Buscar

Avaliação Substitucional

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301804213)
	2a sem.: TRABALHO COMO PRÁXIS: QUANDO O HOMEM SE FAZ HOMEM
	Pontos:0,8 / 0,8
	O modelo de produção caracterizado pela produção em massa em grandes empresas, cujo processo produtivo estrutura-se com base na linha de montagem, é conhecido como:
		
	
	teletransporte.
	
	liberalismo.
	
	toyotismo.
	
	fordismo.
	
	mundialização.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201301804240)
	5a sem.: ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA E TRABALHO
	Pontos:0,8 / 0,8
	O sistema colonial que tinha como base o monopólio comercial das metrópoles sobre as colônias atendia aos interesses do estado absolutista européia, estava assentado sobre as bases do:
		
	
	Capitalismo.
	
	Mercantilismo.
	
	Liberalismo.
	
	Absolutismo
	
	Feudalismo.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201301815538)
	5a sem.: Relações Sociais e Serviço Social
	Pontos:0,0 / 0,8
	Analise as afirmativas abaixo, identifique se estão certas ou erradas e indique a alternativa correspondente: 1 - A pobreza estrutural pode ser entendida como um fenômeno que está enraizado no modelo econômico; 2 - A pobreza conjuntural diz respeito às políticas corretivas e compensatórias; 3- As políticas de atendimento voltadas para a pobreza estrutural, devem recompor a capacidade de auto sustentação das pessoas e não substituí-las, tornando-as dispensáveis quando superada a emergência;
		
	
	Certa - certa - errada.
	
	Certa - errada - errada.
	
	Certa - certa - certa. 
	
	Errada - errada - errada.
	
	Errada - certa - errada.
	
	
	4a Questão (Ref.: 201301815487)
	10a sem.: Instrumentalidade do Serviço Social
	Pontos:0,8 / 0,8
	A instrumentalidade no âmbito do Serviço Social está relacionada à :
		
	
	Condução estrita dos instrumentais utilizados pelo Assistente Social em seu ambiente de trabalho. 
	
	Resposta profissional que pode assumir ou não natureza manipulatória. 
	
	Negação da importância técnico-instrumental no trabalho do Assistente Social.
	
	Valorização da autonomização da dimensão técnico-instrumental no trabalho do Assistente Social.
	
	Capacidade técnica do profissional na escolha e manuseio dos instrumentais técnico-operativos da profissão. 
	
	
	5a Questão (Ref.: 201301804296)
	6a sem.: O PROCESSO DE ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DO CAPITAL
	Pontos:0,8 / 0,8
	O conceito de práxis pode ser sintetizado como trabalho humano, concreto, produtivo. Indique qual opção expressaria o trabalho enquanto práxis: I - Torneiro mecânico, esmerilhador, polidor. II - Médico, músico, assistente social. III - Engenheiro, soldador e porteiro de bar. Está ( ão ) correta ( s )
		
	
	apenas II e III .
	
	I, II e III.
	
	apenas III.
	
	apenas II .
	
	Todas as alternativas.
	
	
	6a Questão (Ref.: 201301804297)
	7a sem.: O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO
	DESCARTADA
	Na obra Ideologia Alemã, Marx e Engels definem a relação entre os homens e o modo de produção da seguinte forma: A forma pela qual os homens produzem seus meios de vida depende sobretudo da natureza dos meios de vida já encontrados e que eles precisam reproduzir. [...] O que os indivíduos são, por conseguinte, depende das condições materiais de sua produção (MARX & ENGELS, 2005). De acordo com esta definição, podemos afirmar que: I. Trabalho não implica apenas reprodução física do homem, mas, também, e principalmente, o seu modo de vida: sua organização cultural, política, econômica e social. II.O que trabalho implica apenas na produção do o que homem precisa para se ajustar as determinações e limites impostos pela sociedade. III.As transformações da natureza resultam de organização provocada pela divisão social do trabalho. IV. Não é a consciência que forma o ser social, mas o ser social que forma a consciência. Estão CORRETAS:
		
	
	apenas I e II.
	
	I e IV.
	
	apenas II e III.
	
	apenas I, II e IV.
	
	apenas I, III e IV.
	
	
	7a Questão (Ref.: 201301804234)
	3a sem.: DIVISÃO DO TRABALHO E RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO.
	Pontos:0,8 / 0,8
	A noção de que nossas próprias habilidades, enquanto seres humanos, são assumidas por outras entidades. O termo foi originalmente empregado por Marx, em referência à projeção dos poderes humanos sobre os deuses. Mais tarde, ele empregou o termo para se referir à perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados de seu trabalho. O texto refere-se CORRETAMENTE ao conceito de:
		
	
	Magia.
	
	Reificação.
	
	Ideologia.
	
	Alienação
	
	Anomia.
	
	
	8a Questão (Ref.: 201301804306)
	5a sem.: CAPITALISMO MONOPOLISTA NO MUNDO GLOBALIZADO
	Pontos:0,8 / 0,8
	No contexto da lógica capitalista, considerando a teoria marxista, como é entendida a chamada ALIENAÇÃO?
		
	
Resposta: A Alienação é entendida como um processo de pelo qual o trabalhador passa, quando não consegue perceber a sua participação no processo produtivo. Com o inicio do capitalismo e a sua ascenção, os trabalhares deixaram de se reconhecerem nos seus trabalhos, um exemplo disso é visto no filme Tempos Modernos, com Chales Chaplim que ao sair da fabrica na qual trabalha tenta apertar os botões da roupa de uma moça que esta passando na rua.
	
Gabarito: R: A produção pelos homens de sua própria desumanidade através da exploração de uma classe pela outra.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201301878486)
	3a sem.: ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DO CAPITAL
	Pontos:0,0 / 0,8
	Quando se tem muitos peixes e não se sabe fazer cestos, estes se tornam tão valiosos quanto as toneladas de peixes. O que existe de igual nesta troca? Marque V(verdadeira) ou F(falsa) (justifique suas respostas): ( ) Os peixes e os cestos resultaram de trabalho. ( ) Os peixes são oriundos de comunidade de pescadores e os cestos de um grupo de artesãos, mas o trabalho deles se tornou equivalente na troca. ( ) Os peixes e a produção dos cestos resultaram da exploração da forças de trabalho. ( ) É com base nesta dimensão dupla da mercadoria que podemos entender segundo Marx a origem da forma dinheiro como valor, ou seja, quando várias mercadorias são trocadas por uma só ¿ o dinheiro. A sequência correta é:
		
	
	V - V - F - F
	
	V - V - V - F
	
	V- V- V- V
	
	F - F - V- V
	
	V- V - F - V
	
	
	10a Questão (Ref.: 201301804304)
	6a sem.: O PROCESSO DE ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DO CAPITAL
	Pontos:0,8 / 0,8
	Com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de novos métodos de cultivo do solo, ocorreu uma expansão gradual das atividades agrícolas, pois o homem acabou por produzir mais do que precisava para sobreviver. As atividades passaram a ser mais divididas. Qual o fato importante que se desenvolve a partir dessa divisão?
		
	
Resposta: Apartir dessa divisão o homem deixa de produzir para apenas aquele momento e passa a produzir excedentes que seram trocados, com outras pessoas, como no exemplo citado na aula online, uma pessoa que tem peixes, e não sabe fazer cestos, se a pessoa que sabe fazer cestos quiser o seu trabalho pode ser trocado, criando assim, um conceito primitivo do valor de troca.
	
Gabarito: R: Tem início o processo de especialização do homem, ou seja, passam a surgir artesãos, na produção artesanal entre outros.
	
	
	11a Questão (Ref.: 201301878615)
	5a sem.: O MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO
	Pontos:0,8 / 0,8
	Fordismo tem origem no nome de Henry Ford. Deve ser compreendido não apenas a partir da aplicação que Henry Ford faz na sua empresa, a Ford Motor Company, do ¿Princípio da Administração Científica¿ proposto por:
		
	
	Taylor.
	
	Karl Marx.
	
	Durkheim.
	
	Comte.
	
	Max Weber.

Continue navegando