva, mas se a recompensa é pequena, ela não consegue atrair e reter a atenção da pessoa.[...]
	
	
	Quase sempre, aprender algo novo significa esquecer algo velho. [...] São necessárias três condições para que essa substituição possa ocorrer: operação diferente, tempo e novo ambiente.  Essas três condições deverão ser aliadas a recompensas maiores para levar a pessoa a desaprender coisas velhas e a adquirir novas. [...]
	
	
	O espaço de tempoentre a aprendizagem e o desempenho é muito importante. [...] Para aprender e manter o novo comportamento, a pessoa precisa exercitá-lo com frequência e constância para haver  recentidade entre o aprendido e o efetivo desempenho.
	
	
	A intensidade dos exercícios e das práticas determina a aprendizagem. [...] Mas se a intensidade da prática for pequena, ou se a aprendizagem for muito superficial e rápida, a pessoa não conseguirá reter aquilo que aprender
	
	
	A aprendizagem é afetada pelo esforço exigido para produzir a resposta. [...] Se uma pessoa deve aprender tarefas complexas, o processo de aprendizagem deve começar pelos aspectos mais simples, mais imediatos e mais concretos e, paulatinamente, caminhar para os aspectos mais complexos, mediatos e abstratos.[...]
	
	
	
		8.
		No que tange ao conceito de treinamento. É CORRETO afirmar:
	
	
	
	
	 
	Treinamento é um processo que tem a finalidade de desenvolver Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos empregados, visando atingir os objetivos organizacionais.
	
	
	Treinamento é um processo educacional constante de mudança, de renovação organizacional, de busca de adaptação dos empregados e fornecedores, visando atingir os objetivos organizacionais.
	
	 
	Treinamento é um processo pelo qual as pessoas não adquirem conhecimento, visando atingir os objetivos organizacionais.
	
	
	Treinamento é um processo de aprendizagem educacional amplo para aprender e manter o novo comportamento dos empregados, visando atingir os objetivos organizacionais.
	
	
	Treinamento é um processo educacional amplo que não tem por objetivo o crescimento e o desenvolvimento profissional dos empregados, visando atingir os objetivos organizacionais.

Continue navegando