Buscar

Justiça, Política e Desigualdade na Construção da Nova Ordem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Continuação das questões..
De acordo com o texto Justiça e política há 2 formas de institucionalização . Diferença existente por conta de duas experiências paradigmáticas no processo de criação dos Estados liberais: a norte americana e a francesa. Comente as diferenças e explique o pensamento de Tocqueville sobre a realidade americana:
Ele acreditava que o processo das garantias das liberdades individuais na américa era muito mais eficaz que o francês principalmente por conta do Judiciário nesses diferentes países. Em um, o judiciário regulava os conflitos e exercia o papel político, no caso americano. Ele evita o risco de uma democracia despótica, que é um tipo de problema político que ocorre dentro da democracia, a vontade da maioria sendo exercida. Na visão dele, é um problema importante dentro da democracia. O judiciário era a única forma de evitar isso, pois deteria a vontade da maioria (poder legislativo). O aumento da inveja, outro problema, era um temor da maioria com relação à propriedade. A esperança de alcançar a igualdade é presente dentro da democracia, coisa que pode não ser alcançada, caso não haja um bloqueio dessa liberdade, principalmente em questão da liberdade.
Qual a importância do texto “discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdades” dos homens para a construção de uma nova ordem política?
Estabelece que a desigualdade é política, e não natural. É um processo político histórico. A partir do conhecimento da desigualdade, que a desigualdade é política, significa que foi construída numa série de interesses. Conjunto de instituições que deram à desigualdade uma aparência de legalidade, protegida pelas forças do Estado. É necessário construir uma nova ordem política, segundo Rosseau. Essa desigualdade que tem ar de continuidade legal, é cristalizada, e quem a ameaça sente o peso da lei, pois o Estado é construído para proteger a desigualdade, e assim, as pessoas se conformam com esta desigualdade. Marx discorda desta ideia. Quem controla os meios de produção também controla as ideias, segundo Marx... as pessoas são levadas pelos meios de comunicação a se acostumar com esse sistema, a não reivindicar, a luta tem que ser contra essas ideias. A partir da conclusão que a desigualdade é política é que se pode pensar num novo modelo. Para entender o contrato social, é preciso ler antes esse texto, que é uma resposta a ele. É preciso que haja uma revolução e um novo sistema político onde as pessoas participem em condição de igualdade. Somente com o contrato social é permitido conseguir a liberdade, pois só com a igualdade há liberdade, para Rosseau.
Para Rosseau a cidadania é inalienável, infalível e invisível... o que isso significa??
Ela começa falando de Burke...
Burke defende a representação, ninguém é infalível, há disputas, defensor dos partidos políticos, para ele não existe uma verdade única, existem várias verdades, para evitar o esquema de perfeição(vontade geral prevalece) é preciso o Parlamento, as eleições, os partidos políticos, acredita na experiência, sem rupturas.O processo atual vem de experiências passadas, a sociedade é feita de pactos, numa visão concreta da realidade, para ele. Rosseau aposta na vontade geral pois é infalível, a vontade da maioria que visa o bem comum não corre risco, pois a população jamais fará algo prejudicial a ela... ela pode se tornar uma tirania na perspectiva de outro autores, mas não pra Rosseau, pra ele ela é infalível. A democracia sempre pode ser ameaçada pela vontade da maioria. Ele diz que as leis podem ser justas.
	
Na visão de Tocqueville o judiciário está sempre ameaçado. Porque??
Poder estabelecido por um grupo quase aristocrático. As pessoas não decidem por ele, ou seja, a questão da desigualdade fica ameaçada, depois de tantos anos de luta para conseguir a igualdade. Sempre que se colocam leis que a maioria não quer, há questionamento.
Fiquem atentos à:
Minorias (Stuat Mill) – Só se pode ter uma democracia se existem direitos das minorias. É preciso criar um sistema de votos proporcional para que a minoria tenha representatividade no parlamento. A melhor forma de governo é o representativo, porém nem todas as revoluções, sociedades, tem a possibilidade de ter um governo representativo. Voto secreto, controle das campanhas políticas são exemplo disso. É preciso que a população acredite que o sistema é importante e as assembleias cumpram seus papéis.
Revolução Inglesa se preocupou com a constituição inglesa. A Francesa se preocupou com o que ia acontecer, com a promessa de construção de um processo igualitário.

Outros materiais

Outros materiais