Buscar

Economia e sustentabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unidade 10 - Economia e sustentabilidade
6º Período de Arquitetura e Urbanismo
Faculdade Tecsoma
professormarciosantos7.blogspot.com.br
PARECE QUE ESTAMOS NA CORRENTEZA DE UM RIO EM DIREÇÃO A UMA GRANDE QUEDA!
“60% dos ecossistemas do planeta já estão destruídos ou seriamente deteriorados. Estamos à beira do esgotamento e de um colapso pela superexploração do meio por este modelo de desenvolvimento da sociedade moderna.” 
 Avaliação Ecossistêmica do Milênio - ONU/2005
2
As crescentes disparidades sociais e a degradação ambiental obrigam a que se repense o desenvolvimento econômico, social e ambiental no âmbito organizacional. 
O cenário de desigualdades sociais e degradação ambiental exige uma mudança de paradigmas autêntica, para assim possibilitarmos que nossos descendentes usufruam de um mundo mais digno. 
“As sociedades não se sustentam onde o meio ambiente sucumbe” 
(Rajendra Pachauri , presidente do IPCC e Premio Nobel da Paz 2008)
PARADIGMAS ?
“Estrutura do pensamento que de modo inconsciente comandam nosso discurso” 
 (Edgar Morin)
Fazer algo sem saber exatamente a razão, mas porque é o “normal”.
4
Modo de Produção Capitalista
Maximização do lucro.
Estímulo ao consumo.
Exploração intensa dos recursos naturais.
Concentra a riqueza e aumenta incessantemente a pobreza e a desigualdade econômico-social.
 degradação social e ambiental.
Desenvolvimento Sustentável
Preocupação com o bem-estar e a qualidade da vida humana.
Inclusão social.
Conservação da natureza.
Estamos entre dois paradigmas
Velho paradigma
quantidade,
conquista,
competição,
racionalidade econômica,
consumismo,
individualismo.
Novo paradigma
qualidade,
cooperação,
cuidado,
consumo responsável,
solidariedade (entre as pessoas e das pessoas com a natureza),
interconexão.
O novo paradigma parte da revisão do atual modelo civilizatório, fundamentado no  antropocentrismo e na mercantilização de tudo: da natureza, da ciência, dos saberes,das próprias pessoas, da vida. 
É possível aliar progresso e proteção ambiental quando falamos em termos como sustentabilidade, responsabilidade ambiental, consumo consciente, produtos ecologicamente corretos?
O Modo de Produção Capitalista é o estopim para a proliferação das práticas consumistas  O que aconteceria com ele se o consumo cair?
Se para sustentarmos os recursos do planeta precisamos diminuir o consumo, então, o que seria desenvolvimento sustentável para as empresas capitalistas?
As grandes empresas procuram aliar ao seu processo produtivo ações de proteção e conservação ambiental, como forma de desviar a atenção dos consumidores e nas relações de concorrência dentro do mercado empresarial para o fato dessas empresas serem em grande parte responsáveis pelo agravamento dos problemas ambientais.
Ações de preservação/conservação da natureza, redução de impactos ambientais, equidade social, todas são, sem dúvida, desejáveis e necessárias para que possamos nos desenvolver como espécie em harmonia social e nas relações que estabelecemos com a natureza. Entretanto, têm alcance limitado.
Objetivo da Gestão Socioambiental:
Desenvolver e aplicar ferramentas de gestão que permitam o planejamento e a ampliação do controle dos impactos das atividades das empresas sobre a sociedade e o meio ambiente.
As empresas vêm permitindo espaço ao pensamento ecológico em seu cotidiano, devido ao fato de que o investimento voltado ao desenvolvimento sustentável pode trazer vantagem competitiva.
As pressões mundiais acerca da questão ambiental e os danos provocados pelas empresas ao meio ambiente têm levado parte dos empresários a uma reflexão quanto à realização de investimentos no desenvolvimento de ferramentas gerenciais, que garantam ou amenizem os efeitos ambientais gerados por suas atividades operacionais, sejam estas no setor industrial ou de serviços.
Gestão socioambiental empresarial
Reestruturação técnicas de produção e suas formas de apropriação dos recursos naturais e sociais a fim de manter a continuidade da produção, 
sem, contudo, modificar a essência do modelo produtivo, que é a obtenção do excedente gerador de lucro, explorando nesse processo a natureza e os seres humanos.
 mudanças, adaptações, reformas sem transformar sua essência de funcionamento.
Neste modelo predominam estratégias baseadas na busca do crescimento econômico a qualquer preço, no consumismo e na destruição dos recursos naturais até então considerados bens abundantes e inesgotáveis.
Os custos adicionais para as empresas, resultantes dos gastos com controle da poluição, podem comprometer a lucratividade das empresas e a oferta de empregos. 
Como resultado desta visão, os custos sociais e ambientais das atividades econômicas das empresas são “externalizados”, isto é, transferidos para a sociedade.
Greenwashing (do Inglês green, verde, a cor do movimento ambientalista, e washing, lavagem, no sentido de modificação que visa ocultar ou dissimular algo), em português, lavagem verde; é um anglicismo que indica a injustificada apropriação de virtudes ambientalistas por parte de organizações (empresas, governos, etc.) ou pessoas, mediante o uso de técnicas de marketing e relações públicas.
ARMADILHA PARADIGMÁTICA
Querer fazer diferente pensando da mesma forma ! !
+ EA = + DESTRUIÇÃO !!
BOA INTENÇÃO - PRÁTICA INGÊNUA
19
A catástrofe de Mariana - A exposição na mídia de tragédias ambientais provocadas por empresas coloca essas organizações sob pressão da opinião pública e dos movimentos ambientalistas.
A MAIORIA DA POPULAÇÃO DO PLANETA JÁ SABE QUE É IMPORTANTE PRESERVAR A NATUREZA !
Entretanto, CONTINUA A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA !
Não basta saber!
Quando não tivermos mais água pura, que valor terá uma gota? 
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. 
Mais do que inteligência,
precisamos de afeição e doçura. 
Sem essas virtudes, a vida será de violência e 
tudo será perdido.
 Charles Chaplin
22

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando