Buscar

Resumo sobre a pele

Prévia do material em texto

Nome: Fabíola Gonçalves Lopes
Professora: Deborah Farias
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Título: Estrutura e Função da Pele
A pele é constituída por epiderme que é a camada mais externa, composta por epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, e derme camada mais profundo formada por denso estroma fibra elástica de tecido conjuntivo e também é vascularizado. A pele repousa sobre um tecido subcutâneo, a hipoderme ou panículo adiposo.
Na epiderme há tipos celulares como células langerhans: atuam na indução de rejeição ao enxerto, na sensibilidade e imunovigilância; merkel: responsável pela sensação do tato;dendríticas indeterminadas: tem ausência de melanossomas e grânulos de langerhans; e melanócitos: responsável pelo pigmento melânico entre outros.
A epiderme é dividida em quatro camadas: Camada germinativa (basal); Camada espinhosa (malpighi); Camada granulosa; Camada lúcida (clara); Camada córnea (corneificada).
A derme divide-se em duas camadas a papilar (mais delgada e preenche as concavidades entre as cristas epidérmicas) e a reticular (começa logo abaixo das cristas epidérmicas). Existem anexos da pele que são: unhas e pelos.
Hipoderme ou panículo adiposo é constituído por tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo, que serve para unir a derme com a fáscia.

Continue navegando