A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Sociedade e inovação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Sociedade e inovação
p------“Um banco inglês decidiu cobrar de seus clientes cinco libras toda vez que recorressem aos funcionários de suas agências. E o motivo disso é que, na verdade, não querem clientes em suas agências; o que querem é reduzir o número de agências, fazendo com que os clientes usem as máquinas automáticas em todo o tipo de transações. Em suma, eles querem se livrar de seus funcionários.” HOBSBAWM, E. O novo século. São Paulo: Companhia das Letras, 2000 (adaptado).
O exemplo mencionado permite identificar um aspecto da adoção de novas tecnologias na economia capitalista contemporânea. Um argumento utilizado pelas empresas e uma consequência social de tal aspecto estão em:
A resposta correta é: diminuição dos custos e insegurança no emprego..
p----“A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer à diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.” Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências Sociales. Universidad de Barcelona. Nº 170(9), 1 ago. 2004.
A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado:
A resposta correta é: pela participação ativa das empresas e dos próprios trabalhadores no processo de qualificação laboral..
p------A empresa 22 Irmãos fabrica pães caseiros, mas resolveu ampliar e diversificar sua produção. Que atitudes a empresa deverá ter para alavancar seu crescimento?
Assinale a opção correta.
Escolha uma:
A resposta correta é: Ser persistente, aceitar riscos, estabelecer metas, planejar e monitorar sistematicamente o negócio.  
p-----Reduzindo, cada vez mais, o lapso que vai da ficção à realidade, o avanço tecnológico a todos impacta. No campo das organizações, é correto afirmar que:
A resposta correta é: As organizações virtuais se valem da tecnologia para unir pessoas, ideias e bens sem, todavia, ser necessário reuni-los em um mesmo espaço físico simultaneamente..
P-----“O que os jornais chamam de Era da Informação nada mais é que o atestado de óbito da cultura de massa — um estilo de vida que surgiu com Gutenberg, no século XV, e foi a tônica da Revolução Industrial. Até hoje você foi obrigado a assistir ao mesmo filme que o vizinho, ler o mesmo jornal que outros 200 mil assinantes, comer o mesmo molho de tomate industrializado e usar uma calça jeans do mesmo modelo do seu amigo de trabalho. Esse tempo está chegando ao fim.”BARREIRA, W. Era da informação: Tudo ao mesmo tempo agora.Superinteressante. Nº 84, set. 1994.
O texto acima, escrito em 1994, realizava uma previsão acerca dos efeitos da Era da Informação na sociedade atual. Nessa perspectiva, as transformações tecnológicas propiciaram:
A resposta correta é: o fim da padronização cultural..
P-------A expressão “ser empreendedor de empreendedores” signi¬fica ser:
A resposta correta é: o acionista que possui a maior parte das ações..
P----A definição da missão da empresa, isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza- se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois, ...
A resposta correta é: o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores..
P-----Sobre as características de um empreendedor, marque a alternativa INCORRETA
 Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
 
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital.
-------Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, o mundo vem assistindo a um vertiginoso avanço das tecnologias da informação e da comunicação com sérias implicações para as sociedades. Dentre essas implicações, podemos assinalar a:
A resposta correta é: Alteração da estrutura de interesses, do caráter dos símbolos e da natureza da comunidade..
	--Com a emergência da Terceira Revolução Industrial (robótica), os processos produtivos transformaram-se, o que propiciou a ocorrência de profundas alterações no mundo do trabalho. Um dos efeitos da Revolução técnico-científica informacional no sistema trabalhista, de um modo geral, foi:
A resposta correta é: Maior oferta de mão de obra no setor de comércio de bens e prestação de serviços..
------1) (CESGRANRIO 2014 – FINEP) Os conceitos de grau de novidade e de difusão são importantes para o estudo da inovação. A difusão é o meio pelo qual as inovações se disseminam, através de canais de mercado ou não, a partir da sua primeira introdução para diferentes consumidores, países, regiões, setores, mercados e empresas. Sem difusão, uma inovação não tem impacto econômico.
Nesse contexto, verifica-se que: 
A resposta correta é: As empresas pioneiras na implementação de inovações podem ser consideradas condutoras do processo de inovação, mas o impacto econômico das inovações vai depender da adoção das inovações por outras empresas..
---Em resumo: o processo de começar um novo negócio – independentemente da originalidade da ideia – é completamente diferente de gerenciar uma empresa bem sucedida. Portanto, se você quer que sua empresa cresça de forma orgânica, é preciso organizar seus esforços em torno dessa diferença.
Fonte: (Ron Ashkenas é sócio-gerente da Schaffer Consulting e atualmente é executivo residente na Escola de Negócios Haas da Universidade da Califórnia em Berkeley. Seu livro mais recente é 'Simplesmente Eficaz'.). Adaptado.
De acordo com o texto, analise as afirmativas abaixo. 
A revista “FastCompany” publicou uma lista de 50 Empresas Mais Inovadoras de 2013. O que surpreende é o fato de que, entre estas, constam poucas empresas grandes e bem estabelecidas. 
II. Empresas jovens são mais inovadoras e criativas, enquanto empresas bem estabelecidas visam a executar um modelo de negócios preexistentes. 
------No que diz respeito ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas fundamentadas nas teorias críticas, é INCORRETO afirmar:
Escolha uma:
A resposta correta é:
A mediação tecnológica é adotada com o objetivo primeiro de estabelecer relações intrínsecas entre educação e preparação para o mundo do trabalho, observando, sobretudo, a lógica da competitividade instaurada no mundo globalizado.
------Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.