Buscar

Resumo Capítulo 10 "Para Entender a Terra"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Capítulo 10
Deformação: Dobramento e Falhamento
Forças extensionais: alongam um corpo e tende, a segmentá-lo, predominam em limites divergentes.
Forças compreensivas: apertam e encurtam formações rochosas, predominam em limites convergentes.
Forças de cisalhamento: empurram os dois lados de uma formação rochosa em direções opostas, predominam em limites de falhas transformantes.
As forças tectônicas ainda podem causar o rompimento de uma formação rochosa com deslizamento paralelo à fratura em ambos os lados da mesma formando uma falha.
Mapeamento de estruturas geológicas
Formações distintas: grupos de camadas de rochas que podem ser identificados em uma região por suas propriedades físicas. Cada formação compreende um conjunto distinto de camadas rochosas que pode ser reconhecido e mapeado.
Direção: ponto cardeal de uma linha formada pela intersecção de uma superfície da camada rochosa com uma superfície horizontal.
Mergulho: medido em ângulo reto com a direção, é o grau de inclinação.
Mapa geológico: representação bidimensional de uma estrutura geológica tridimensional
Secções geológicas transversais: diagramas mostrando as feições que seriam visíveis se fossem obtidas fatias verticais através de uma parte da crosta.
- Uma rocha pode ser frágil em profundidades pequenas e dúctil nas profundezas da crosta. Metamorfismo geralmente acompanhado pela deformação dúctil.
- O tipo de rocha afeta a deformação, sobretudo as rochas metamórficas e ígneas duras que formam o embasamento cristalino de um continente frequentemente comportam-se como materiais frágeis, fraturando-se ao longo de falhas durante a deformação, ao passo que as rochas sedimentares mais suaves costumam se comportar como materiais dúcteis.
Falha: fratura que desloca a rocha em ambos os lados. O movimento do bloco de rocha de um lado da falha com relação ao outro lado pode ser descrito como REJEITO e pelo DESLOCAMENTO TOTAL.
Falha com rejeito paralelo ao mergulho é aquela em que há movimento relativo da formação rochosa para baixo ou para cima do plano de falha. Falha direcional é aquela que o movimento dos blocos é horizontal, paralelo à direção do plano de falha. O movimento ao longo da direção e simultaneamente para cima ou para baixo ao longo do mergulho caracteriza uma falha oblíquoa.
TETO: bloco de rocha acima de um plano de falha com rejeito paralelo ao mergulho.
MURO: bloco de rocha abaixo dele.
Uma falha com rejeito paralelo ao mergulho é chamada de falha normal se o teto move-se para baixo em relação ao piso. Falha inversa é aquela que o teto move-se para cima em relação ao piso.
Falha de cavalgamento é uma falha inversa de ângulo baixo, menor que 45°.
A falha pode ser uma escarpa (pequeno penhasco) que marca o traço da falha na superfície do terreno. Uma falha dever ser mais nova que a mais nova dentre todas as rochas que ela corta; e mais antiga das camadas que a recobrem e que não foram por ela deslocadas.
Dobras: ocorrem quando uma estrurura originalmente plana, como uma camada sedimentar, é dobrada para formar uma estrtura curva. Produzidas por forças verticais ou horizontais.
- ANTICLINAIS: arco – concavidade para baixo
- SINCLINAIS: calhas – concavidade para cima
Plano axial: superfície imaginária que divide uma dobra tão simetricamente quanto possível, com um flanco em cada lado. A linha formada pela intersecção com o plano axial com as camadas é o EIXO de DOBRA. Se o eixo não é horizontal, é chamado de EIXO COM CAIMENTO. 
- Dobras simétricas: têm flancos que se inclinam simetricamente em relação ao plano axial.
- Dobras assimétricas: têm um flanco que se inclina com ângulo maior em relação ao outro.
- Dobras reclinadas: têm flancos que se inclinam na mesma direção, mas um deles foi inclinado além da vertical.
Bacia: estrutura sinclinal, uma depressão de camadas rochosas em forma de tigela nas quais as camadas mergulham radialmente em direção a um ponto central.
Domos: é uma estrutura anticlinal, uma vasta saliência circular ou oval de camadas rochosas. As camadas dos flancos de domo circundam-no em um ponto central e mergulham radialmente.
Juntas: rachadura em uma formação rochosa ao longo da qual não houve movimento considerável. Padrões regulares de juntas são frequentemente encontrados em plútons e lavas que se resfriaram, contraíram e fraturam.
Textura de uma massa de rocha em áreas de cisalhamento localizado. O cisalhamento produz rochas com texturas cataclásticas em que os grãos são fragmentos quebrados e angulares. Rocha é chamada de brecha de falha. Se o cisalhamento ocorre tipicamente em metamorfismo de grau xisto-verde a anfibolito.
TECTÔNICA EXTENSIVA: extensão da crosta produz falhas normais com altos ângulos de mergulho na crosta superior que se achatam com a profundidade, formando superfície de falhas cruzadas. Ex: Subplaca da Somália (Placa da África).
TECTÔNICA COMPRESSIVA: a compressão da crosta continental ocorre em falhas de cavalgamento com baixo ângulo
TECTÔNICA DE CISALHAMENTO: o cisalhamento da crosta continental ocorre em uma falha direcional quase vertical. Ex: Keystone, sul de Nevada, estrutura overthrust.
Revelando a história geológica: sucessão de episódios de deformação e outros processos ecológicos. Identificando e determinando as idades das camadas rochosas e registrando a orientação em camadas, dobras e falhas em mapas geológicos. Usa esses mapas para construir secções transversais das feições subsuperficiais.

Outros materiais