Buscar

QUESTIONÁRIO CIRCULATORIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO PARA TIRAR 10 EM ANATOMIA 1
circulatório
36. O que são humores e quais as suas funções?
Humores são o sangue (sistema vascular sanguíneo) e a linfa (sistema vascular linfático). Sua função é a nutrição, transporte de resíduos orgânicos, transporte de gases, defesa orgânica (sistema linfático), condução de hormônios (endócrino – corrente sanguínea)
37. Caracterize o sistema vascular sanguíneo.
O sistema vascular sanguíneo é composto pelo coração e pelos vasos condutores de sangue (artérias, veias e capilares). Apresentam em comum o fato de conterem sangue em seu interior e a diferença está nos tecidos que o compõem.
38. Descreva o coração.
Bomba pulsátil dividida em coração direito e coração esquerdo, de acordo com a concentração de gases: o coração direito com sangue venoso, rico em CO2, e o coração esquerdo, com sangue arterial, rico em O2. É um órgão dinâmico devido aos processos de sístole e diástole. 
Anatomicamente o coração tem a base voltada crânio dorsalmente e o ápice voltado caudo- ventralmente e apresenta-se inclinado num plano oblíquo Está localizado no interior da cavidade torácica. O coração direito disposto no mediastino cranial e o coração esquerdo disposto no mediastino caudal. Está intimamente relacionado com os pulmões direito e esquerdo. O coração tem o esterno como assoalho, as costelas como paredes laterais e as vértebras como teto. 
Apresenta uma base composta de vasos que entram e saem do coração, parte no coração direito e parte no coração esquerdo. Apresenta um ápice formado exclusivamente pelo ventrículo esquerdo. Apresenta 3 camadas o epicárdio, formado pela lâmina visceral do pericárdio seroso em íntimo contato com o órgão; o miocárdio formado pelo músculo estriado esquelético cardíaco, responsável pela contração muscular e a saída do sangue das câmaras e o endocárdio revestindo internamente o coração, protegendo as câmaras e as válvulas. É revestido externamente pelo pericárdio, o qual se divide em pericárdio fibroso e pericárdio seroso , que se divide em lâmina parietal e lâmina visceral (epicárdio). Estas lâminas são ricas em líquido seroso. O pericárdio protege e estabiliza o coração. 
Internamente o coração direito e esquerdo é subdividido em quatro câmaras: átrio direito com a aurícula direita e ventrículo direito e entre eles a valva atrioventricular direita e átrio esquerdo com a aurícula esquerda e ventrículo esquerdo e entre eles a valva atrioventricular esquerda. Os ventrículos apresentam músculos papilares, trabéculas cárneas, trabécula septo marginal, corda tendíneas e a valva da aorta, no ventrículo esquerdo, e a valva do tronco pulmonar no ventrículo direito. Há dois septos um interatrial e o septo interventricular. O septo coronário circunda o coração na sua base.
O coração possui sistema próprio de condução e estímulo nervoso autônomo (simpático e parassimpático) que garantem um aumento ou uma inibição da frequência cardíaca. Este sistema é dado pelo nó sinoatrial, nó átrio-ventricular e fascículo.
39. O que diferencia uma artéria, uma veia e um capilar?
A diferença está na constituição e na proporção das 3 camadas que cada uma contém camada externa, camada média (lisa) e endotélio. Daí o fato de existir artérias e veias de grande calibre, médio calibre e pequeno calibre. 
40. Caminho da linfa.
Linfa é o subproduto do metabolismo celular e segue por dois caminhos, sendo que ambos desembocam na veia cava caudal no átrio direito.
O sangue precisa ser filtrado e passa do capilar pulmonar, para os capilares linfáticos, vasos linfáticos aferentes, entrando no linfonodo, onde será filtrado. Em seguida segue para os vasos linfáticos eferentes, desembocando na veia cava caudal no átrio direito. Da mesma forma o sangue dos capilares sanguíneos precisam ser filtrados e passam para os capilares linfáticos, vasos linfáticos aferente, desembocando nos linfonodos, onde será filtrado, seguindo pelos vasos linfáticos eferentes , desembocando na veia cava caudal no átrio direito
41. Defina linfonodo, tonsilas, timo.
LINFONODO: funcionam como filtradores de sangue e fagocitose. Estão localizados na cabeça, pescoço e órgãos.
