Buscar

Gabarito AD2 Avaliação e Educação 2010.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em Pedagogia - EAD
Unirio/Cederj
Segunda Avaliação a Distância (AD2) – 2010.2
Disciplina: AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO (LICENCIATURA EM PEDAGOGIA)
MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO (CURRÍCULO ANTIGO)
Coordenação: Claudia Fernandes
Conteúdo: aulas 10 a 12 (Textos 6 e 7)
Entrega: pelos correios até 01/11/10 (segunda) e nos pólos até 06/11/10 (sábado)
	Nome:
	Matrícula:
	Pólo:
	Email:
Prezados alunos,
Esta avaliação faz parte do seu processo de aprendizagem. Desta forma, é importante que você leia os textos indicados para estudo, seguindo alguns procedimentos fundamentais para conhecer ou ampliar o seu conhecimento sobre os autores, bem como exercitar algumas estratégias de leitura que possibilitarão a compreensão dos conteúdos abordados.
Antes de fazer as questões referentes à AD2, siga as orientações do roteiro, como por exemplo, marcar no texto suas dúvidas e tirá-las pesquisando em livros, procurando o tutor de seu pólo ou a tutoria a distância. 
Bom estudo e boa avaliação!
QUESTÕES AD2 – AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO
OBS: Sua resposta será avaliada a partir de sua argumentação (coerência e coesão) com base na leitura dos textos.
Questão 1 (2,5 pontos)
A partir da leitura do texto 6, Avaliar: O ato tecido pelas imprecisões do cotidiano, discuta a importância do saber, do não saber e do ainda não saber como elementos importantes a ser considerados em uma avaliação como prática de investigação (Até 15 linhas).
O ainda não saber significa o movimento de construção de conhecimentos que atravessa a interação professor/aluno. Não saber poderia remeter a uma avaliação negativa, freqüentemente identificada com o fim de um processo que leva a um resultado desfavorável, é a impossibilidade de seguir adiante.
O ainda não saber, indica que todo conhecimento pode ser ampliado e todo saber, ou não saber, redefinido. Sendo assim, todo conhecimento, como todo desconhecimento, é provisório e parcial, o que permanece é o ainda não saber, que revela a possibilidade e a necessidade de novos e mais profundos conhecimentos.
A avaliação como prática de investigação coloca em diálogo o saber e o não saber tecendo novos e mais profundos conhecimentos e propondo o ainda não saber como alternativa ao antagonismo entre saber e não saber.
Questão 2 (2,5 pontos)
Segundo Esteban, “É a complexidade, não a simplificação, que pode caracterizar os processos desenvolvidos na sala de aula e nos ajudar a compreendê-los”. Discuta essa afirmação levando em consideração as relações entre o cotidiano escolar, vivenciado por professores e alunos, e o ato de avaliar como prática de investigação (Até 15 linhas).
Ainda que a sala de aula seja constituída por imprevistos, desordem e diferenças, as práticas escolares muitas vezes ainda são estruturadas com base a conduzir a homogeneidade, à convergência, à linearidade, a ordem. A uniformidade simplifica a realidade e fragmenta a realidade da sala de aula. 
O professor que considera o ato de avaliar como prática de investigação, ao avaliar o processo de ensino-aprendizagem deve considerar a sala de aula como um lugar múltiplo, onde se cruzam saberes e desejos diversos e que convida ao diálogo, um lugar marcado pela complexidade, exigindo múltiplos olhares, de diversas perspectivas, para apreender sua dinâmica e as diferentes possibilidades de ação.
Questão 3 (2,5 pontos)
No texto 7, Fernandes afirma que “a implementação dos ciclos nas escolas traz implicações para a sociedade, para o cotidiano da escola e para as práticas avaliativas”. Que implicações são essas? (Até 15 linhas).
	As implicações estão relacionadas a:
necessidade de reflexão sobre a função social da escola, tendo em vista a garantia do direito à educação;
revisão das práticas avaliativas no sentido de que elas de fato viabilizem um acompanhamento criterioso do processo ensino-aprendizagem, com vistas à superação das dificuldades encontradas e ao replanejamento do trabalho pedagógico, não assumindo, portanto, um viés classificatório;
reorganização dos tempos e espaços escolares, bem como estabelecimento de um trabalho mais compartilhado pela equipe docente;
necessária discussão sobre o currículo, visando superar a fragmentação entre os disciplinas escolares, a fim de que os conteúdos não fiquem destituídos de sentido para os alunos.
Questão 4 (2,5 pontos)
Existem diferenças entre a proposta de ciclos e a promoção automática? Justifique sua resposta. (Até 15 linhas).
	Pelas questões apontadas na resposta acima, verifica-se que a proposta de ciclos é muito diferente da ideia de promoção automática que visa apenas a correção do fluxo dos alunos, sem, contudo, considerar o processo educacional dos alunos.
	A avaliação continuada constante nos ciclos visa respeitar os diversos ritmos de aprendizagem dos alunos e leva em consideração as diferentes fases de desenvolvimento. Assim, evita-se o equívoco de colocar em uma mesma turma alunos com idades (e interesses) muito distintos.
�
_161377852.doc

Continue navegando