Buscar

AV2 DE ÉTICA NA SAÚDE

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0083_AV2_201602815071 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Nota da Prova: 4,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 03/12/2016 09:48:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201602944241)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Joana vive no período medieval. Nesta época há uma profunda fragmentação econômica e política, devido ao surgimento de duas classes que marcam o regime feudal: dos senhores feudais, donos absolutos de terras ou feudos, e dos camponeses e servos, os quais eram vendidos e comprados com as terras às quais pertenciam e que não podiam abandonar. Joana é uma serva e foi vendida a um senhor que é casado. Ela serve à sua esposa. Ela freqüenta a igreja junto com sua senhora e seu senhor e sabe que a igreja é que comanda a política. A religião garante certa unidade social, pois a política depende da Igreja exercendo um forte poder espiritual e centralizando integralmente a vida intelectual. Sob essas circunstâncias, a moral concreta, efetiva, e a ética "como doutrina moral" estão impregnadas de um conteúdo religioso que encontramos em todas as manifestações da vida medieval. Isso significa que:
		
	 
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma heteronomia ética (héteros, em grego, significando outro, diferente), ou teonomia, que encontra em Deus (théos, em grego) os princípios da vida moral.
	
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma autonomia ética (autos em grego, significando eu), ou "penso, logo existo", onde a crença está no homem e em seus pensamentos.
	 
	Joana é obrigada a freqüentar a igreja por seus patrões, pois ela é serva deles.
	
	A vida nos feudos não era atrelada à religião e à política.
	
	Joana, apesar de freqüentar a igreja, não acredita em Deus, mesmo que a ética imponha isso.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602982604)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As bases da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, em função das práticas nazistas e das experiências com seres humanos. A partir daí há um fortalecimento da idéia de que:
		
	
	O progresso depende de experiências independente dos efeitos para o homem.
	 
	A ciência é feita pelo homem e pode desconsiderá-lo enquanto indivíduo.
	
	As formas de progresso justificam agressões ao homem.
	
	Em nome da ciência justificam-se os meios e os fins para o progresso.
	 
	A ciência não pode ser mais importante que o homem.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603129825)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 1964, foi criado pela Associação Médica Mundial, um documento conhecido pelo nome de Declaração de Helsinque. Na parte referente à pesquisa clínica combinada com o cuidado profissional, o documento aborda a possibilidade da aplicação de meios extraordinários de tratamento (pesquisas experimentais) desde que:
		
	 
	Previamente consentidos e que a pesquisa traga perspectiva de reversão da patologia para o próprio paciente submetido ao procedimento experimental.
	 
	Os sujeitos da pesquisa assinem termos de responsabilidade nos quais demonstram estar conscientes dos riscos e eximem o pesquisador de qualquer ocorrência.
	
	Haja remuneração aos sujeitos da pesquisa para que possam assegurar que suas famílias sejam protegidas caso algo negativo ocorra.
	
	A pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento da ciência e para o progresso dos conhecimentos na área.
	
	Assegurem que não haverá riscos envolvidos para que o cientista e sua equipe.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602982631)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O princípio que afirma que qualquer coleta de tecidos ou órgãos tem de passar pelo consentimento do doador, denomina-se:
		
	
	Princípio da percepção
	 
	Princípio da autonomia
	
	Princípio do entorpecimento
	
	Princípio da verdade
	
	Princípio da confiabilidade
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603694427)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quanto às alternativas de manipulação genética e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana, elas trazem questões éticas conforme abaixo, exceto:
		
	
	Essas tecnologias implicam em novos modos de organização da família.
	
	É importante que haja ética envolvida no que diz respeito a guarda/arquivo de materiais genéticos.
	
	Estas tecnologias vêm associadas a novos instrumentos de diagnóstico e tratamento e, por isso, implicam em princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde que, normalmente são escassos e caros
	 
	A baixa educação e a pobreza são os maiores riscos éticos para a manipulação genética, fertilização e reprodução humana.
	 
	Uma coisa é o avanço tecnológico, mas outra coisa é o uso que se faz dele.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603076761)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na Holanda, um médico optou por um tipo de eutanásia em que injeta-se um coquetel letal de medicamentos no indivíduo que leva ao óbito em poucos segundos. Esse tipo de eutanásia denomina-se:
		
	
	Eutanásia passiva
	
	Eutanásia de duplo efeito
	
	Distanásia ativa
	 
	Eutanásia ativa
	
	Distanásia passiva
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602947180)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Maurício está internado para fazer uma cirurgia há oito dias e até agora a cirurgia não foi realizada por falta de sangue. Sua família fez uma campanha de doação de sangue. O sangue pode ser dividido em seus múltiplos componentes atendendo a inúmeros pacientes com necessidades específicas. No âmbito da alocação de recursos da ética o sangue é:
		
	 
	um recurso divisível heterogêneo
	
	um recurso divisível homogêneo
	
	um recurso indivisível
	
	um recurso farto
	 
	um recurso escasso
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603590425)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na área da saúde pode-se afirmar acerca do trabalho em equipe: I - A base e o principal fundamento de uma atuação em equipe estão na colaboração de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas. II - As diferenças das especializações precisam encontrar cada vez mais divergências que possibilitem uma atuação individualizada dos profissionais de saúde. III - Identificar a possibilidade das convergências para atuação em saúde é uma tarefa que se inicia pelo próprio conceito que caracteriza a tipologia da atuação da equipe. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II e III
	
	II
	
	I, II e III
	 
	I e III
	
	I e II
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603076803)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Bruna é uma criança que depende de uma cânula de traqueostomia para respirar. Ela se encaixa em um dos padrões para caracterização de:
		
	 
	Risco ético
	 
	CRIANES
	
	Maus tratos
	
	Risco materno
	
	Abuso infantil
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603589910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os profissionais de saúde submetem-se em sua atividade a tensões psicológicas provenientes do contato permanente com a dor alheia, tensões relativas ao seu desempenho que pode representar a diferença entre a vida e a morte de pessoas. Dessa forma, em relação à humanização do ambiente hospitalar, torna-se necessário à consciência de que um trabalho bem sucedido depende:
		
	
	Apenas da qualidade interacional entre profissional e paciente.
	
	Da educação continuada.
	
	Da capacitação dos profissionais envolvidos.
	
	Da gestão hospitalar.
	 
	Da qualidade técnica do profissional e da qualidade interacional entre profissional e paciente.

Continue navegando