Buscar

Saúde do Trabalhador

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Saúde do Trabalhador
Chrystianne de Melo Setter
2016
Saúde do Trabalhador
DEFINIÇÃO
Constitui uma área da Saúde Pública com a finalidade de estudo e intervenção nas relações entre o trabalho e a saúde.
Saúde Ocupacional
Saúde Ocupacional é uma área da saúde que cuida da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção de doenças ou problemas provenientes do trabalho. Seu objetivo é promover o bem estar tanto físico como mental e social dos trabalhadores no exercício de suas ocupações.
"A Saúde Ocupacional tem como finalidade incentivar e manter o mais elevado nível de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as profissões; prevenir todo o prejuízo causado à saúde destes pelas condições de seu trabalho; protegê-los em seu serviço contra os riscos resultantes da presença de agentes nocivos à sua saúde; colocar e manter o trabalhador em um emprego que convenha às suas aptidões fisiológicas e psicológicas e, em resumo, adaptar o trabalho ao homem e cada homem ao seu trabalho".
Saúde Ocupacional
Trabalho
Trabalho é um conjunto de atividades realizadas. É o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história, etc. O dia internacional do trabalhador é celebrado no dia 1 de Maio.
O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades. É com o trabalho que ele também poderá aperfeiçoá-las. O trabalho faz com que o homem aprenda a conviver com outras pessoas.
Trabalho
O trabalho faz com que o indivíduo aprenda a fazer algo com um objetivo definido, desde a época do trabalho escolar no colégio, e com isso, o ser humano começa a conquistar seu próprio espaço, respeito e consideração dos demais. Quando a pessoa realiza um trabalho bem feito, também contribui para a sua auto-estima, satisfação pessoal e realização profissional.
Trabalho
Trabalho / Emprego 
Muitas pessoas se questionam a respeito da diferença entre o trabalho e emprego, sendo que algumas pessoas confundem os dois conceitos. O trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira.
O emprego é um cargo de um indivíduo em uma empresa ou instituição, onde o seu trabalho (físico ou mental) é devidamente remunerado. 
O conceito de emprego é bem mais recente do que o de trabalho, e surgiu por volta da Revolução Industrial e se propagou com a evolução do capitalismo
Saúde do Trabalhador
OBJETIVOS
Promoção e proteção da saúde do trabalhador – através do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador;
Organização e prestação da assistência aos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada no SUS.
Saúde do Trabalhador
FUNÇÕES
Assistência ao trabalhador vítima de acidente de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;
Participação em estudos, pesquisas, avaliação e controle das condições dos riscos e agravos potenciais existentes no processo de trabalho;
Participação na normalização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento, transporte, distribuição e manuseio de substâncias, de produtos, de máquinas e de equipamentos que apresentam riscos à saúde do trabalhador;
Avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde;
Saúde do Trabalhador
Informação ao trabalhador, à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidente de trabalho, doença do trabalho, bom como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de admissão;
Participação na normalização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas;
Revisão periódica da lista oficial de doenças originadas no processo de trabalho;
Garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquinas do setor, do serviço ou de todo o ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco a vida ou saúde do trabalhador.
Saúde do Trabalhador
Fatores de Risco 
Físicos: ruído, vibração, radiação, temperatura...
Químicos: gases, partículas, poeiras...
Biológicos: vírus, bactérias, parasitas...
Ergonômicos: equipamentos, máquinas, mobiliários, iluminação... 
Psicossociais: monotonia, stress, turnos noturnos...
Mecânicos e acidentais: proteção de máquinas, organização, limpeza, sinalização, rotulagem de produtos...
Saúde do Trabalhador
Adoecimento dos Trabalhadores e a Relação com o Trabalho
Doenças comuns, aparentes sem qualquer relação com o trabalho
Doenças eventualmente modificadas como a sua ocorrência ou precocidade de seu surgimento em trabalhadores, sob determinadas condições de trabalho, como as infecciosas, neoplásicas, traumáticas, crônicas degenerativas, HAS e outras.
Efeito adicional ou sinergético, onde a doença tem sua etiologia ampliada ou torna-se mais complexas pelo trabalho – asma brônquica, perda auditiva, doenças músculo-esqueléticas, transtornos mentais.
Agravos à saúde específicos, causados pelos acidentes de trabalho e doenças profissionais.
Saúde do Trabalhador
Principais grupos das doenças relacionadas ao trabalho:
I. Doenças em que o trabalho é causa necessário, típico de doenças profissionais e intoxicação aguda de origem ocupacional.
II. Doenças em que o trabalho pode ser um fator de risco, contributivo, mas não necessariamente a causa, a natureza é epidemiológica.
III. Doenças em que o trabalho é provocador de um distúrbio latente ou agravador de doenças já estabelecido e preexistente
Saúde do Trabalhador
 Intervenções Necessárias
Eliminação e controle das condições de risco a saúde
Substituição do agente ou substância tóxica por outra menos lesiva ou tóxica. Cuidado para não trocar o fator de risco.
Instalar dispositivos e controles mais fáceis e adequados – Engenharia
Reelaborar as tarefas e atividades, organizar o trabalho e oferecer praticidade e alternativas aos trabalhadores. Geralmente incluem medidas de engenharia e administrativa.
Saúde do Trabalhador
Proteção individual, vigilância em saúde e controle médico aplicáveis aos trabalhadores, necessárias, porém menos efetivas, pois reduzem o dano, mas não removem a causa.
Educação e informação 
EPI
Medidas organizacionais – diminuir o tempo de exposição, rotatividade de tarefas
Controle médico – exames – admissão e periódicos
Rastreamento, monitoramento e vigilância.
Fisioterapia do Trabalho
Especialidade reconhecida
Fisioterapia do Trabalho nos termos da Resolução Coffito 351/08
Criação da Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (ABRAFIT)
Fisioterapia do Trabalho
A fisioterapia do trabalho é uma área da fisioterapia que atua na prevenção, reabilitação e manutenção da saúde do trabalhador, o qual é submetido aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Aborda diversos aspectos como ergonomia, biomecânica, atividade física laboral ou desconfortos físicos. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação de patologias musculoesqueléticas de origem ocupacional ou não, gerando aumento do bem estar, desempenho e produtividade. Compete ao fisioterapeuta do trabalho avaliar, prevenir e tratar lesões decorrentes das atividades do trabalho.
Essa é uma área em franca expansão não apenas no Brasil, mas em vários países e que tem sido gratificante para os fisioterapeutas que a escolheram. É uma realidade diferente das outras áreas da fisioterapia, pois esse profissional se relaciona contratualmente com pessoas jurídicas, necessita de uma visão empresarial, raciocínio estratégico bem estruturado, grande conhecimento da ergonomia, biomecânica ocupacional,
legislação trabalhista e previdenciária, além das habilidades conquistadas na graduação.
Fisioterapia do Trabalho
Especialista do trabalho
O especialista fisioterapeuta do trabalho executa: avaliação a clientes e pacientes (funções musculoesqueléticas; avaliação ergonômica; qualidade de vida no trabalho); estabelece o diagnóstico fisioterapêutico (coleta dados; solicita exames complementares; interpreta exames; estabelece prognóstico; prescreve a terapêutica; estabelece nexo de causa cinesiológica funcional ergonômica); planeja estratégias de intervenção (define: objetivos, condutas e procedimentos, frequência e tempo de intervenção; indicadores epidemiológicos de acidentes e incidentes; programas de atividades físicas funcionais; participa na elaboração de programas de qualidade de vida); implementa ações de intervenção (interpreta indicadores epidemiológicos de acidentes e incidentes; implementa ações de conscientização, correção e concepção; analisa fluxo de trabalho; presta assessoria; adequa as condições de trabalho às habilidades do trabalhador; adequa fluxo, ambiente e posto de trabalho
Implanta programas de pausas compensatórias; organiza rodízios de tarefas; promove a melhora de performance morfo-funcional; reintegra trabalhador ao trabalho; aplica a ginástica laboral); educa em saúde (propõe mudanças de hábito de vida; orienta clientes, pacientes, familiares e cuidadores; ensina e corrige modo operatório; implementa a cultura ergonômica; desenvolve programas preventivos e de promoção de saúde); gerencia serviços de saúde (elabora critérios de elegibilidade; elabora projetos; elabora e avalia processos seletivos; supervisiona estágios; analisa custos); executa atividades técnico-científicas; trabalha com segurança; comunica-se (registra procedimentos e evolução de clientes e pacientes; orienta profissionais da equipe de trabalho; emite relatórios, pareceres técnicos, atestados, laudos de nexo de causa laboral).
Especialista do trabalho

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais