Buscar

A BLACK MUSIC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A BLACK MUSIC
 A Black Music começou na África do Norte. Os negros africanos receberam muita influência dos árabes e judeus, povos semitas e por esse motivo suas canções têm um tipo percussivo (rítmico) de falar as sílabas. Na cultura africana eles têm o costume de cantar com respostas, as chamadas Melopeias: repetição de uma frase que dá suporte para que o solista possa improvisar.
 A escravidão africana não se encarregou de espalhar apenas negros e negras escravos pelas colônias inglesas, espanhola, francesa, portuguesa, holandesa e nas Américas, mas também as culturas de suas variadas etnias. Recordar as canções de seus povos era uma forma tanto de não perder o elo com a própria origem, quanto abrandar os sofrimentos da escravidão. Havia um tipo de canção para cada momento da vida.
 Foi assim, nas plantações de algodão do sul dos EUA, que surgiram as WORKS SONGS. No Brasil também se ouviam estas canções: nos canaviais do Nordeste, nas minerações de MG, e em todos os locais em que havia escravos. 
 O primeiro cantor nacional a compor e gravar Black Music Foi Tim Maia, no fim dos anos 60. Ele gravou compactos sem sucesso e convenceu o já mega-famoso Roberto Carlos a gravar uma de suas letras ‘’ Não Vou Ficar’’ para seu disco de 1969. No mesmo ano ele apareceu, ao fazer um dueto com Elis Regina em ‘’ These Are The Songs’’. O primeiro disco saiu, oficialmente em 1970 e estourou com clássicos como ‘’ Azul da Cor do Mar’’ e ‘’ Primavera’’ (Vai Chuva). A fórmula de Soul-Funk-Samba-MPB rendeu-lhe mais três discos de grande sucesso. Já o primeiro cantor de Black Music Gospel no Brasil foi Álvaro Tito, no início da década de 80, abrindo caminho à transformação que se daria ao gospel brasileiro.
 Muitos outros artistas, afro-brasileiros conseguiram fama na Black Music: Simoninha, Cláudio Zoli, Ed Motta, Jair Oliveira, Racionais MCs, Pregador Luo, Max de Castro, Paula Lima, Motirô, Hannah Lima, Daddy Kall, Seu Jorge, Marcelo D2, Silveira, B. Negão, Pedro Mariano, Luciana Melo, Robson Nascimento e Tim Maia.
	
“No EUA, a música negra era conhecida como Race Music (música da raça) e só foi batizada de Black Music nos anos 40, pela revista Billboard. Depois ela tomou dois rumos: o religioso, Gospel e o mundano, que é o Blues, pai de outras formas musicais como o Rock’n’Roll. Nas cidades, surge o Jazz, uma maneira negra de interpretação, em que se improvisa sobre qualquer tipo de tema musical, que também tem infindáveis ramificações. Uma delas, por exemplo, é a Soul Music, a parte mais sensual da Black Music, e a mais comercial. Há também o Rhythm and Blues ou R&B e o Original Funk, com sua musicalidade e seu ritmo marcantes.’’ 
 - Fernando Mukulukusso, fundador da Academia Brasileira de Black Music.
As ramificações da Black Music são muitas, em que se pode fazer uma grande lista:
Blues - Estilo musical afro-americano criado no fim do séc. XIX, caracterizado por expressivas modulações (blue notes), qualidades tonais únicas e fraseado original, com temas tristes, de desilusão amorosa sob a ótica da condição negra, influenciado pela matriz africana no padrão de “chamados e respostas” dos refrãos, e na imitação de frases vocais através dos instrumentos, em especial a guitarra. As referências básicas são os bluesmen, WC Handy e Charlie Patton.
Funk - estilo de rock negro surgido nos EUA por volta de 1970, marcado por personalidades de artistas como James Brown, Sly Stone e Stevie Wonder.
Gospel - cântico religioso dos negros no sul dos EUA durante a escravidão. Pode-se afirmar que do gospel originaram-se ritmos como o jazz, rock e funk, fazendo dele o ponto de partida para o conceito da Black Music. Deste gênero, destacaram-se nomes como Mahalia Jackson, Aretha Franklin, Al Green e Kirk Franklin.
Jazz - música afro-americana criada no início do século (1890-1910) pelas comunidades negras do sul dos EUA, baseada principalmente na improvisação, no tratamento original da matéria sonora e em uma valorização específica do ritmo (swing). Destacaram-se ao longo do tempo nomes importantes como Jelly Roll, Sidney Bechet e Louis Armstrong.
Rap - conhecido pela tradução da sigla “ritmo & poesia”, o rap aparece nas ruas do bairro do Bronx por volta de 1975, através das popularizações do projeto do dj Grand “Master” Flash: o grupo de rap The Furious Five. Personalidades como Afrika Bambaataa & The Soul Sonic Force, Run DMC e Grand “Master” Flash & The Furious Five alavancaram o gênero para mundo, tornando-o uma indústria poderosa de 1 bilhão de dólares.
Rhytm and Blues - gênero de música popular negra norte-americana surgida em torno de 1940 através da fusão entre o blues, o jazz e o gospel, indissociável à dança, na qual o rock-and-roll se inspirou profundamente. Do r&b, se destacaram e se destacam até hoje grandes nomes: Chaka Khan, Teddy Pendergrass e Mary J. Blige.
Rock-and-Roll - estilo musical com predominância vocal, nascido nos EUA, do encontro da música popular negra (blues e r&b) com elementos tomados do folk dos brancos (música hillbilly, country and western). Caracterizado por um ritmo 4/4 fortemente apoiado no segundo e quarto tempo, o r&r utiliza uma instrumentação onde predominam as guitarras elétricas e a bateria. Revelou nomes como Little Richard, Bo Didley e Chuck Berry.
Soul - nome adotado na década de 60, a um tipo de música popular negra derivada do r&b, do qual muitos movimentos negros da época se inspiraram politicamente para conotar através das trilhas sonoras suas reivindicações. Se destacaram deste gênero nomes importantes como Aretha Franklin, Wilson Pickett, Al Green, Stivie Wonder, Smokey Robinson, Marvin Gaye e James Brown.
 Para que se entenda de forma prática, a Black Music é todo e qualquer gênero musical, negro, de procedência afro-americana. 
 Referências:
Disponível em: http://racabrasil.uol.com.br/especiais/a-origem-da-black-music/2225/. Acesso em 03/08/2016.
Disponível em: http://www.pcg.com.br/eblack/07.htm. Acesso em 03/08/2016.
Disponível em: http://omundoegospel.blogspot.com.br/2011/02/historia-da-black.html. Acesso em 03/08/2016.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_negra. Acesso em 03/08/2016.
Disponível em: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090707134638AA4kuf1. Acesso em 03/08/2016.
Disponível em: http://www.efratamusic.com.br/conteudo.php?id=52&id_secao=3. Acesso em 03/08/2016.
Disponível em: https://m.vagalume.com.br/news/2013/03/15/relembre-a-carreira-de-tim-maia-que-ha-15-anos-nos-deixou.html. Acesso em 03/08/2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais