Buscar

estudo dirigido em fisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDOS DIRIGIDOS 
ED 1 
1. Descreva a estrutura da membrana b iológica das células, incluindo a 
localização, tipo e função de cada componente principal . 
A membrana é formada por uma bicamada lipídica, colesterol e mosaico 
fluído, proteínas. Os fosfolipídios possuem a cabeça de glicerol h drofílica localizada do lado interior da membrana, e as caudas de ácidos graxos hidrofóbicas localizadas no lado externo, possuem a fu nção de manter a estrutura da membrana. A membrana também possui dois tipos d e prote ína, as integrais que atravessam a membrana por completo, e as pe riféricas que se apresentam em só uma d as faces da membrana. A função das proteínas não é apenas uma, p orém preferencialmente trabalha com o transporte, f azendo túneis para que as substâncias possam sair ou en trar nas células, fu ncionam também como receptores da membrana, que rece bem os sinais de su bstâncias que levam alguma mensagem para a célula. Favorecem a junção de células que se complementam em um te cido e são o ponto onde o citoesqueleto se firma. 
2. Quais são os compartimentos do corpo humano e suas subdivisões e o que contém cada um? 
Nosso corpo p ossui d ois compartimentos, o liquido intracelular e o 
liquido extracelular. As subdivisões do LEC são o plasma (dentro dos vasos sanguíneos) e o líqui do inte rsticial (Entre vasos e a membrana), enquanto o LIC n ão possui subdivisões. No liquido extracelular en contramos o sódio, cloreto e bicarbonato, cálcio e pH mais bá sico; No liquido intracelular te mos a presença de potássio, magnésio, proteínas e fosfatos orgânicos com carga negativa. 
3. A. Quais os siste mas em que no sso organismo é dividido, e quais suas f unções gerais? O nosso organismo é dividido em seis sistemas principais: O sistema nervoso, locomoto r, digestório, circulatório, respiratório e excretor. O sistema nervoso têm como principal órgão o cérebro, e le regula e comanda as atividades do no sso co rpo. O sistema lo comotor, é responsável pelo movimento do corpo, é uma junção do sistema esquelético com o sistema muscular. O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos que 
ingerimos. O sistema circulató rio é resp onsável po r levar nu trientes e também 
oxigênio para o corpo. A f unção do sistema respiratório é auxiliar uma troca 
de gases do nosso corpo com o ar atmosférico, levando oxigênio para o 
sangue e assim também para as células. O sistema excretor é responsável por eliminar do corpo substâncias e res íduos que não são necessários para o nosso corpo. 
B. No que isso se relaciona com o conceito de integração? 
Todos o s sistema s trabalham juntos para fazer uma coisa simples, como 
por exemplo se alimentar. Um sistema completa o outro, ao sentirmos
fome quem está trabalhando é o sistema nervoso, no s mandando sinal de fome e que precisamos no s alimentar, então o sistema locomotor entra em ação para nos locomover até o alimento, pegá-lo e levarmos até a boca, então após ingerirmos o a limento o sistema digestór io digere o alim ento e o que é ú til para nosso corpo é jogado no sistema circulatório para que os nutrientes sejam espalhados para o nosso corpo, graças ao sistema respiratório que realiza a troca de gases e então, o sistema e xcretor elimina os resíduos qu e não serão úteis para o nosso corpo. Sendo assim, todos os sistemas são interligados e todos trabalham juntos para que possamos fazer um simples ato de comer. 
4. Quais são os tipos de transportes através de membranas estudados em aula? Explique e diferencie cada um e dê exemplos. 
Transporte passivo: Osmose, difusão simples, difusão facilitada. 
Transporte ativo (primário e secundário): bomba de sódio e potássio. 
Osmose: Não é a difusão de água, mas f az o transporte devido à 
diferença de pressão, é o fluxo de á gua através de uma m embrana com 
permeabilidade seletiva que acontece graças a diferença de concentração do soluto, que gera uma pressão osmótica. Como por exemplo quando cloro é jogado na piscina, ele se espa lha por ela até ficar homogêneo, indo do me io mais concentrado para o menos. Difusão simples: A difusão simples não p ossui gastos de en ergia, por isso é considerado passivo. Possui um m ovimento térmico aleatório das moléculas, vai do meio mais concentrado para o de menor concentração, neste transporte é importante levar em consideração a área de contato, espessura da membrana e as características da molécula. Como por exemplo o oxigênio que entra com grande facilidade e sem necessidade de um facilitador nas células. 
Difusão facilitada: Basicamente igual à difusão simples, porém ne cessita 
de um facilitador para o processo, como por exemplo para fazer o processo de difusão da glicose, é necessário o glut como facilitador. 
Transporte ativo: Este é um transporte que vai contra o gradiente, 
necessita do uso da energia de ATP que faz o trabalho do transporte, ajuda a membrana se manter mais negativa, como por exemplo co m a bomba de só dio e potássio, passando sódio para o exterior da célula e potássio para o interior. Transporte ativo secundário: Faz o transporte de dois ou m ais solutos ao mesmo tempo, tendo um uso indireto de ATP co m gasto de energia. Também pode ser dividida entre antiporte e simporte. No simporte as su bstâncias são transportadas na mesma direção que o sódio, como por e xemplo o transporte de sódio e glicose. O antiporte acontece na direção oposta do sódio como por exemplo o trocador de cálcio e sódio. 
5. O que é homeostase? Dê exemplos e explique. 
Homeostase tenta equilibrar o nosso meio interno. As mudanças 
ambientais me xem com no ssos tecidos, órgãos e células, no sso corpo precisa reagir para que no nosso interior tudo continue estável. Como por exemplo, quando a temperatura do corpo está muito fri a, os músculos tremem para aquecê-lo. 
6. O que é retroalimentação? Dê exemplos e explique. 
A retroalimentação é um mecanismo de controle que através da 
informação sensorial sobre alguma variável, faz um controle dos p rocessos internos do organismo. Pode ser tanto positiva (quando incrementa) ou negativa (contrariando a alteração). Como por exemplo o sistema de transpiração, quando a temperatura amb iental f ica quente demais n osso corpo reage com o suor, para humedecer a nossa p ele e assim no s resfriar um pouco por dentro, para que a nossa temperatura corporal interna continue em torno dos 36º, pois se esquentarmos demais no interior ó rgãos poderão ser afetados, e quando o corpo está resfriado o suficiente o suor é interrompido 
7. O quê são canais iônicos? Quais são os tipos de canais de acordo com a 
regulação de sua abertura e fechamento? 
Canais iônicos são proteínas que estão integradas na m embrana, fazem 
um processo seletivo d o que pode ou não entrar nas células. Estas são 
controladas pelos gates, que são comportas que podem abrir ou fecha r a 
passagem. Existem dois tipos de abertura e fechamento: Voltagem -
dependentes, que abrem e fecham de acordo com a variação de cargas ou 
Ligando-dependentes que dependem das substâncias químicas para abrirem ou fecharem os gates. 
8. Qual a sequência de eventos de um potencial d e ação e como ocorre a 
propagação dele no neurônio ou o impulso nervoso neuronal? 
A sequência de eventos de um potencial d e ação é: Pequena 
despolarização, abertura do canal de só dio (rápida despolarização), inversão da polarização inativa e saída de potássio repolarizando a membrana. A propagação dele ocorre ao longo d o axônio virando uma sequência de potenciais, um diferente do outro. As cargas +s de ntro d a célula vão e m direção às cargas –s no ponto adjacente = despolarização. 
9. Quais os tipos e subtipos principais de sinapses? Explique suas características e diferenças e dê exemplos. 
Os tipos de sinapses são: Elétrica e Química. A sinapse elétrica f lui p or 
vias baixas d e resistê ncia, é sel etiva deixando passar apenas moléculas de 1200 a 1500kDa e íons, é formada po r canais com as proteínas conex inas, não possui atrasos sinápticos, são geralmente
bidirecionais , possuem um a traso sináptico e funcionam em mú sculos cardíaco e lisos Ex: Neurônio-Neurônio. A sinapse química é unidirecional, ocorre n o espaço entre as membranas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais