Buscar

avaliando aprendizagem 2

Prévia do material em texto

Antes de começar seu SIMULADO, lembre-se que nesse exercício você pode obter até 0,5 ponto na AV3, acertando as questões. São 5 questões objetivas referentes às aulas das semanas 01 a 06.
 
Após a finalização, você terá acesso ao gabarito no mesmo local de acesso do simulado.
 
Atenção: você terá apenas UMA oportunidade para realizar o simulado em cada disciplina! Por isso, certifique-se das opções marcadas antes de finalizar!
 
Aluno de Exatas: para visualizar adequadamente questões com fórmula, instale o plug-in MathPlayer (disponível em https://www.dessci.com/en/products/mathplayer/download.htm) para o navegador Internet Explorer ou o MathJax para o Chrome(disponível em https://chrome.google.com/webstore/detail/mathjax-for-chrome/elbbpgnifnallkilnkofjcgjeallfcfa?hl=en-GB).
Um bom simulado e uma ótima AV1!
	
	
		1.
		A experiência da subjetividade privatizada, em que nós nos reconhecemos como livres, diferentes, capazes de experimentar sentimentos, ter desejos e pensar independentemente dos demais membros da sociedade, é uma precondição para que se formulem projetos de psicologia científica. Embora para nós essas experiências sejam óbvias, os estudos históricos e antropológicos revelam que nem sempre é assim em outras sociedades e culturas. (Luís Cláudio Figueiredo)
Sobre o as condições para o desenvolvimento da psicologia como ciência:
 
I ¿ Contextos sócio-históricos, como o renascimento, o iluminismo, e o desenvolvimento do capitalismo, proporcionaram condições para o estabelecimento da nossa experiência de subjetividade privatizada.
II - A constituição do objeto de estudos da psicologia deu-se em paralelo com o desenvolvimento da noção de sujeito na modernidade.
III ¿ Ideias filosóficas, como o empirismo e o racionalismo, não contribuíram para o desenvolvimento da psicologia científica, por serem puramente abstratas.
É correto o que se afirma em:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	c) I e III, apenas.
	
	
	e) I, II e III.
	
	
	d) II e III, apenas.
	
	
	b) I e II, apenas.
	
	
	a) I, apenas.
	
	
		2.
		Como enfatiza BENJAMIN JR, "a psicologia surgiu desde os princípios da história da humanidade...certamente existiam pessoas que ofereciam serviços de natureza psicológica aos seus companheiros...tendo reconhecido que a prática da psicologia tem milhares de anos de existência...e a expressão psicologia moderna tornou-se sinônimo de psicologia científica". Portanto, podemos afirmar: I. O motivador real da história da psicologia moderna não foi nem uma pessoa, nem um acontecimento, mas um lugar - o laboratório experimental. II. Existe um consenso de que a datação da psicologia moderna começa com o estabelecimento da psicologia popular americana, que passou a ser considerada, a partir de 1925, como psicologia geral. III. Apesar de terem existido duas psicologias - uma pública e outra, acadêmica - apenas a psicologia acadêmica é importante para a história da psicologia moderna porque é um tipo de psicologia científica, sem contar que a psicologia de domínio popular jamais poderia servir de base a uma psicologia que se prestasse a ser científica.
		Quest.: 2
	
	
	
	        
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	      
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	      
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	      
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	      
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	
		3.
		Sobre a relação entre ciência e senso comum, a única alternativa CORRETA afirma que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	O senso comum algumas vezes está de acordo com o conhecimento científico
	
	
	A pesquisa científica possui um caráter cumulativo na busca e sistematização de conhecimento
	
	
	O conhecimento científico deve utilizar um único método de pesquisa ao estudar um fenômeno
	
	
	As teorias científicas são eternas ¿uma verdade científica será a mesma ontem, hoje e sempre;
	
	
	O senso comum é fruto da tradição e da cultura, e a ciência é fruto de reflexão teórica e pesquisa
	
	
		4.
		Em um dos mais importantes livros da história da psicologia, o filósofo John Locke, representante do Empirismo Britânico, oferecia sua concepção da mente que viria a influenciar uma série de filósofos britânicos e também Wundt anos depois. Assinale a alternativa que corresponde a concepção de John Locke:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Os sentidos e a experiência não têm qualquer papel na criação das ideias humanas
	
	
	A mente é uma tabula rasa, uma tela em branco
	
	
	Todo conhecimento vem de dentro da mente humana
	
	
	O conhecimento humano vem de objetos internos, criados pela mente humana
	
	
	As ideias são inatas, incluindo aqui a ideia de que os homens nascem com o conhecimento da existência de Deus
	
	
		5.
		Relacione: I. Sua área de interesse era a Investigação dos Órgãos do Sentido. II. Estudo da psicologia popular, mas que surgimento da psicologia científica foi base para o estudos da Teoria da Localização Cerebral. III. Interessava-se em medir as relações entre o mundo físico e o mundo psicológico. IV. Estudava os contornos e características da face de seus clientes, determinando traços de personalidade e suas habilidades.
		Quest.: 5
	
	
	
	        
	Fisiologia; fisiognomia; frenologia; psicofísica.
	
	      
	Fisiognomia; frenologia; fisiologia; psicofísica.
	
	      
	Fisiologia; frenologia; psicofísica; fisiognomia.
	
	      
	Psicofísica; fisiologia; frenologia; fisiognomia.
	
	      
	Frenologia; psicofísica; fisiognomia; fisiologia.
	
	
	
	CONFERIR E
ENCAMINHAR
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Continue navegando