Buscar

Relatório de Quimica (Impurezas)

Prévia do material em texto

CURSO: ENGENHARIA CIVIL
TURMA: 0513
ACADÊMICO: MARCO ABREU
AVALIAÇÃO DO TEOR DE IMPUREZAS ORGÂNICAS EM AGREGADO MIÚDO
Relatório apresentado ao Professor José Geraldo Silva como requisito parcial para obtenção de nota para G2, na Disciplina de Química Geral I do curso de Engenharia de Civil do CEULP/ULBRA. 
PALMAS - TO
2016
INTRODUÇÃO
O ensaio foi realizado no laboratório de Materiais e Estruturas, do Centro Universitário Luterano de Palmas, no dia 28 de setembro de 2016, no período noturno, sob a supervisão do Técnico Responsável pelos laboratórios, Miller Pereira Almeida. 
Os agregados utilizados para a confecção do concreto devem ser compostos pelo mínimo de impurezas possível, sendo grãos duros, resistentes e limpos, sem substâncias que possam interferir na resistência, hidratação e endurecimento do cimento, assim como a proteção da armadura contra a corrosão, e a durabilidade do concreto. 
OBJETIVOS
Este ensaio adota para a sua execução como base, a norma NBR NM-
49/2001, da ABNT. Tendo como objetivo determinar o teor de impurezas orgânicas em agregados miúdos, permitindo assim maior aprendizado e entendimento do passo a passo dos processos e equipamentos utilizados nos laboratórios. 
METODOLOGIA 
1 - Determinação do teor de impurezas orgânicas em agregados miúdos
O teor de impurezas é obtida por este processo, levando em consideração a comparação da coloração do indicador padrão com a amostra do agregado miúdo preparada.
2 - Referências e Normas Complementares
Na aplicação deste método, é necessário consultar: 
NBR NM 49/2001 - Determinação do teor de impurezas orgânicas em agregados miúdos.
NBR NM 27 – Agregados - Redução da amostra decampo.
 3 - Aparelhagem
Balança com resolução de 0,01g e capacidade mínima de 1kg;
Béqueres de vidro de 1L;
Provetas graduadas de 10ml e 100ml;
Frascos Erlenmeyer com rolha esmerilhada de 250ml;
Funil de haste longa;
Papel filtro qualitativo;
Dois tubos de ensaio de mesmo volume;
Água destilada ou deionizada;
Hidróxido de sódio com 90 a 95% de pureza;
Ácido tânico;
Álcool á 95%.
4 - Metodologia
Para a execução do ensaio, deve-se obedecer às seguintes etapas: 
Preparar a solução de hidróxido de sódio a 3%, misturando 30g de hidróxido de sódio com 970ml de água destilada.
Preparar a solução de ácido tânico a 2%, misturando 2g de ácido tânico, 10 ml de álcool e 90ml de água.
Colocar 200g do agregado seco ao ar em um frasco Erlenmeyer acrescentando 100ml da solução de hidróxido de sódio, agitando.
Preparar o indicador padrão com 97ml da solução de hidróxido de sódio e 3ml da solução de ácido tânico. Deixar ambos em repouso por 24 horas, em ambiente livre de raios de sol.
Filtrar a solução que esteve em contato com o agregado e transportá-la para um tubo de ensaio. Assim como também deve ser transferido a solução padrão para outro tubo de ensaio e comparar as cores das soluções.
5 - Resultados
	Após transferir as soluções para tubos de ensaio, e comparar as cores do indicador padrão com a solução de amostragem do agregado miúdo, é possível determinar o teor de impurezas presentes em determinado agregado.
Se a solução com o agregado apresentar coloração mais clara que a solução de amostragem, isso indica que o teor de impurezas encontrados é tolerável, entretanto se a coloração apresentada for mais escura que a da amostragem isso indica que o teor de impurezas é muito elevado, acima de 300ppm. Desta forma é necessário consultar a qualidade da areia, conforme a NBR 7221.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A aula prática oferece a nós acadêmicos uma visão real do que é apresentado em sala de aula, tornando viável a execução da teoria, deixando claro a necessidade de conhecermos e entendermos o papel dos ensaios na Engenharia Civil.
É necessário compreender que o conhecimento sobre o concreto é de extrema importância, pois indica em que condições físicas e químicas encontram-se o mesmo. Para a confecção do concreto é necessário seguir todos os passos descritos na metodologia.
REFERÊNCIAS
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO MIÚDO E GRAÚDO, Trabalhos Feitos, 2013. Disponível em: <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Determina%C3%A7%C3%A3o-Do-Teor-De-Impurezas-Org%C3%A2nicas/683198.html>. Acessado em: 07 dez. 2016.
http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/agregado_5.html

Continue navegando