Buscar

MEDICINA COMPLEMENTAR E ALTERNATIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MEDICINA COMPLEMENTAR E ALTERNATIVA
medicina complementar e alternativa
Priscila
(NIH, 2006). 
medicina complementar e alternativa
Priscila
O que é medicina complementar e alternativa?
Será se esses métodos funcionam?
Estabelecendo uma categoria para a medicina não tradicional 
Priscila
O Office of Alternative Medicine (OAM) dos NIHs há pouco desenvolveu o esquema de classificação apresentado na Tabela 14.1, que divide as práticas de atendimento médico alternativo em cinco áreas principais. 
Áreas da medicina complementar e alternativa 
Priscila
Sistemas médicos alternativos 
Intervenções de mente e corpo 
Áreas da medicina complementar e alternativa 
Priscila
Terapias de base biológica 
Métodos manipulativos e com base no corpo 
 
Áreas da medicina complementar e alternativa 
Priscila
Terapias energéticas 
Os três ideais da medicina complementar 
e alternativa
Viviane
 A maior parte delas trabalham com base em três ideais fundamentais: proporcionar um tratamento que seja natural, que seja holístico e que promova o bem estar.
Medicina natural
Viviane
 Para muitas pessoas, o mundo moderno se tornou sintético, artificial e tóxico demais. Uma pessoa necessita de contato mais intimo com a natureza, outra decide usar apenas fibras de algodão “natural” e uma terceira planta suas próprias ervas. Essa reação de volta á natureza é um fenômeno razoavelmente recente. Durante a maior parte do século XX, o publico parecia ter uma fé inabalável na tecnologia moderna, na ciência e na biomedicina. 
Medicina natural
Viviane
Então, na segunda metade do século XX, as evidencias indicaram cada vez mais que os avanços na tecnologia relacionada com a saúde nem sempre foram saudáveis e as coisas começaram a mudar sobre o perigo potencial do diclorodifeniltricloroetano (DDT), um produto químico desenvolvido durante a segunda Guerra mundial. 
Medicina holística
Viviane
A medicina complementar e alternativa também pretende evitar a especialização limitada da biomedicina convencional. “Trate a doença e você ganha ou perde, trate a pessoa e você sempre ganha”. Muitos pacientes procuram atendimento alternativo porque preferem trabalhar com os profissionais que os vejam (e os tratem) como uma pessoa completa.
Promovendo o bem estar
Viviane
Muitos tratamentos alternativos fazer as pessoas sentirem-se maravilhosamente bem, mesmo que apenas de maneira temporária como a acupuntura, a aromaterapia, a massoterapia que podem produzir relaxamento até mesmo alivio dos sintomas em pacientes de câncer. 
Medicina ou Charlatanismo?
Glyvia
A natureza cara e impessoal do atendimento médico moderno;
Efeitos adversos do tratamento; 
O lucro como motivação aparente do atendimento que possam ser penteados (e não sejam lucrativas), como as ervas medicinais;
Medicina ou Charlatanismo?
Glyvia
De maneira irônica, o aumento na popularidade da medicina complementar alternativa também se deve pelo menos em parte, ao sucesso da biomedicina ocidental. 
As terapias da medicina complementar e alternativa dão as pessoas algo mais para tentarem enquanto lutam com essas doenças e tentam aumentar sua expectativa média de vida. 
Seleção de participantes e medidas de Resultado 
Glyvia
Por razões práticas e éticas, contudo, os experimentos clínicos randomizados as vezes apresentam problemas para os pesquisadores médicos, especialmente para os da medicina complementar e alternativa. Muitos experimentos dessa medicina usam uma quantidade insuficiente de pessoas de um grupo para permitir que se determine se os resultados são significativos do ponto de vista estatístico ou ocorrem apenas ao acaso. 
Seleção de participantes e medidas de Resultado 
Glyvia
Outro ponto fraco da pesquisa em medicina complementar e alternativa é o uso de medidas de resultado do tratamento incompletas, tendenciosas ou invalidadas.
O que constitui uma Evidência? 
Glyvia
As terapias da medicina complementar e alternativa dão as pessoas algo mais para tentarem enquanto lutam com essas doenças e tentam aumentar sua expectativa média de vida.
Expectativa do participante e o Efeito Placebo 
Glyvia
“Senhor Wrigth” paciente de câncer californiano que em 1957 tinha apenas alguns dias de vida.
 
Sempre que os pacientes são tratados para uma condição de saúde, qualquer melhora pode ser decorrente de uma das quatro explicações seguintes:
Expectativa do participante e o Efeito Placebo 
Glyvia
I. O tratamento pode ser realmente eficaz. 
II. A doença apenas melhorou por si mesma com o passar do tempo. 
III. O paciente havia sido diagnosticado de forma incorreta e na verdade, não tinha doença alguma. 
IV. Os pacientes melhoram por si mesmos em razão de algum efeito não especifico, como a crença de que o tratamento será benéfico. (Efeito placebo). 
