Buscar

AV2 TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 9,1 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 10/12/2016 16:10:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201502720707)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	O sistema de locação da obra mais utilizado é o gabarito que é montado com base em uma planta de locação. Descreva um gabarito, sua importância e suas marcações.
		
	
Resposta: O gabarito mais comum é feito de madeira, utilizado para marcar o local exato da construção dentro do terreno e deve ser feito corretamente, pois qualquer erro, pode mudar a posição da construção.
	
Gabarito:
Na planta de Locação aparece somente o contorno do terreno e os eixos de locação, com dimensões acumuladas a partir da testada e da divisa do lote. Este procedimento evita o acumulo de erros, se houver.
A importância do gabarito é muito grande pois todos os erros que contiver serão transmitidos integramente para a construção.
As fundações de uma obra são locadas primeiro. Quando elas estiverem prontas, locamos as paredes. Elas são demarcadas através de piquete cravados no chão. As marcações são feitas em uma estrutura de madeira em volta da futura edificação conhecida como gabarito. Esta estrutura é composta por um sarrafo de 10 cm pregado em pontaletes onde marcamos os eixos. O nivelamento do gabarito é feito com a mangueira de nível e deve ter uma altura do solo que facilite a passagem de carrinhos de mão.
Alguns números devem ser observados:
régua horizontal = sarrafo de 10 cm
suporte = pontaletes de 5 X 6 cm 
altura do solo = 80 cm 
distância das futuras paredes = 1.20 m 
distância entre os pontaletes = 2.00 m
As marcações no gabarito devem ser feitas pelo eixo, sempre. Com a trena marcamos as dimensões sobre o sarrafo e colocamos pregos de onde sairão as linhas que determinarão os eixos e as faces.As marcações são feitas nos dois lados do gabarito. As linhas servirão de guias para a execução
Após a montagem do gabarito verificamos se o mesmo está no esquadro, isto é, se seus lados formam ângulos de 90º. Qualquer distorção acentuada irá repercutir dentro da futura edificação. Para averiguação usamos a regra do triângulo retângulo onde a proporção 3:4:5 entre os lados determina o ângulo de 90º.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502713701)
	Pontos: 0,4  / 1,0
	As argamassas utilizadas nas vedações verticais compostas por blocos formam as juntas de assentamento. Descreva três funções das juntas de assentamento
		
	
Resposta: -Unir os blocos; -evitar trincas e rachaduras; -deixar a parede mais resistente.
	
Gabarito: UNIR SOLIDAMENTE OS COMPONENTES (criando a monolicidade da alvenaria) DISTRIBUIR UNIFORMEMENTE AS TENSÕES ACOMODAR AS DEFORMAÇÕES
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503486954)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(UFG, 2014) Segundo a NR 18 ¿ Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, a elaboração de Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) deve ser feita por profissional legalmente habilitado. O PCMAT é exigido dos estabelecimentos nos quais a quantidade de trabalhadores seja, no mínimo:
		
	
	25
	
	15
	
	10
	
	30
	 
	20
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502713001)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A etapa de execução de um canteiro de obra depende de projeto minucioso, no qual a fórmula custo x benefício se faz para o sucesso na execução de um empreendimento. Dentre os custos dos serviços de canteiro de obra, o custo das instalações provisórias pode ser definido como:
		
	
	custo administrativo;
	 
	custo direto e/ou indireto, conforme contrato de execução da obra;
	
	custo direto;
	
	custo indireto.
	
	custo indireto, que a teoria orçamentária trata como direto;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502718331)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É obrigatório o uso de colete ou tiras refletivas na região do tórax e costas quando o trabalhador estiver:
		
	
	executando serviços de escavação.
	
	operando a serra circular.
	 
	estiver sinalizando acessos ao canteiro de obras.
	
	executando serviços na fachada.
	
	executando trabalhos de concretagem.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502715425)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fluxo de materiais no canteiro de obras abrange as etapas de recebimento, estocagem e transporte de insumos, produção, estocagem e transporte de componentes até os locais de aplicação.
Para que o fluxo seja otimizado, é necessário
I. empilhar os materiais diretamente sobre o piso para evitar o seu tombamento. 
II. utilizar o caminho mais direto possível para o transporte dos materiais. 
III. entregar todos os materiais diretamente no local de sua aplicação. 
IV. garantir amplo espaço de circulação em torno da área de estoque.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	III e IV.
	
	I, II e III.
	 
	II e IV.
	
	I, III e IV.
	
	I e II.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503476078)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa incorreta:
		
	
	Apesar da alvenaria de vedação não ter função estrutural, ela é submetida a cargas acidentais como de deformação da estrutura de concreto, recalques de fundação e movimentações térmicas.
	
	Parede de concreto é uma estrutura feita somente de concreto, sem a utilização de blocos cerâmicos.
	
	A cinta de amarração serve para ¿amarrar¿ os tijolos entre si, para que passem a trabalhar em conjunto conferindo maior solidez, devendo ser construída em toda a extensão da construção, acima da alvenaria.
	 
	A alvenaria estrutural se difere da alvenaria comum somente pelo fato de possuir armação em sua constituição, ou seja, ter armadura entre os blocos cerâmicos.
	
	Steel frame é uma tecnologia de construção que usa perfis de aço galvanizado em sua estrutura e possui como vantagens uma obra mais limpa e rápida.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502715352)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O controle de qualidade das diversas etapas do processo construtivo é fundamental para garantir a segurança e a durabilidade das edificações. Nesse sentido, com relação aos materiais de construção, é importante realizar verificação visual e ensaios experimentais, como forma de garantia das propriedades exigidas. A verificação visual, dada a facilidade de execução, é a mais comum e engloba as seguintes atividades: contagem, verificação de cor, data de fabricação e validade, homogeneidade e outras características superficiais. Considerando a verificação visual de alguns materiais de construção, analise as afirmações que se seguem.
I. As barras de aço para a estrutura de concreto armado, quando verificada a existência de oxidação em excesso, ocasionando redução da sua bitola original, não são liberadas para a produção, devendo ser devolvidas ao fornecedor para reposição.
II. A coloração do agregado miúdo (areia) deveser inspecionada, em cada caminhão, por meio de comparação com mostruário criado na obra, utilizando-se amostras retiradas de entregas anteriores. As areias de coloração muito escura podem indicar contaminação com matéria orgânica. A quantidade do material deve ser conferida, por meio de cubagem da caçamba do caminhão.
III. As argamassas industrializadas para revestimentos e assentamentos devem ser verificadas de modo a evitar sacos úmidos, rasgados, furados e com argamassa empedrada. Os sacos que apresentarem algum desses problemas devem ser separados e identificados para imediata utilização. A quantidade do material deve ser conferida por meio da pesagem dos sacos.
IV. Em relação às telhas cerâmicas, deve-se verificar a existência de peças trincadas, irregulares, empenadas ou furadas. As peças que apresentarem algum desses defeitos não devem ser liberadas para produção. A quantidade de peças por tipo deve ser conferida por meio da contagem.
É correto apenas o que se afirma em
		
	 
	I, II e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I e III
	
	I e II.
	
	III e IV.9a Questão (Ref.: 201502715434)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A figura abaixo mostra a modulação de uma obra em alvenaria estrutural. Assinale a opção que apresenta os elementos estruturais indicados pelos números 1, 2, 3 e 4, respectivamente
. 
		
	 
	D Laje treliçada, verga, contraverga e cinta de amarração.
	
	Laje treliçada, contraverga, verga e cinta de amarração.
	
	Cinta de amarração, contraverga, verga e laje treliçada.
	
	Cinta de amarração, verga, contraverga e laje treliçada.
	
	Cinta de amarração, laje treliçada, verga e contraverga.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502715423)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tapumes são painéis contínuos, construídos em torno de locais onde se executam obras, com a finalidade de proteger o público contra possíveis efeitos prejudiciais que decorrem da execução dos trabalhos.
O tapume deve ser construído e fixado de forma resistente e ter altura mínima de 2,20 m (dois metros e vinte centímetros) em relação ao nível do terreno.
PORQUE
Essas determinações estão contidas na Norma Regulamentadora (NR) 18 e são de cumprimento obrigatório em canteiros de obra com 20 ou mais trabalhadores.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições falsas
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. .

Outros materiais