TONSILAS: são nódulos linfáticos que fazem parte da mucosa da faringe e estão divididas em dois tipos: com cripta – palatinas – e sem cripta.
TIMO: órgão linfoide primário responsável pela produção dos linfócitos T. Está dividido em lobo cervical, lobo intermédio e lobo torácico. 
42. Quais as funções do baço?
Maior massa de tecido linfático possuindo múltiplas funções: formação de células sanguíneas, destruição de hemácias (hemocaterese), filtração e armazenamento de sangue, fagocitose, participação nas respostas imunológicas. 
43. Como é dividido o sistema linfático?
O sistema linfático é dividido em vasos condutores de linfa (capilares linfáticos, vasos linfáticos e tronco linfático) e órgãos linfoides: linfonodos, tonsilas, hemolinfonodos, timo e baço.
44. Dê o caminho do sangue na pequena circulação e na grande circulação.
Pequena circulação:
Ventrículo direito → óstio do tronco pulmonar → valva pulmonar → artéria pulmonar direita e esquerda →artéria de médio calibre → artéria de pequeno calibre → arteríolas → capilares (ocorre a hematose) → vênulas → veias de pequeno calibre → veias de médio calibre → veias pulmonares (grande calibre) → óstio das veias pulmonares → átrio esquerdo
Grande circulação:
ventrículo esquerdo →óstio da aorta → valva aórtica → aorta → artérias de médio calibre → artérias de pequeno calibre → arteríolas → capilares → vênulas → veias de pequeno calibre → veias de médio calibre→ veias cavas cranial e caudal → óstio das veias cavas cranial e caudal → átrio direito → valva atrioventricular direita → ventrículo direito
45. Defina circulação portal.
Circulação portal:
Nesta circulação um tronco venoso está interposto entre duas redes capitalares. Os exemplos de circulação portal é o sistema porta-hepático e o sistema porta-hipofisário. No primeiro, a veia porta está situada entre capilares do intestino e do fígado.
45. Defina circulação fetal.
Circulação fetal:
O sangue oxigenado procedente da placenta chega ao feto através da veia umbilical. Ao nível do fígado a veia umbilical se anastomosa com ramos da veia aorta formando uma dilatação o seio umbílico-portal, do qual parte um vaso, o ducto venoso ou ducto de Arantio, que leva o sangue até a veia cava caudal. Na veia cava caudal desemboca, junto com a veia cava cranial, no átrio direito, de onde o sangue passa para o ventrículo direito como, em sua maior parte, ao átrio esquerdo através do forame oval. Ao átrio esquerdo também chega, em pequena quantidade, sangue dos pulmões através das veias pulmonares. Do átrio esquerdo o sangue passa ao Ventrículo esquerdo e deste à aorta. O sangue que passou do átrio direito ao ventrículo direito sai pela artéria tronco pulmonar, mas boa parte dele é desviada para a artéria aorta através do ducto arterial. Pela artéria aorta o sangue é distribuído a todo o corpo do feto, voltando à placenta por meio das artérias umbilicais que são ramos das artérias ilíacas internas.
RESUMO:
Placenta → veia umbilical → fígado → veia aorta → seio umbilical-portal → ducto venoso → veia cava caudal → veia cava cranial → átrio direito → forame oval → átrio esquerdo → ventrículo esquerdo → aorta → e átrio direito → ventrículo direito → artéria do tronco pulmonar → aorta → ducto arterial → corpo do feto → artérias umbilicais → placenta 
ALÉM DE ESTUDAR, DÁ UMA REZADINHA COM OS BICHANOS DA CASA PODE AJUDAR...

Continue navegando