Expectativa do participante e o Efeito Placebo 
Glyvia
O efeito placebo é uma substancia fisiologicamente inerte que, no entanto, pode levar a cura devido as expectativas de melhora do paciente. Os placebos mostram-se bem-sucedidos para tratar uma variedade de condições, incluindo dores de cabeça, ansiedade, hipertensão, câncer e depressão. 
Por que os Placebos funcionam?
Glyvia
Segundo uma explicação, os tratamentos médicos que recebemos no decorrer de nossas vidas são como experimentos de condicionamento. O jaleco do médico, o cheiro do desinfetante da sala de espera, picada da agulha e o sabor e a textura de cada pílula engolida funcionam como estímulos condicionados. Os placebos mobilizam a “farmácia interior” do corpo que possui substâncias de auto cura. 
Será que medicina complementar e alternativa funciona?
Alessandra
Qual a vantagem da medicina complementar e alternativa?
O que funciona e não funciona?
Acupuntura
Acupuntura
Alessandra
Acupuntura componente de medicina oriental tradicional, no qual agulhas finas são inseridas na pele para aliviar a dor, tratar dependências químicas e doenças e promover a saúde.
Como a acupuntura funciona?
Alessandra
A resposta para esta questão é que ninguém realmente sabe.
A teoria clássica de acupuntura identifica “14 linhas de energia”(qi), sobre o corpo chamado meridiano.
Como a acupuntura funciona?
Alessandra
A resposta Muitos médicos convencionais, incluindo os que praticam acupuntura, consideraram difícil aceitar o conceito de um caminho de energia invisível, ou qi, preferindo, em vez disso, atribuir qualquer sucesso no tratamento ao efeito placebo.
Como a acupuntura funciona?
Alessandra
A dor da acupuntura distrai o paciente da dor original.
Pesquisadores estão sondando o cérebro buscando locais específicos dos efeitos da acupuntura.
Desencadeia analgésicos naturais.
Quanto a acupuntura funciona?
Alessandra
A acupuntura é usada para diversas doenças, mas e usada com mais frequência para tratamentos de dores ou algum tipo de dependência;
A acupuntura está entre as terapias de medicina complementar e alternativa mais pesquisada. Muitos estudos foram conduzidos, mas muitos não foram controlados. A única maneira cientifica de determinara eficácia de intervenções como a acupuntura e por meio de estudos controlados.
Quanto a acupuntura funciona?
Alessandra
Os controles duplos-cegos, os pilares dos experimentos clínicos, são ainda mais problemáticos. 
Pesquisas que usam acupuntura falsa muitas vezes mostram q ela tem seus efeitos- em alguns casos o efeito tão forte como a acupuntura genuína.
Quanto a acupuntura funciona?
Alessandra
Outra dificuldade é que definições operacionais de tratamentos bem-sucedidos da acupuntura são inconscientes, no mínimo, e bastante vagas. No caso da pesquisa sobre dependência, o sucesso tem sido definido de forma variável como abstinência completa, menos uso, menos desejo pela substancia, redução em sintomas de abstinência, melhor perspectiva e maior produtividade.
Acupuntura e dor
Alessandra
A acupuntura proporciona alguma forma de alivio para alguns pacientes com problemas dolorosos, como fibromialgia,
dores no pescoço e nas costas, enxaqueca, dores no cotovelo e dores de dente pós-operatória.
Uma nova forma de acupuntura que representa uma promessa é a estimulação nervosa elétrica percutânea (PENS).
Acupuntura e abuso de substancias
Alessandra
Um estudo recente da faculdade de medicina de Yale, com oito semanas de duração, relatou que a acupuntura é um tratamento eficaz para a dependência de cocaína e heroína. 
Questões de segurança em relação a acupuntura
Alessandra
A acupuntura costuma ser considerada bastante segura, pois são raros os efeitos adversos relevantes. 
Assim como ocorre em todas as formas de medicina complementar e alternativas, um risco é que os pacientes possam abandonar a terapia convencional e, ao fazê-lo, não receba um diagnostico ou uma intervenção biomédica necessária.
Questões de segurança em relação a acupuntura
Alessandra
Atualmente, 35 estados norte americanos e o distrito de Columbia estabeleceram padrões de praticas para os acupunturistas. Tais padrões são declarações oficiais da sociedade profissionais e agencias governamentais que descrevem como tratar pacientes com determinados problemas de saúde ou ilustram técnicas especificas. Os profissionais que cumprem estes padrões são licenciados ou certificados pela National Certification for Acupunture and Oriental Medicine.
Questões de segurança em relação a acupuntura
Alessandra
Em 1996, a FDA classificou as agulhas de acupuntura instrumento medico aumentando a credibilidade dos acupunturistas. 
TERAPIAS DE MENTE E CORPO
Efeitos profundos sobre a saúde do indivíduo (NCCAM, 2008).
As terapias de corpo e mente mais populares.
Mayara
 HIPNOSE
 O que é Hipnose?
 Vários processos cognitivos podem ser utilizados durante a sessão de hipnose.
 HIPNOSE FUNCIONA?
 Nem todas a pessoas conseguem ser hipnotizadas.
 As pessoas com frequência entram em estado de transe de concentração focada quando estão sob estresse. (ex.: vai ser como uma picada de mosquito)
 RELAXAMENTO E MEDITAÇÃO
 O relaxamento e a meditação ajudam alguns pacientes a enfrentarem e se recuperarem de inúmeros problemas médicos.
 RELAXAMENTO
 Treinamento de relaxamento progressivo
Mayara
 MEDITAÇÃO
 Variedade de técnicas ou práticas que se aprende a concentrar ou controlar a atenção.
 Meditação Transcendental
Mayara
 MEDITAÇÃO
 O Relaxamento, a meditação e outras técnicas fisiológicas autorregulatórias são eficazes para ajudar a administrar uma variedade de transtornos. (NCCAM, 2010)
Mayara
Alterações no organismo 
durante a meditação
Menos consumo de oxigênio;
Respiração reduzida
Padrões de ondas cerebrais de baixa frequência associadas ao descanso e relaxamento.
Diminuição no nível de lactato (ansiedade) presente na corrente sanguínea. 
Mayara
Oração e cura espiritual
Claudia
 À medida que a biomedicina ocidental amadurecia, contudo, as duas tradições divergiram.
“Uma pesquisa recente relatou que 99% dos médicos de família concordaram que a “oração pessoal, a meditação ou outras práticas espirituais e religiosas” podem aumentar a eficácia de tratamentos médicos (Yankelovich Partners, 1998).
Crescimento do cristianismo...
“Casos informais de regressão de tumores em resposta a preces foram relatados, assim como o efeito da oração para reduzir a ansiedade (Dossey,1993).
Oração e cura espiritual
Claudia
Pergunta...
“As evidencias são confusas... Estudos verificam que devotos de várias religiões-padres e freiras católicos, monges e pastores-apresentam taxas de doenças e mortalidade mais baixas do que a população em geral (Kark et al., 1996).
A religião talvez tenha nada a ver com a saúde melhor; uma vez que pessoas religiosas compartilham traços que promovem saúde ( evitam fumar, beber de forma excessiva) 
Oração e cura espiritual
Claudia
Três fatores dependem da correlação entre a prática religiosa e a longevidade: Estilo de vida, apoio social e emoções.
Estilo de vida: Religiosos ativos são propensos a fumar menos, consumir álcool de forma moderada, comer menos gordura, ser mais ativos e apresentar menos comportamento sexuais de risco (Sloan et al.1999).
Oração e cura espiritual
Claudia
 Apoio social: A religião tende a ser uma experiência comunal, os mais religiosos passam a se beneficiar de mais laços sociais do que a população em geral
 Emoções Positivas: A atividade religiosa promove a saúde por incentivar emoções mais positivas, com uma visão de mundo otimista e esperançosa, sentimento de aceitação e controle pessoal e sensação de que a vida em si é significativa (Koenig e Larson, 1998).
Quiropraxia
Hoje, os dois tipos mais comuns de manipulação terapêutica, a quiropraxia e a osteopatia – são as únicas formas importantes de medicina complementar e alternativa desenvolvidas nos Estados Unidos. 
Aryele
Quiropraxia
Acreditava-se que o desequilíbrio fosse causado por subluxações , que são desalinhamentos dos ossos dentro das articulações ou movimentos anormais que interferem no fluxo do impulso nervosos chamados de fixações. Manipulando ossos, músculos e articulações particularmente na coluna. 
Aryele
Os quiroprÁticos se dividem em 
dois grupos principais: 
Os quiropráticos puros – são tradicionalistas, que continuam a acreditar que as subluxações causam dor e a manipulação é a melhor forma de tratamento. Eles sustentam que o tratamento é benéfico para diversas doenças, desde asma até dor nas costas e impotência. 
Os heterodoxos - combinam com a manipulação tradicional com ampla variedade de outras terapias da medicina complementar e alternativa, incluindo massagem, fisioterapia e terapia nutricional. Esses reconhecem a eficácia da quiropraxia para uma variedade mais limitada de problemas, sobretudo dores lombares, agudas, cefaleias e torcicolos. 
