Buscar

Avaliação de Filosofia da Educação 2013

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0468_AVS_201307191975 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201307191975 - BRUNA BREDA
	Professor:
	TEREZA DAS GRACAS RENOU
	Turma: 9028/BB
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 07/12/2013 11:08:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201307390423)
	DESCARTADA
	O culto à natureza, a valorização da experiência individual, a importância dos sentimentos e das emoções, a relação entre a arte e a filosofia, caracterizam um dos pensadores que mais diretamente influenciaram o espírito romântico do início do século XIX.
A qual dos pensadores estas características se referem?
		
	
	 2. Francis Bacon
	 
	1. René Descartes
	
	5. Michael de Montaigne
	 
	4. Jean-Jacques Rousseau
	
	3. David Hume
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307391091)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Para Rousseau "É papel da educação a formação da vontade geral, transformando assim, o indivíduo em cidadão e em membro de uma comunidade". Ele também chamou a atenção para as necessidades da criança e as condições de seu desenvolvimento. 
Como consequência, a criança não podia ser mais entendida como um adulto em miniatura. E se a criança era um ser com características próprias, não só as suas idéias e seus interesses tinham de ser diferentes dos adultos; também o relacionamento rígido mantido pelos adultos em relação a elas precisava ser modificado[...] 
A) Analise a afirmativa, caracterizando o processo educativo idealizado deste pensador. 
B) De que modo o professor pode contribuir para a formação da cidadania do aluno, segundo Rousseau. 
		
	
Resposta: a) Para ele as crianças els tinham caracteristicas próprias elas poderiam desenvolver suas ideias, lógico que diferente dos adultos, elas tinha que ter direito as suas próprias escolhas e os pais tinham que mudar aquele comportamento rígido sobre elas porque todo deveriam poder fazer suas escolhas e principalmente as crianças. b) Dando direito de aprender quando ele tiver dificuldade o professor ajudar ele até que o aluno aprenda pois ele está no seu direito de cidadão como aluno.
	
Gabarito:
Segundo Rousseau o processo educativo pressupõe o conhecimento profundo e dá a devida importância às leis psicológicas do desenvolvimento do educando. Para que o processo educativo não degenere num exercício estéril e até nocivo, é indispensável partir da estrutura específica do educando. Não se deve ver na criança um adulto em miniatura, como era costume na época, uma etapa passageira, provisória, da existência humana, pois a criança tem uma existência própria e acarreta direitos específicos.
B.  Depende da resposta do aluno
 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307222882)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Alem de ser um conhecimento datado, a filosofia nasceu em consequência de condições históricas próprias. Constituiu uma condição histórica existente quando do seu nascimento.
		
	
	o surgimento do cristianismo
	 
	a invenção do calendário
	
	a descoberta do caminho das Índias
	
	a invenção da escrita
	
	os diálogos de Sócrates
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307391082)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Segundo Danilo Marcondes, o pensamento de Sócrates marca o nascimento da filosofia clássica, desenvolvida por Platão e Aristóteles. Além disso, é considerado como sendo o Pai da Filosofia. Sendo assim, perguntamos:
A) Qual o sentido do método de análise conceitual socrático?
B) Explique o sentido da frase socrática "Só sei que nada sei"?
		
	
Resposta: a)A filosofia surge no século VI a.C , onde o pensamento de Socrates marca o nascimento da Filosofia em si. Platão escreve livros onde o principal personagem deste é Socrates. Aristoteles é aluno de Platão e també valorizava o ser humano. O pensamento de Socrates deu assim o início a dúvida, onde as pessoas questionavam as coisas tornando-se cidadãos critícos e tendo um pensamento filosófico.3 b) Quer dizer que o ser humano nada sabe. Que com todos os conhecimentos que a pessoa tem não é sufuciente para ela saber Tudo. Quando eu estudava no ensino médio meu professor de filosofia disse sobre essa frase que Socrates estava em uma mesa lá no fundo de uma sala de aula e disse com as explicações dadas "Só sei que nada sei" que apesar de tudo que é explicado não é o suficiente para saber.
	
Gabarito:
A) Tal análise pode ser ilustrada pela célebre frase "O que é...?" encontrada em seus diálogos, através do qual se busca a definição de uma determinada coisa, geralmente uma virtude ou qualidade moral.
B) O reconhecimento da ignorância é o princípio da sabedoria. A partir daí o indivíduo tem o caminho aberto para encontrar o verdadeiro conhecimento (episteme), afastando-se do domínio da opinião (doxa). 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307390642)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A natureza é um livro escrito em linguagem geométrica; para compreendê-la é necessário apenas aprender esta linguagem. Este é um dos pensamentos que marcam o nascimento da Ciência Moderna e foi defendido por?
		
	
	2. Isaac Newton
	
	5. Francis Bacon
	
	4. René Descartes
	
	1. Nicolau Copérnico
	 
	3. Galileu Galilei
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307253804)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Segundo Marcondes (2008, p. 123), o grande desenvolvimento da filosofia escolástica a partir do século XIII se deve à influência do pensamento árabe. A respeito dessa relação, observe as afirmativas abaixo:
I - Ao se estabelecerem na Europa ocidental, os árabes possuíam e desenvolveram uma cultura superior à que lá encontraram.
II - A cultura que os árabes desenvolveram na Europa ocidental também era, em grande parte, herdeira do helenismo.
III - Enquanto os filósofos ocidentais conheciam, da filosofia grega, alguns textos de Platão e pouquíssimos de Aristóteles, os árabes conheciam praticamente toda a obra deste último.
IV - Com a decadência de diversos reinos, os árabes entraram em contato com os núcleos de cultura de origem grega e cristã dessas regiões, absorveram essa cultura e a desenvolveram nas várias áreas da ciência e da filosofia.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	II - III - IV
	
	I - II - IV
	 
	I - II - III - IV
	
	I - III - IV
	
	I - II - III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307219625)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	 Uma característica marcante da filosofia socrática é a ideia de não sabedoria, traduzida na frase: "sei que nada sei". Sócrates fazia esta afirmação porque
		
	
	considerava impossível chegar ao conhecimento
	 
	percebia, realmente, que não sabia acerca do que indagava.
	
	achava interessante provocar os interlocutores.
	
	fingia não saber para fugir das perguntas
	 
	ironizava em seus diálogos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307219561)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Tomando por base os provérbios: "cada macaco no seu galho", "cada um por si, Deus por todos", "de grão em grão a galinha enche o papo", podemos dizer que a ideologia é um conjunto de representações, normas ou regras que indicam:
I - o que os membros de uma sociedade devem pensar e como devem pensar.
II - o que os membros de uma sociedade devem valorizar e como devem valorizar.
III - o que os membros de uma sociedade devem sentir e como devem sentir.
IV - o que os membros de uma sociedade devem compreender e como devem compreender.
V - o que os membros de uma sociedade devem fazer e como devem fazer.
A afirmação INCORRETA é a
		
	 
	IV
	 
	III
	
	I
	
	II
	
	V
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307379611)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Para Comte, a humanidade (e o próprio indivíduo na sua trajetória pessoal), passa por diversos estágios até alcançar o estado "positivo", que se caracteriza pela maturidade do espírito humano. Sobre o positivismo de Comte, podemos afirmar que:
I. exprime a exaltaçãoprovocada no século XIX pelo avanço da ciência moderna, capaz de revolucionar o mundo com uma tecnologia cada vez mais eficaz: "Saber é poder".
II. defende que o método das ciências da natureza (baseado na observação, experimentação e matematização), deveria ser estendido a todos os campos de indagação e a todas as atividades humanas, inclusive na educação.
III. o termo "positivo" designa o "real", em oposição às formas teológicas ou metafísicas da explicação do mundo que predominavam na Filosofia.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado III é correto.
	 
	Somente os enunciados I e II são corretos.
	
	Somente o enunciado I é correto.
	 
	Todos os enunciados são corretos.
	
	Somente os enunciados II e III são corretos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307222054)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O principal e mais conhecido fragmento de Protágoras é o início de sua obra sobre a verdade, quando afirma: ¿O homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como não são¿. Tal fragmento sintetiza duas ideias centrais associadas aos Sofistas. São elas:
		
	
	Relativismo e empirismo
	
	Inatismo e relativismo
	
	Humanismo e empirismo
	 
	Inatismo e empirismo
	 
	Humanismo e relativismo
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201307388334)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O nascimento da polis (cidade), no século VIII a.C., provou grandes transformações na Grécia Antiga. Dentre as quais podemos destacar:
I.  O saber deixou de ser sagrado e tornou-se objeto de discussão.
II. Os cidadãos da polis, passaram a ir à ágora (praça pública) para debaterem os problemas comuns e para decidirem os rumos da cidade.
III. A política, por sua vez, permitiu aos cidadãos debatem e traçarem o seu destino em praça pública.
IV. A democracia grega possibilitou aos escravos, comerciantes e mulheres foram reconhecidos como cidadãos e assim participarem das decisões políticas.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas os enunciados I e II  estão corretos.
	 
	Apenas os enunciados I,  II  e III estão corretos.
	
	Apenas os enunciados II e III estão corretos.
	
	Apenas os enunciados II e IV estão corretos.
	
	Apenas os enunciados I, III e IV estão corretos.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 29/11/2013 até 15/12/2013.
Parte inferior do formulário

Continue navegando