Buscar

AULA 09 EXERCICIO

Prévia do material em texto

PATOLOGIA BÁSICA
SDE0139_A9_
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: VANESSA COSTA MATOS
	
	Disciplina: SDE0139 - PATOLOGIA BÁSICA 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Em relação a citotoxidade mediada por célula dependente de anticorpo, é incorreto afirmar:
		
	
	
	
	
	A reação ocorre quando o alvo é muito grande para ser fagocitado, como parasitas, células tumorais, e rejeição de transplantes;
	
	
	As células-alvo, revestidas por pequenas concentrações de IgG, são mortas por uma variedade de células (monócitos, neutrófilos, eosinófilos e células NK) não sensibilizadas que possuem receptores para Fc;
	
	 
	Envolve a fixação do complemento, mas requer a cooperação de leucócitos;
	
	
	Quando a célula que atua é o eosinófilo, o anticorpo é IgE;
	
	 
	A lise celular procede sem fagocitose;
	
	
	
		2.
		O climatério, ou perimenopausa, é a transição gradual entre a diminuição dos ciclos reprodutivos da mulher até que esteja estabelecida a interrupção permanente dos mesmos, fenômeno conhecido como menopausa. As manifestações clínicas da menopausa podem ser explicadas pelo próprio envelhecimento do ovário, cujos folículos tornam-se esgotados e incapazes de responder aos hormônios gonadotrópicos. Em virtude disso, as células ovarianas sofrem um tipo de adaptação, que condiz com:
		
	
	
	
	 
	atrofia
	
	 
	metaplasia
	
	
	hipertrofia
	
	
	displasia
	
	
	hiperplasia
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O distúrbio de crescimento que gera um aumento patológico do volume (tamanho) das células é conhecido como:
		
	
	
	
	
	Hipoplasia
	
	
	Neoplasia
	
	
	Hiperplasia
	
	 
	Hipertrofia
	
	
	Hipotrofia
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Imunidade humoral é mediada por moléculas do sangue, chamadas anticorpos, que são produzidos pelos:
		
	
	
	
	
	pelos mastócitos.
	
	
	pelos neutrófilos.
	
	
	linfócitos T.
	
	 
	pelos macrófagos.
	
	 
	linfócitos B.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A artrite reumatóide é um processo inflamatório crônico da membrana sinovial da cartilagem articular, causando espessamento da membrana e edema na articulação. Apesar da falta de um causador identificável, a autoimunidade desempenha um papel importante no processo da lesão. Com base nos seus conhecimentos sobre imunopatologia e reações de autoimunidade, assinale a alternativa que MELHOR descreve a patogênese da artrite reumatóide:
		
	
	
	
	
	Na artrite reumatóide, há formação de anticorpos após um primeiro contato com o antígeno, também chamado de alérgeno. Essa reação é chamada de sensibilização. Em um segundo contato, há desencadeamento da resposta, que caracteriza a hipersensibilidade do tipo I.
	
	
	Na artrite reumatóide, as reações que destroem a cartilagem articular são resultantes do reconhecimento de partículas não-self. A destruição das células e a lesão tecidual costumam ser resultantes dos efeitos mediados pelo sistema complemento, semelhantemente ao que ocorre nas reações transfusionais por incompatibilidade entre tipos sanguíneos.
	
	 
	Na artrite reumatóide, o indivíduo vulnerável sofre exposição inicial a um alérgeno, sendo estimulada a produção de anticorpos IgE que se depositam na cartilagem articular ativando a liberação dos grânulos de histamina presentes nos mastócitos e basófilos que circundam a região acometida.
	
	 
	Na artrite reumatóide ocorrem lesões em células e tecidos articulares devido à toxicidade mediada pelos linfócitos T CD4 e T CD8, que reconhecem autoantígenos que se depositam na membrana sinovial e na cartilagem articular.
	
	
	Na artrite reumatóide os antígenos e anticorpos formam agregados denominados complexos imunes, que se depositam na cartilagem articular, iniciando e aumentando a resposta inflamatória, caracterizando a reação de hipersensibilidade do tipo II.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Os componentes da imunidade adquirida são:
		
	
	
	
	
	os monócitos e seus produtos.
	
	 
	os mastócitos e seus produtos.
	
	
	os eosinófilos e seus produtos.
	
	
	os macrófagos e seus produtos.
	
	 
	os linfócitos e seus produtos.
	
	
	
		7.
		Consiste de mecanismos que existem antes da infecção, que são capazes de rápidas respostas aos micróbios e que reagem essencialmente do mesmo modo às infecções repetidas. A sentença refere-se à:
		
	
	
	
	 
	Imunidade inata.
	
	
	Fagocitose.
	
	
	Hipersensibilidade.
	
	
	Diapedese.
	
	
	Inflamação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		É o processo de defesa do organismo em que atuam os anticorpos, moléculas proteicas encontrados no plasma sanguíneo, também conhecidas como imunoglobulinas. A sentença refere-se à:
		
	
	
	
	
	Inflamação
	
	
	imunidade mediada por células
	
	 
	imunidade humoral
	
	
	Infecção
	
	
	hipersensibilidade tipo I

Continue navegando