Buscar

2017 2.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA
UNIVERSO E SISTEMA SOLAR
MAPUTO, MARÇO DE 2017
*
*
Define-se universo como sendo o conjunto de tudo que existe na terra e fora dela, isto é, é o conjunto de milhares e milhares de galáxias. 
O Universo subdivide-se em aglomerados de galaxias. 
Os aglomerados subdividem-se em grupos de galáxias .
*
*
Galáxia é o nome dado ao grupo de estrelas, poeira cósmica e gases.
 As galáxias em sistemas solares, contendo corpos celestes como estrelas, planetas, asteróides, cometas, meteorítos, satélites, dentre outros.
*
*
As galáxias não possuem formas uniformes, pelo contrário, elas apresentam diversas morfologias, dentre elas as principais são: 
-Galáxias espirais (constituídas por braços de estrelas e nuvens de poeira);
-Elípticas (possuem forma elíptica);
-Irregulares (não possuem forma definida) e;
-Anãs (são galáxias menores). 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Uma galáxia é um gigantesco sistema formado por milhões, bilhões ou trilhões de estrelas e outros corpos celestes, que permanecem ligados entre si devido às interações gravitacionais.
As galáxias estão representadas no espaço de forma isolada, sendo possível contemplar a olho nú, a partir da Terra, apena três delas: Ândromeda, Grande e Pequena Nuvem de Magalhães.
*
*
A Via Láctea é a galaxia onde se encontra o Sol, em torno do qual, giram os 8 planetas principais com os seus satélites, asteróides e cometas, que com ele formam o Sistema Solar. 
A Via Láctea é exemplo de uma galáxia espiral porque possui um núcleo e grandes braços espirais formados por estrelas e nuvens de poeira cósmica.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
A ciência voltada ao estudo da estrutura, evolução e composição do universo no seu todo denomina-se Cosmologia. 
A Astronomia responsabiliza-se no estudo dos corpos celestes ou astros, utilizando conhecimentos científicos disponíveis (física, química e matemática).
*
*
Segundo a Teoria do Big Bang, o universo teria surgido de uma grande explosão cósmica e sua expansão, criando o espaço e o tempo, a cerca de 20 Biliões de anos.
Antes desse instante, toda a matéria e energia estavam concentradas num único ponto de densidade inconcebível.
 
 
*
*
Desde aquele instante, num processo que ainda continua, o universo expandiu-se e diluiu-se para formar galáxias e estrelas.
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaitre (1894-1966). 
*
*
Segundo os cosmólogos, o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e desde então, tem se resfriado pela expansão . 
A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação.
*
*
A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo actual, proporcionou e ainda proporciona vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade nos humanos, desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos. 
 
*
*
Até o momento, a explicação mais aceite sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica, é baseada na teoria da Grande Explosão -Big Bang. Ela apoia-se em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
OUTRAS TEORIAS RELACIONADAS COM A ORIGEM DO UNIVERSO E DO SISTEMA SOLAR (INVESTIGAR)
1-Teoria de colisão;
2-Teoria Nebular;
3-Teoria de captura inicial;
4-Teoria Moderna.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
O sistema solar é constituido por uma estrela (Sol) e por planetas principais (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpter, Saturno, Urano e Neptuno), por dezenas de planetas secundários ou satélites, cometas, asteróides, meteorítos, gases e poeiras cósmicas.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Corpos celestes ou astros-Conjunto da matéria e de energia existente no espaço. Podem organizar-se em conjuntos cada vez maiores. 
De acordo com as suas características, os corpos celestes ou astros denomina-se:
-Estrelas (Sol), Planetas (terra), Asteróides , Cometas, Meteoritos e Satelites (lua).
*
*
ESTRELAS (SOL)
-Corpos luminosos que se formaram a partir da aglomeração de núvens de gas;
-Geram e emitem grandes quantidades de energia;
-Mantem as suas posições relativas no espaço;
-Atraem outros astros de menor tamanho (planetas e cometas) a girar a sua volta.
*
*
O SOL
*
*
*
*
Tipos de Planetas
 O nosso sistema solar é composto por dois tipos de planetas: 
1-Rochosos 
2-Gigantes e gasosos 
*
*
Rochosos
Aquando da formação do sistema solar, os ventos solares afastam os elementos mais leves, restando apenas poeiras e átomos pesados que se condensam para formar os planetas. 
Mercúrio, Vénus, Terra e Marte, os quatro planetas interiores, são exemplos de planetas rochosos formados deste modo. 
*
*
Os planetas interiores encontram-se mais próximos do Sol. Formam o grupo dos planetas telúricos ou terrestres, que têm em comum uma crusta sólida, formada sobretudo por silicatos, além de um núcleo composto primariamente por Ferro e depois Níquel. 
*
*
Gigantes e gasosos 
Os elementos mais leves, principalmente hidrogénio e hélio, entre outros, que são afastados pelos ventos solares, também se condensam formando planetas. 
Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno, são exemplos de planetas gigantes gasosos formados deste modo. 
*
*
Nosso sistema solar e os planetas que nele orbitam formaram-se há ácerca de 4,6 bilhões de anos, quando o Universo já tinha cerca de 20 bilhões de anos.
*
*
PLANETAS
São astros esferoidais e pouco brilhantes por reflectirem parte da luz que recebem das estrelas; 
Os mesmos giram em torno de corpos celestes de maior dimensão.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
MOVIMENTO DOS PLANETAS
-Todos planetas efectuam 2 tipos de movimentos. Um em volta de si mesmo (rotação) e o outro a volta do Sol (translação).
-O movimento de rotação realiza-se no sentido dos ponteiros do relógio.
*
*
A Terra realiza diversos movimentos, porém os principais são os de rotação e translação. 
O primeiro corresponde ao movimento que a Terra realiza em torno de si mesma e que requer vinte quatro horas para ser concretizado. É responsável pelo surgimento/sucessão dos dias e das noites.
*
*
O segundo corresponde ao movimento que a Terra realiza em torno do sol e para completá-lo, são necessários 365 (ano comum)
ou 366 dias (ano bissexto).
 O movimento de translação é responsável pelo surgimento das estações do ano. Essa variação no clima, corresponde às posições que a Terra se encontra em relação ao sol, em determinados períodos do ano.
*
*
*
*
*
*
ASTERÓIDES
-Corpos irregulares e de diferentes tamanhos, formados a partir da aglomeração da matéria que não conseguiu se agregar num corpo maior;
-Os corpos irregulares resultam da explosão de um planeta pré-existente.
*
*
Um asteróide é um corpo menor do sistema solar, geralmente da ordem de algumas centenas de quilômetros apenas. São milhões de corpos rochosos que giram ao redor do Sol. 
Da Terra, só podem ser observados por meio de telescópio.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
COMETAS
Os cometas são aglomerados formados essencialmente por gelo ( água e gás carbônico, dentre outras substâncias) e pequenos fragmentos de materiais rochosos, que giram em torno de estrelas. Possuem uma tragetória variável. 
Ex: Cometa halley.
*
*
*
*
METEORÍTOS
São fragmentos de rochas que se formam a partir de cometas e asteróides. 
 Orbitam o Sol e permeiam todo o espaço interplanetário. Com frequência, essas partículas penetram na atmosfera da Terra com enorme velocidade (dezenas de quilômetros por segundo), o que provoca sua combustão e consequente vaporização, produzindo substancial brilho.
*
*
*
*
*
*
SATÉLITES
-Planetas menores que giram a volta dos planetas principais;
-A lua é o único satélite da Terra;
*
*
*
*
Dimensões do Sol e dos Planetas do Sistema Solar
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais