Buscar

Siscom II I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - Dentre as alternativas a seguir, marque aquela que indica de forma correta o tipo de modulação em que o símbolo binário 1 é representado pelo conjunto de portadoras de fase O(t) = 0 radianos, e o símbolo binário 0 é representado pelo conjunto de fase 0(t) = n radianos.
Resposta: BPSK
_____________________________________________________________________________
2 - Dentre as alternaivas apresentadas a seguir, marque aquela que identifica da forma correta a técnica de múltiplo acesso particularmente susceptível ás chamadas "interferências entre canais adjacente".
Resposta: FDMA 
_______________________________________________________________________________________
3 - Dentre as alternativas dadas a seguir, marque aquela que identifica de maneira correta a modulação em que os símbolos 0 e 1 são distinguidos através de ondas senoidais de frequências distintas
Resposta: FSK
________________________________________________________________________________________
4 - As técnicas de acesso múltiplo por divisão de código(CDMA) tem desempenhado um papel de grande importância nos diversos sistemas práticos de comunicação sem fio. O CDMA é fortemente baseado no chamado espalhamento espectral. A técnica para espalhamento espectral em que os moduladores processam o sinal de banda estreita e mudam a frequencia da portadora a cada conjunto de símbolos é denominada:
Resposta: Salto de frequência
___________________________________________________________________________________________
5 - Dentre as alternativas apresentadas abaixo, marque aquela que identifica corretamente uma tecnologia cuja implementação faz uso do FDMA/FDD.
Resposta: Primeira geração de sistemas de comunicações móveis
_____________________________________________________________________________________________ 
6 - Para o processamento digital de sinais, o sinal de voz é amostrado a uma taxa uniforme e as amostras de voz são codificadas subsequentemente numa sequencia digital. A operação que faz parte desse processo e que tem como objetivo principal a utilização efetiva (otimizada) da largura de banda do canal é a:
Resposta: Codificação de fonte
____________________________________________________________________________________________
7 - Dentre as alternativas apresentadas a seguir, marque a única que não corresponde a uma operação participante do processo de recuperação de uma sequência de dados num esquema que emprega OFDM.
Resposta: Conversão digital-analógica
_________________________________________________________________________________________________
8 - Num sistema real de comunicação sem fio, faz - se necessário um processador de banda base. Na prática, a implementação deste processador depende de um bloco funcional denominado:
Resposta: Equalizador de Viterbi
__________________________________________________________________________________________________ 
9 - Quando se deseja transmitir dados digitais num canal de comunicação sem fio, não são os bits que são efetivamente enviados, mas sinais materializados na forma de ondas eletromagnéticas. Num sistema wireless baseado em TDMA, qual o bloco responsável por mapear efetivamente os bits (ou símbolos) resultante da digitalização do sinal nos sinais a serem transmitidos?
 
Resposta: Modulador
____________________________________________________________________________________________________
10 - Para o processamento digital de sinais, o sinal de voz é amostrado a uma taxa uniforme e as amostras de voz são codificadas subsequentemente numa sequência digital. A operação que faz parte desse processo e que tem como objetivo principal a proteção da informação dos efeitos do ruído no canal é:
 
Resposta: Codificação de canal
________________________________________________________________________________
11 - Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que identifica de forma correta o bloco que, no receptor de um sistema wireless baseado em TDMA, é responsável por converter o sinal RF recebido em formato de banda dase sem qualquer perda de informação.
Resposta: Demodulador de quadratura
______________________________________________________________________________________
12 - Dentre as alternativas apresentadas abaixo, marque aquela que identifica de forma correta o receptor que é frequentemente empregado em sistemas CDMA operando em ambientes multipercursos.
Resposta: RAKE
______________________________________________________________________________________
13 - A obtenção de sequências de espalhamento é um problema fundamental na concepção de sistemas que empregam o CDMA, como é o caso de alguns padrões de telefonia celular móvel. Dentre as alternativas a seguir, marque aquela que identifica de forma correta o tipo de sequência que se pode obter a partir de uma construção recursiva de matrizes quadradas formadas por 1 e -1. 
Resposta: Sequências Walsh-Hadamard
__________________________________________________________________________________________
14 - Num sistema de comunicação sem fio (wireless), como parte do processo de conversão analógica-digital, realiza-se um procedimento cujo objetivo é aproximar os valores das amostras para valores de amplitudes discretas selecionadas a partir de um conjunto com um erro mínimo. Tal procedimento é denominado:
Resposta: Quantização
_________________________________________________________________________________________
15 - Num sistema de comunicação wireless, como parte do processo de conversão analógica-digital, realiza-se um procedimento cujo objetivo é representar os valores das amostras obtidas por meio de palavras binárias que indicam a que nível de quantização cada amostra pertence. Tal procedimento é denominado:
Resposta: Codificação
______________________________________________________________________________________________
16 - O desempenho de um codificador convolucional depende não apenas do algoritimo de decodificação utilizado, mas também das propriedades de correção de erro do código. Nesse contexto á medida, a medida mais importante da capacidade de um codificador convolucional de combater o ruído de canal é denominada:
Resposta: Distância Livre 
_________________________________________-
17 - Considerando o contexto de múltiplo acesso por divisão no tempo, marque dentre as alternativas a seguir, aquela que identifica de forma correta o principal procedimento para que se consiga diminuir os problemas com a chamada interferência intersimbólica 
Resposta: Equalização 
_________________________________________________

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais