Buscar

Slides sobre Pierre Bourdieu

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PIERRE BOURDIEU
(1930-2002)
¨ (...)se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas.¨ 
1
Contextualização da trajetória de Bourdieu
1) Agosto de 1930: Nascimento na França (região do Béarn, o que para ele possui uma significação considerável);
2) 1954: Graduação em Letras e em Filosofia;
3) 1955-1958: Serviço militar na Argélia;
4) 1958: ingresso como professor assistente em Argel;
5) 1960: Assistente de Raymond Aron;
6) 1964: Início da vasta produção literária de Bourdieu, passando por “Economia das trocas simbólicas”, “Poder Simbólico” e “A distinção”.
2
Diversidade de temas estudados
- Sociedades tribais;
- Sistemas de ensino (campo educacional);
- Processos de reprodução;
- A dominação masculina;
- O papel da televisão;
- O mercado da alta costura (campo da produção da moda);
- Critérios de classificação e lógicas de distinção, dentre outros.
3
Apresentação do pensamento do autor
- O próprio Bourdieu se define como sendo um pensador provinciano, nascido no campo e com dificuldades de integração a Paris. Define-se como sendo “do contra”, e afirma sempre ter nadado contra a maré, tanto por convicção quanto para evitar os modismos.
- Uma das questões centrais em Bourdieu é a solução do antagonismo indivíduo-sociedade, compreendendo que estão em constante diálogo e interação. Não existe um se sobrepondo ao outro.
4
Apresentação do pensamento do autor
-Outra questão relevante é a compreensão da reprodução social: como a sociedade se mantém e se reproduz nas gerações? Como as estruturas sociais permanecem e mudam?
- Bordieu desenvolve a questão da dominação e da importância da ideologia para essa dominação, na manutenção do sistema de dominados-dominantes de que tanto fala em sua obra. O poder é sempre um assunto central.
5
Apresentação do pensamento do autor
-”Eu não gostaria [...] de ser lido como um ¨teórico¨ puro: os conceitos que proponho não são o produto de uma partenogênese teórica e foram construídos, com freqüência, ao preço de um grande esforço, para resolver problemas inseparavelmente empíricos e teóricos.” 
6
Principais conceitos de Bourdieu
- Poder simbólico: “O poder simbólico é, com efeito, esse poder invisível o qual só pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que não querem saber que lhe estão sujeitos ou mesmo que o exercem” (p.7-8, O poder simbólico)
Características: invisibilidade e cumplicidade velada de dominantes e dominantes, ainda que inconsciente.
7
Principais conceitos de Bourdieu
- Poder simbólico: poder capaz de estabelecer o sentido imediato de mundo.
 “(...) um poder de construção da realidade que tende a estabelecer uma ordem gnoseológica: o sentido imediato do mundo e, em particular, do mundo social) supõe aquilo a que Durkheim chama de conformismo lógico, quer dizer, ‘uma concepção homogênea do tempo, do espaço, do número, da causa, que torna possível a concordância entre as inteligências’.” (p.9, idem)
8
Principais conceitos de Bourdieu
- Violência simbólica: Bourdieu a define logo no 1ª capítulo de “O Poder Simbólico” como sendo a dominação de uma classe sobre outra. 
-“Os ‘sistemas simbólicos’ cumprem a sua função política de instrumentos de imposição ou de legitimação da dominação, que contribuem para assegurar a dominação de uma classe sobre outra (violência simbólica) dando o reforço da sua própria força às relações de força que as fundamentam e contribuindo assim, segundo a expressão de Weber, para a ‘domesticação dos dominados’ ”.
9
Principais conceitos de Bourdieu
- Habitus: ”(...) velha idéia escolástica de habitus, que enfatiza a dimensão de um aprendizado passado, como um modus operandi, ou seja, como disposição estável para se operar numa certa direção. Através da repetição criava-se assim uma certa conaturabilidade entre sujeito e objeto no sentido que o hábito se tornava uma segunda dimensão do homem, o que efetivamente assegurava a realização da ação considerada.” (Renato Ortiz, sobre noção de habitus em Bourdieu) 
10
Principais conceitos de Bourdieu
- Habitus: “Sistema de disposições duráveis, estruturas predispostas a funcionarem como estruturas estruturantes, isto é, como princípio que gera e estrutura as práticas e as representações que podem ser objetivamente “regulamentadas” e “reguladas” sem que por isso sejam o produto de obediência de regras, objetivamente adaptadas a um fim, sem que se tenha necessidade de projeção das operações para atingi-lo, mas sendo, ao mesmo tempo, coletivamente orquestradas sem serem o produto da ação organizadora de um maestro.” (habitus nas palavras de Bourdieu)
11
Principais conceitos de Bourdieu
- Habitus: “Cada agente, quer saiba ou não, quer queira quer não, é produtor e reprodutor de sentido objetivo porque suas ações e suas obras são produto de um modus operandi do qual ele não é produtor e do qual ele não possui o domínio consciente; as ações encerram, pois, uma “intenção objetiva”, como diria a escolástica, que ultrapassa sempre as intenções coletivas.” (Bourdieu)
- A possibilidade da ação se exercer se encontra, assim, objetivamente estruturada sem que disto decorra uma obediência às regras (Durkheim) ou uma previsão consciente das metas a serem atingidas (Weber). 
12
Principais conceitos de Bourdieu
IMPORTANTE
Bourdieu propõe uma teoria da prática na qual as ações sociais são concretamente realizadas pelos indivíduos, mas as chances de efetivá-las se encontram objetivamente estruturadas no interior da sociedade global.
(exemplo: vocação de estudos, em Marx.)
13
-CAMPO: Trata-se de uma configuração de relações socialmente distribuídas. Através da distribuição das diversas formas de capital - no caso da cultura, o capital simbólico - os agentes participantes em cada campo são munidos com as capacidades adequadas ao desempenho das funções e à prática das lutas que o atravessam.
- Uma reunião de agentes que seguem leis próprias com uma certa autonomia em relação aos outros campos. Operam como um sistema de forças baseado nas relações de dominação e conflito: estabelece-se neles uma relação de conquista, uma busca pela conquista de posições e lugares.
Principais conceitos de Bourdieu
14
Principais conceitos de Bourdieu
-CAMPO: o campo é uma delimitação do espaço social. É constituído pelas posições, e não propriamente pelos agentes.
Na estrutura objetiva do campo (hierarquia de posições, tradições, instituições e história) os indivíduos adquirem um corpo de disposições, que lhes permite agir de acordo com as possibilidades existentes no interior dessa estrutura objetiva: o habitus. Desta forma, o habitus funciona como uma força conservadora no interior da ordem social.
15
Principais conceitos de Bourdieu
-CAMPO: “A conivência entre os agentes determina o consenso a respeito da situação, ou seja, o que merece ou não ser levado em consideração. O consenso [do campo] se fundamenta, pois, no desconhecimento pelos agentes de que o mundo social é um espaço de conflito, de concorrência entre grupos com interesses distintos. Esse desconhecimento corresponde a uma ‘crença coletiva’ que solda, no interior do campo, agentes que ocupam posições assimétricas de poder; neste sentido, pode-se dizer que as práticas heréticas reavivam a fé, pois elas sempre se referem, sem questioná-lo, a este fundamento último do campo, lócus onde se sedimenta o consenso.“(Ortiz, p.24)
16
Principais conceitos de Bourdieu
- DOMINAÇÃO: “A dominação não é o efeito direto e simples da ação exercida por um conjunto de agentes (¨a classe dominante¨) investidos de poderes de coerção, mas o efeito indireto de um conjunto complexo de ações que se engendram na rede cruzada de limitações que cada um dos dominantes, dominado assim pela estrutura do campo através do qual se exerce a dominação, sofre de parte de todos os outros.”
¨O dominado colabora com sua própria exploração através de sua afeição e de sua admiração.¨
17
- O autor aborda bastante algumas outras questões:
A) os símbolos como instrumentos do consenso social;
B)
a ideologia como substituição do mito;
C) a dominação, o tema dos dominantes e dos dominados;
D) a função integradora da cultura dominante.
18

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais