Buscar

Resumo Capítulo 1 "Para Entender a Terra"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Geologia
Capítulo 01
Método Científico: plano de pesquisas baseado em observações metodológicas e experimentos. Acredita-se que os eventos físicos tem explicações físicas. A hipótese é submetida a comunidade científica para receber credibilidade. Teoria: hipótese que resistiu. Modelo: representação de algum fenômeni com base em um conjunto de hipóteses. 
Simulações Computadorizadas: fenômenos de longa duração que nem experimentos laboratoriais nem as observações de campo podem elucidar. 
 PRINCÍPIO DO UNIFORMITARISMO: “O presente é a chave para o passado” (James Huton) – Os atuais processos geológicos também ocorreram de forma muito semlehantes ao longo do tempo geológico. 
Eventos geológicos podem ser rápidos (bólido pode escavar uma cratera em segundos, explosões vulcânicas) ou lentos (migração de continentes, montanhas serem soerguidas ou eroditas).
A longa evolução da Terra é pontuada por muitos eventos extremos, ainda que infrequentes, envolvendo mudanças rápidas no sistema Terra. 
A Origem do nosso Sistema Planetário
Big Ban: explosão cósmica (13 ̷ 14 bilhões de anos atrás) > Antes: toda a matéria e energia estavam concentradas em um único ponto. 
O Universo continua a se expandir e a se dividir para formar galáxias e estrelas. 
+- 4,5 bilhões de anos: Formou-se o nosso sistema solar: Sol e Estrelas
Hipótese da Nebulosa
Uma nebulosa difusa, grosseiramene esférica e em lenta contração começa a se contrair. Como resultado da contração e rotação, um disco achatado, girando rapidamente, forma-se com matéria concentrada em seu centro, que se transformará no proto-sol. O disco envolvido por gás e poeira forma grãos que colidem e se agregam em pequenos blocos ou planetesimais. Os planetas terretres forma-se a partir de múltiplas colisões e acresciemnto de planetesimais ocasionados pela atração gravitacional. Os planetas gigantes exteriores aumentaram por acrescimento de gás.
Formação do Sol
Atração da gravidade, a matéria concentrou-se no centro dessa nebulosa. Acumulou-se, formando uma proto-estrela, precursora do Sol. Sofreu compressão, tornando-se mais densa e quente. A temperatura interior da proto-estrela elevou-se, causando uma fusão nuclear. Massa é convertida em energia. O sol emite parte dessa energia como luz. 
Formação dos Planetas
A parte da matéria, que não se concentrou no centro, formou um disco de poeira e gás – nebulosa solar –; primeiramente, tornou-se quente (menos quentes nas partes externas, menos densas). Depois de formado, o disco refriou-se. Gases condensaram. Colisões que geraram agregação de poeira e material condensado formaram os planetesimais. Eles colidiram e se agregaram formando os planetas. Assim, foram formados corpos maiores (Lua). Esses corpos, em um estágio final de impactação, arrastaram os outros para formar os oito planetas em suas atuais órbitas. 
Planetas Terretres [Mercúrio, Vênus, Terra, Marte]
São planetas menores e rochosos. Próximos do Sol. Fluxo de radiação impeliu a maior parcela de H, He, H2O e outros gases e líquidos leves. Metais densos (ferro).
Planetas Gasosos [Júpiter, Saturno, Urano, Netuno]
Materiais voláteis varridos da região dos planetas terretres foram impelidos para a parte mais externa e fria da nebulosa. Formaram os planetas gigantes. Gases e gelo. Têm núcleos rochosos, porém constituídos predominantemente por hidrogênio e hélio.
#Exoplanetas = sistemas solares de outras estrelas. > Existência inferida a partir de uma leve atração gravitacional da estrela em que orbitam.
>> Ideais atuais para a condição da vida: Carbono, água líquida, tempraturas brandas, atmosfera, atração, campo gravitacional.
Formação da Lua
+- 4,5 bilhões de anos atrás, no estágio final de acrescimento, um corpo do tamanho de Marte chocou-se com a Terra. O impacto foi tão grande que rapidamente ejetou para o espaço uma chuva de detritos. O impacto acelerou a inclinação da Terra e inclinou o seu plano orbital para 23o. A Terra reconstitui-se e a Lua agregou-se a partir dos detritos. 
Núcleo: ferro + níquel > Externo: sólido, maior pressão; Interno: líquido
Crosta: materiais leves, temperaturas de fusão baixas. Si + Al + Fe + Ca + Mg + Na + K combinados com o oxigênio.
Manto: O + Fe + Si > Camada intermediária.
Formação dos Continentes
O magma passou do interior derretido da Terra e ascendeu à superfície, onde esfriou e se solidificou para formar a crosta rochosa. Os mais leves e se separaram dos mais pesados, ascendendo ao topo, formando núcleos primitivos. Água da chuva e outros constituines erodiram as rochas. Decomposição, desintegração. Água, vento, gelo; os detritos rochosos moveram-se para a deposição mais baixa. Acumulação em camadas.
Formação da Atmosfera
Maior parte do ar e da água da Terra. Atual veio de fora do sistema solar, através dos cometas. 
“Nasciemento Úmido” da própria Terra. Os planetesimais tinham gelo, água e outros voláteis. Aumento da temperatura, acarretou que esses componentes fossem levados para a superfície.
MERCÚRIO: tênue atmosfera (He), não há ação de ventos ou água. Mesma superfície que a Lua. Crateras. 467o até -173o, ou seja, grande variação térmica. 
VÊNUS: atmosfera pesada, venosa e quente (475oC). Derrames de lava. Gêmeo da Terra em tamanho e massa, não em condições. 
MARTE: fina atmosfera (CO2). Planeta frio, atmosfera delgada que a água ou congela ou esfria. Já teve água na superfície em abundância.
LUA: SEM atmosfera, muito seca. > “Clara”: terras altas, regiões rugosas, intensamente crateriforme [80%]; > “Maria”: mais recentes, grandes bacias de impactos preenchidas por lavas [20%].
Terra: sistema aberto Troca massa e energia com o resto dos cosmos. 
O sol controla o mecanismo externo da Terra. A energia solar é responsável por nosso clima e tempo metereológico. O mecanismo interno da Terra é controlado pelo calor aprisionado durante sua origem e pela radioatividade de seu interior. O calor irradiado pela Terra equilibrou o calor interno e aquele recebido do Sol. Meteróides transportam massa do cosmos para a Terra.
Sistema do Clima
Tempo é o termo para descrever a temperatura, precipitação, a nebulosidade e os ventos. 
Clima é a descrição desses ciclos de tempo em termos das médias de temperatura e outras variáveis durante muitos anos de observação em escala global.
Sistema de Placas Tectônicas
Convecção: circulação do material no manto sólido – calor interno do globo. Mecanismo de transferência de energia e de massa no qual o manto aquecido ascende e o resfriado afunda. > Força de empuxo – torna-se menos densa, quando perde calor e esfria, quando alcança a superfície. Adquire mais densidade que o material subjacente, afunda pela atração da gravidade.
Litosfera: não é uma casca contínua – 12 grandes placas. Essas placas se movem sobre a astenosfera. 
Geodínamo
Terceiro sistema global que envolve interações que produzem campo magnético dentro da Terra, em seu núcleo externo líquido. Quando as rochas se formam, elas se tornam levemente magnetizadas por esse campo magnético, por isso geólogos podem estudar como o campo magnético comportava-se no passado e usá-lo para decifrar o registro geológico. Movimentos rápidos induzem correntes elétricas na liga líquida de ferro-níquel para criar o campo magnético.
Evolução da Vida
BIOSFERA: organismos vivos + matéria orgânica.
Início da vida: gases leves escaparam (H) e deixaram para trás gases mais pesados (vapor d’água, CO2, SO2). Luz solar alcançou a superfície. Havia CO2 e vapor d’água suficientes para armazenar o calor que irradiava da superfície > Efeito estufa
Organismos Primitivos – bactérias primitivas (3,5 bilhões de anos atrás). Evolução dos organismos que liberam oxigênio. Acúmulo de oxigênio ocorrendo há 2,7 bilhões de anos. Concentração de oxigênio subiu. A vida começou com pequenos organismos unicelulares, depois evoluiu para formas de vida mais complexa, algas. Primeiro animais surguram há cerca de 600 milhões de anos. Evolução biológica lenta mas pontuada por extinções em massa (5). A última foi há 65 milhões deanos, quando um bólido extinguiu os dinossauros. 
Principais Eventos Geológicos
A Terra formou-se a 4,56 bilhões de anos atrás.
Rochas com até 4,53 bilhões de anos preservadas na crosta.
Água líquida apareceu há 3,8 bilhões de anos atrás.
Rochas com 3,5 bilhões de anos são provas de campo magnético e evidências mais antigas de vida.
2,7 bilhões de anos as concentrações de oxigênio aumentaram devido à presença de organismos primitivos. 
2,5 bilhões anos formaram-se grandes massas continentais.
600 milhões de anos apareceram repentinamente os animais, diversificando rapidamente em uma grande explosão evolutiva.
Séries de extinções em massa.
65 milhões de anos extinção em massa de todos os dinossauros.
Homo sapiens aparecem pela primeira vez há 200 mil anos.

Outros materiais