Buscar

AV2 SAÚDE DO TRABALHADOR

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0174_AV2_ » SAÚDE DO TRABALHADOR
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	FATIMA DE OLIVEIRA SOUZA
	Turma: 9007/AG
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 06/12/2016 10:50:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201301176671)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Elencar 04 as competências dos profissionais integrantes do SESMT.
		
	
Resposta: Prestar atendimento aos trabalhadores,supervisionar quanto ao uso de EPI's auxiliar quanto ao uso,notificação de acidentes,preparação dos trabalhadores
	
Gabarito: - Aplicar o conhecimento de segurança e medicina do trabalho ao ambiente de trabalho, visando redução e até a eliminação dos riscos exitentes à saúde do trabalhador; - Determinar o uso do Equipamento de Proteção Individual, de acordo com a NR 6; - Responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto a esta NR, quando solicitado pela empresa; - Manter permanente relacionamento com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); - Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas, quanto de programas de duração permanente; - Analisar e registrar em documentos específicos os acidentes de trabalho e todos os casos de doença ocupacional; - Registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridades em formulário prórpio. As atividades dos profissionais do SESMT são essencialemente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se torna necessário
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301176803)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A saúde e a segurança do trabalhador buscam oferecer a todos os trabalhadores uma perfeita qualidade de vida por meio de um conjunto de medidas que visam identificar, neutralizar e eliminar os riscos de acidentes e doenças, protegendo assim a integridade e a capacidade de trabalho de todos os envolvidos nos processos. Com medidas técnicas adotadas por meio das Normas Regulamentadoras, busca-se proporcionar a melhoria constante dos ambientes de trabalho e promover a saúde dos trabalhadores.Quais as NRs que respaldam a segurança do trabalhador?
		
	
Resposta: NR-32 NR-9 NR-23 NR-7
	
Gabarito: NRs 6, 23, 26 e 32.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301290292)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o exemplo a seguir:
João Marques, um gestor de Qualidade em Saúde no ramo de calçados, observou o aumento do número de trabalhadores que apresentavam problemas respiratórios nos últimos meses. Assim, começou sua investigação a partir do levantamento da bibliografia sobre este problema de saúde e do processo de trabalho calçadista. Em um segundo momento, realizou uma observação do processo de trabalho no setor que apresentou o maior número de trabalhadores doentes. Verificou, assim, que um solvente utilizado no trabalho com o couro era altamente alergênico, e poderia ser uma das causas do agravo.
Este exemplo demonstra uma ação de saúde realizada no âmbito empresarial. Identifique quais os passos que João realizou, assinalando a alternativa correta:
		
	
	Identificação e controle
	
	Estudo e tratamento
	 
	Estudo e identificação
	
	Controle e tratamento
	
	Identificação e tratamento
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301281977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Normas Regulamentadoras (NRs) foram geradas a partir do tema segurança e medicina do trabalho do cap. V da Consolidação das Leis Trabalhistas. As NRs compõem, ao lado de outros dispositivos, o conjunto de instrumentos utilizados na área de Saúde do Trabalhador. Sobre as características das NRs, assinale a opção correta:
		
	
	O conjunto das Normas Regulamentadoras foi elaborado nos anos 70 e permaneceu inalterado desde então.
	
	O cumprimento das Normas Regulamentadoras é obrigatório somente nas empresas públicas.
	
	As Normas Regulamentadoras tem a função de estabelecer a definição dos conceitos empregador e empregado.
	 
	As Normas Regulamentadoras orientam empregadores e empregados sobre o cumprimento de normas de segurança.
	
	A aplicação das Normas Regulamentadoras garante um aumento da exposição aos riscos ocupacionais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301173934)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as seguintes afirmativas concernentes à Norma Regulamentadora 4 (NR4) Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. I. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) têm como finalidade prestar assistência médica individual ao trabalhador. II. É considerado Técnico de Enfermagem do Trabalho para fins da NR4 o profissional portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de enfermagem do trabalho expedido por instituição especializada reconhecida e autorizada pelo ministério da educação III. Essa Norma estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas, que tenham empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). A partir dessa análise, pode-se concluir que estão corretas
		
	
	apenas as afirmativas I e III
	 
	apenas as afirmativas II e III
	
	apenas a afirmativa I
	 
	apenas as afirmativas I e II
	
	apenas a afirmativa II
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301160028)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos acidentes de trabalho mais comuns na enfermagem é
		
	
	Queda do mesmo nível.
	
	Ser atingido por secreções por usar equipamento de proteção adequadamente.
	
	Lesão na coluna pelo levantamento de peso usando a mecânica corporal adequada.
	
	Corte com lâmina de bisturi, agulhas e seringa.
	 
	Acidente com material perfurocortante (caixa cheia)
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301173652)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise os exemplos de agentes biológicos que podem oferecer risco para a saúde dos trabalhadores expostos e assinale a alternativa incorreta
		
	
	Protozoários
	
	Fungos
	 
	Ruído
	
	Vírus
	
	Bactérias
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301178889)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a NR-4 (SESMT), analisar e registrar em documento específico todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou doença ocupacional, compete ao
		
	
	Assistente social
	
	Nutricionista
	
	Administrador
	 
	Médico
	
	Farmacêutico
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301284424)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o trecho destacado: ¿De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão ocupa o segundo lugar dentre as doenças que causam incapacidade no trabalho, e a projeção é que até 2020 ela esteja no topo da lista. Ainda segundo a OMS, a média de falta no trabalho de um indivíduo com depressão é de sete dias por mês, enquanto a média geral é uma vez a cada 30 dias. Em linha com essa afirmação, uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) revela que 48,8% dos trabalhadores que se afastam por mais de 15 dias do trabalho sofrem com algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles¿ (Portal do Servidor, maio de 2008). Assinale a alternativa correta sobre a depressão e os demais transtornos mentais no trabalho:
		
	
	O texto justifica o investimento maciço do Governo nas doenças ocupacionais de ordem física, como asma ocupacional e silicose.
	
	A depressão apresenta um baixo índice de afastamento do trabalho, o que justifica a prioridade das ações de Saúde do Trabalhador em outras doenças.
	
	Os transtornos mentais são influenciados unicamente porfatores psicológicos, como autocrítica e medo.
	
	Os transtornos mentais não devem ser pauta para as ações de Saúde do Trabalhador, pois não tem relação com as questões ocupacionais.
	 
	Para o estabelecimento do nexo causal para os transtornos mentais, é importante conhecer a trajetória de vida do trabalhador, e não somente sua realidade ocupacional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301284718)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Exame de saúde, de caráter obrigatório, realizado com intervalo de tempo determinado a depender da exposição de risco do trabalhador. O controle da saúde do trabalhador é realizado através de preenchimento de ficha e entrevista com profissional de saúde. Tal exame chama-se:
		
	
	Retorno ao trabalho
	
	Demissional
	 
	Periódico
	
	Mudança de função
	
	Admissional

Continue navegando