Aryele
O que esperar durante um exame quiroprÁtico?
O quiropráticos apalpa, ou sente, as vertebras para detectar desalinhamentos de ossos ou fraquezas musculares, podendo também examinar o reflexos do paciente para analisar o funcionamento neural. Raio x pode ser solicitados para revelar qualquer problema nas articulações. 
Aryele
Como funciona a quiropraxia?
Os críticos alegam que os tratamentos quiropráticos são inúteis, já que vertebras desalinhadas são comuns, inofensivas e voltam ao normal sozinhas. Na pior hipótese, a manipulação quiroprática pode causar lesões graves ao corpo se houver fraturas ou tumores. Outros questionam a premissa de que um sistema nervoso vigoroso seja a base da saúde geral, apontando para os tetraplegicos, que muitas vezes têm órgãos internos saudáveis apesar de grandes lesões nos nervos. Alguns críticos aceitam a eficácia do tratamento quiroprático para tratar outros problemas. Algumas pessoas veem nos quiropráticos os principais guardiões de sua saúde, o que é causa de preocupação, pois eles não tem formação para diagnosticar todas as doenças. Mesmo ainda sendo considerada uma forma de medicina alternativa por muitos médicos convencionais, a quiropraxia está ganhando uma aceitação mais ampla e é licenciada em todos os 50 estados norte-americanos (Gardea et al., 2004)
Aryele
Medicina naturopática
Sistema que visa proporcionar atendimento de saúde holístico, utilizando diversos sistemas tradicionais de cura, incluindo homeopatia, remédios com ervas e medicina oriental tradicional. 
Medicina naturopática
Esse movimento de “volta a natureza” remete a médicos alemães, como Vincent Preissnitz (1799-1851), que se recusava a empregar os tratamentos rudes usados pelos médicos. Enquanto os médicos “tratavam” seus pacientes com mercúrio, sangrias e outras “curas modernas” Preissnitz e outros “médicos da natureza” alemães levavam os pacientes para caminhadas nos bosques e recomendavam dietas para “desintoxicar o corpo”, seguidas por um regime alimentar simples e pelos poderes de cura do ar fresco, da luz solar, e de banhos em fontes termais naturais. 
Aryele
Princípios básicos dos naturopatas 
Ajude a natureza a curar;
não faça mal algum; encontre a causa subjacente; trate toda a pessoa; encoraja a prevenção; reconheça o bem estar; e aja como um professor. 
Aryele
A medicina naturopática integra a medicina de ervas, a nutrição clinica, a homeopatia e, as vezes, outras terapias da medicina complementar e alternativa com os métodos médicos modernos de diagnostico e tratamento. 
A pratica naturopática é regulamentada por lei estadual, e apenas alguns provedores de seguro de saúde cobrem o atendimento naturopática. 
Aryele
Medicina de ervas
Ideuza
 O uso de plantas é cultural e histórico para tratar problemas físicos, mentais e comportamentais. 
Tipos de ervas
Aryele
 Derivados de folhas, talos, casca, flores, frutas, sementes, esxudatos (ceivas) de plantas.
 Podem ser usadas como suplementos, remédios ou chás.
 Medicina chinesa e Medicina de Ervas Ocidental.
Ideuza
Será que as ervas funcionam?
Aryele
25% dos nossos medicamentos derivam-se de ervas;
 Eficácia x Potencial perigoso
 Conclusão: Algumas ervas podem ser benéficas para determinadas doenças.
Beatriz
Aryele
 Será que as modificações na dieta e nos suplementos alimentares funcionam?
 Preocupações com a segurança
O que esperar de uma visita ao naturopata?
 Será que a naturopatia funciona?
Ideuza
Suplementos alimentares
Aryele
 Segunda grande ênfase da naturoterapia e mais conhecido tratamento da medicina complementar e alternativa.
 Exemplo de suplementos: Vitamina E para retarnar o envelhecimento. C para prevenir e auxiliar o tratamento da gripe. A para calcificar os ossos, entre outras.
Ideuza
Suplementos alimentares
Aryele
 Serventia: para corrigir deficiências alimentares ou para desencadear um efeito terapêutico.
Ideuza
Medicina alimentar
Aryele
 Serventia: para corrigir deficiências alimentares ou para desencadear um efeito terapêutico.
Ideuza
 Dietas concentradas em evitar algum alimentos “desencadeadores” (açucar, trigo, laticíneos) são receitas importantes para alguns problemas de saúde.
Olhando em frente: A medicina complementar no século xxi
 O melhor dos dois mundos;
 A política da medicina
Wedson
Equipe:
Alessandra Gonçalves
Aryele Lima
Beatriz
Claudia Juciana
Ideusa
Luiz Wedson
Mayara de Oliveira
Priscila Hellen
Vivianne
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais