Buscar

Consumo Sustentável

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS – CETAM
DIRETORIA ACADÊMICA
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT
RELATÓRIO TÉCNICO EM MELHORIA CONTÍNUA
INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE: 
CONSUMO SUSTENTÁVEL
Manaus – AM
2016
MARCOS VENICIUS BORGES DE SOUZA
RELATÓRIO TÉCNICO EM MELHORIA CONTÍNUA
INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE: 
CONSUMO SUSTENTÁVEL
Relatório apresentado ao Centro de Educação Tecnológico do Amazonas – CETAM, para obtenção da nota parcial na disciplina: Melhoria Contínua Inovação e Produtividade.
Professor: Eneas Andrade
Manaus – AM
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4
3. CONCLUSÃO..........................................................................................................6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................7
1. INTRODUÇÃO
A Qualidade é um mecanismo fundamental para o aprimoramento, facilitação, e melhoria dos processos de fabricação, da mesma forma que a sustentabilidade visa, de forma indireta, os mesmos. Ao consumirmos um determinado produto ou serviço devemos nos atentar se é sustentável ou não.
O termo “Consumo Sustentável” basicamente refere-se à adequada escolha de produtos que causem um menor impacto, tanto ambiental como social e econômico, além da aquisição responsável abstendo-se do consumismo. Assim como a extensão de sua vida útil, evitando o acúmulo de resíduos danosos a saúde e ao meio ambiente em que vivemos.
Neste trabalho, serão apontadas as diretrizes a respeito do tema, de forma clara e coesa, afim de divulgar este importante campo da Sustentabilidade que definirá o futuro das próximas gerações.
2. DESENVOLVIMENTO
A Agenda 21 Global, assinada em 1992 pela ONU no evento Rio 92, descreve em seu 4º capítulo a importância de se atentar para o consumo, pois tem sido um dos principais causadores de impactos sociais e ambientais. Nessa conferência, foram demonstrados os benefícios do Consumo Sustentável ao mundo, com seu cunho preservativo consciente.
No Consumo Sustentável, a ideia é utilizar e explorar, na menor quantidade possível, recursos naturais na manufatura e extração de recursos de qualquer espécie. Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais.
Estatisticamente falando, em 2020, 117 milhões de brasileiros farão parte da nova classe média. Este momento singular na História do Brasil tem reflexo no aumento do consumo: carros, imóveis, celulares, etc. Não há razão para impedir que esta demanda reprimida de consumo seja refreada, pois o consumo fortalece nossa economia. No entanto, é a oportunidade histórica de abandonar os padrões de consumo exagerado copiados de países de primeira industrialização e estabelecer padrões brasileiros de consumo em harmonia com o meio ambiente, a saúde humana e com a sociedade.
Consumo consciente, consumo verde, consumo responsável são nuances do Consumo Sustentável, cada um focando uma dimensão do consumo. O consumo consciente é o conceito mais amplo e simples de aplicar no dia a dia: basta estar atento à forma como consumimos, diminuindo o desperdício de água e energia, e às nossas escolhas de compra, privilegiando produtos e empresas responsáveis. A partir do consumo consciente, a sociedade envia um recado ao setor produtivo de que quer que lhe sejam ofertados produtos e serviços que tragam impactos positivos ou reduzam significativamente os impactos negativos no acumulado do consumo de todos os cidadãos de suas respectivas nações.
Muitas empresas estão observando seus padrões de consumo, buscando formas de diminuição da degradação dos recursos naturais de nosso planeta. Dessa forma, adquirem um novo mercado e ainda conseguem, a longo prazo, reduzir custos com produção, energia, entre outros.
Muitas medidas de consumo responsável podem ser adotadas por cada pessoa, dentre elas: Fazer a reciclagem de lixo material (plástico, metais, papéis); realizar compostagem, transformando resíduos orgânicos em adubo; diminuir o consumo de energia; tomar banhos rápidos; optar por aparelhos de baixo consumo de energia; utilizar sacolas ecológicas no supermercado; diminuir a impressão de documentos e utilizar papel reciclável; trocar o transporte individual por coletivo ou bicicleta; usar lâmpadas eletrônicas ou LED, pois consomem menos energia elétrica do que as incandescentes. Com atitudes simples, podemos contribuir para a preservação do nosso mundo.
.
3. CONCLUSÃO
A preocupação com as questões ambientais e com o Consumo Sustentável é de suma importância para um profissional da Qualidade, pois não podemos satisfazer a requisitos de fabricação sem antes analisarmos a situação da sociedade e o futuro do nosso mundo, tendo em vista que as operações de uma empresa impactam diretamente no meio ambiente.
Com a implementação dessas práticas, uma organização tornasse mais rentável e consegue propagar essa cultura a todos os colaboradores, clientes, e a sociedade como um todo.
Consumindo sustentavelmente, proporcionaremos condições para que as próximas gerações possam ter um ecossistema, tendo a possibilidade de continuar o progresso e manutenção da vida em nosso planeta.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – Consumo Sustentável. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/conceitos/consumo-sustentavel>. Acessado em: 01/03/2016 às 19h07.

Continue navegando