Buscar

Teorias do Conhecimento Pedagógico Fundamentos Filosóficos da Educação

Prévia do material em texto

Disciplina(s): Teorias do Conhecimento Pedagógico/ Fundamentos Filosóficos da Educação
	Nota: 9.2
	
	
	
	
	
Questão 1/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Na verdade, o fim essencial da pedagogia não é conhecer, de maneira desinteressada, a realidade dos fatos educativos: sua orientação é prescritiva e sua finalidade é a prática mesma. [...] Por conseguinte, a pedagogia pode ser situada numa posição intermediária entre a arte e a ciência, dependente de uma atitude mental específica, como no caso das teorias médicas e políticas. Há reflexão, na verdade, mas essa reflexão não é orientada para a explicação, mas para a ação. Daí vem a famosa fórmula de Durkheim: a pedagogia é uma 'teoria prática', ela não estuda cientificamente os sistemas de educação, mas reflete sobre eles, para fornecer à atividade do educador ideias que o dirijam”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PLAISANCE, É.; VERGNAUD, G. As ciências da educação. São Paulo: Loyola, 2003. (p. 22)
A partir do fragmento acima e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, explique, de forma sintética, o que é a educação para Durkheim.
Nota: 20.0
	"[...] Nas palavras do próprio Durkheim (1975, p. 41): 'A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine'. (livro-base, p. 81)
Resposta: A educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas para as que ainda não alcançaram a maturidade de uma vida social. Porpôs que a educação trabalhasse a socialização.
Questão 2/5 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o extrato de texto a seguir:
"A escola nova deveria promover a autoaprendizagem, na qual o ambiente – inclusive o professor inserido nele – é mero estimulador. A motivação para aprender dependeria da força de estimulação do problema e das disposições internas do aluno".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9 ed. São Paulo: Loyola, 1990. p. 26.
Considerando o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, descreva as características que dizem respeito à Escola Nova na vertente diretiva.
Nota: 16.0
	Segundo a vertente diretiva da Escola Nova, “o papel da escola continua sendo o de adequar as pessoas à sociedade vigente, mas muda a compreensão de como isso se efetiva. Em vez de repassar os conhecimentos considerados necessários, a escola precisa adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Por meio da valorização do conhecimento que o aluno já trazia, a instituição escolar deveria estimulá-lo, por meio da vivência de experiências diversas, a construir o conhecimento” (livro-base, p. 94).
Resposta: Se baseia no interacionismo construtivista, onde o professor possui papel secundário de assessorar e o aluno vai aprender fazendo.
Questão 3/5 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Atente para o seguinte excerto de texto:
"Conhecida também como a pedagogia de Paulo Freire, a pedagogia libertadora nasceu como um protesto contra as metodologias educacionais da época, acusadas de incapazes ou desinteressadas em desenvolver alunos cidadãos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p. 98.
De acordo com o excerto acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, descreva as características da pedagogia libertadora.
Nota: 16.0
	A pedagogia libertadora tem em Paulo Freire seu autor mais conhecido e está fortemente ligada aos movimentos de cultura popular e, por isso, a marca de sua atuação e a educação “não formal”, ou seja, fora da escola. A preocupação com a educação dos excluídos é a tônica dessa corrente pedagógica. Essa concepção se apoia numa concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento (p. 143-144).
Resposta: Seu principal defensor foi Paulo Freire, essa proposta defende a formação crítica do cidadão para a transformação social. 
Questão 4/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Como já afirmamos, durante a Idade Média a filosofia não era vista como uma disciplina particular, mas como o conjunto das disciplinas científicas. A obra de Boécio não somente não foge a essa regra. Mais do que isso, constitui um esforço para determinar o lugar da teologia cristã entre as ciências antigas. Esse lugar, Boécio encontrou interpretando os escritos de Aristóteles".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STORCK, A. C. Filosofia Medieval. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 14-15.
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, é possível dizer que durante o período medieval a filosofia tratou de muitos tópicos tratados pelos filósofos da Antiguidade. Cite, no mínimo quatro deles, relacionando-os com a religião:
Nota: 20.0
	Entre os tópicos temos, temos estes seis: O que é o ser?; Qual é a natureza do pensamento?; Qual é o sentido da vida?; Qual é o fundamento dos valores?; O que é a liberdade? O que é a política? A cultura medieval sofreu forte influência do cristianismo, cujos princípios os gregos ignoravam. A religião cristã, em muitos aspectos, era um obstáculo à livre reflexão filosófica. Se, por um lado, muitos pensadores desse período foram condenados por apresentarem ideias contrárias à fé cristã, por outro, inúmeros problemas teológicos serviam como estimulo à reflexão filosófica. A relação entre a religião e a filosofia, portanto, resultou em formas de pensamento bastante originais, nas quais temas antigos – o conhecimento, a ética, a política, a metafísica etc. – passavam a ser vistos sob nova luz. (livro-base, p. 30-31)
Resposta: A relação entre a filosofia e a religião resultou em formas de pensamento muito originais nas quais os temas antigos como conhecimento a ética, à política e à metafísica foram vistos com novos olhos. A filosofia cristã inverte o que pensadores gregos pregavam para os quais a razão tende naturalmente à verdade. O que é ser? Qual a natureza do pensamento? Qual é o sentido da vida? qual é o fundamento dos valores? 
Questão 5/5 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia a citação a seguir:
"As teorias (ou concepções) críticas de educação concebem a sociedade como sendo essencialmente marcada pela divisão entre grupos ou classes antagônicos que se relacionam à base da força, a qual se manifesta fundamentalmente nas condições de produção da vida material".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política.  Campinas: Autores Associados, 2008. p. 130.
Considerado a citação acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, descreva as características relativas às teorias crítico-reprodutivistas da educação.
Nota: 20.0
	Entendemos como críticas as concepções de educação que percebem ser impossível compreender a educação separada dos condicionantes sociais. As primeiras teorias que apontaram de maneira inequívoca a íntima relação entre o modo como se organiza a sociedade e a educação escolar foram denominadaspor Saviani como crítico-reprodutivistas. Críticas porque reconhecem a relação entre educação e sociedade, reprodutivistas, pois se chega invariavelmente à conclusão de que a função própria da educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere (livro-base, p.120).
Resposta: Para as teorias críticas é impossível compreender a educação separada da sociedade, ou seja, estabelecer a relação educando e sociedade. A teoria Reprodutivista traduz que a função da escola é a reprodução da sociedade. a educação não é neutra e o caráter condicionado à escola.

Continue navegando