Buscar

Exercício 01 Biofísica 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício: SDE0023_EX_A1_ 
	Matrícula: 201401386971
	Aluno(a): 
	Data: 21/08/2016 13:42:46 (Finalizada)
	  BIOFÍSICA
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201402041844)
	
	
	A noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. A percepção de tempo inferida a partir de nossos sentidos é estabelecida via processos psicossomáticos, onde variadas variáveis, muitas com origem puramente psicológica, tomam parte, e assim como certamente todas as pessoas presenciaram em algum momento uma ilusão de ótica, da mesma forma de que em algum momento houve a sensação de que, em certos dias, determinados eventos transcorreram de forma muito rápida, e de que em outros os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio, aparelho especificamente construído para medida de tempo, diga o contrário. Com base nesta abordagem, é correto afirmar que:
		
	 
	Nem toda matéria está submetida ao tempo, daí a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	Toda matéria está submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	 
	Toda matéria está submetida ao tempo, daí a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	Toda matéria está parcialmente submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	Nem toda matéria está submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	 2a Questão (Ref.: 201402116234)
	
	
	De acordo com o contexto das aulas de biofísica, pode-se considerar que na realidade universo é formado:
		
	
	apenas pelas constelações.
	
	apenas pelas galáxias.
	 
	por tudo que nos rodeia.
	
	pelo sistema solar.
	
	apenas pelas estrelas e por planetas.
	
	 3a Questão (Ref.: 201402041835)
	
	
	Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). É um termo geral para a substância da qual todos os objetos físicos consistem. Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa. A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas esta definição confunde massa com matéria, que não é a mesma coisa. Diferentes campos usam o termo de maneiras diferentes e algumas vezes incompatíveis; não há um único significado científico que seja consenso para a palavra "matéria", apesar do termo "massa" ser bem definido. Com base no conceito de matéria estudado é correto afirmar que:
		
	 
	Todo o universo é formado por matéria e a unidade da matéria é o átomo. Você é matéria. A cadeira também é matéria. A diferença é o tipo de átomos que nos compõem. Os principais átomos dos seres vivos são CHOF: carbono, hidrogênio, oxigênio e flúor.
	
	Todo o universo é formado por matéria e a unidade da matéria é a molécula. Você é matéria. A cadeira também é matéria. A diferença é o tipo de moléculas que nos compõem. As principais moléculas dos seres vivos são CLPV: carboidrato, lipídeo, proteína e vitamina.
	
	Todo o universo é formado por matéria e a unidade da matéria é o íon. Você é matéria. A cadeira também é matéria. A diferença é o tipo de átomos que nos compõem. Os principais átomos dos seres vivos são CHOI: carbono, hidrogênio, oxigênio e iodo.
	 
	Todo o universo é formado por matéria e a unidade da matéria é o átomo. Você é matéria. A cadeira também é matéria. A diferença é o tipo de átomos que nos compõem. Os principais átomos dos seres vivos são CHON: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
	
	Todo o universo é formado por matéria e a unidade da matéria é a molécula. Você é matéria. A cadeira também é matéria. A diferença é o tipo de moléculas que nos compõem. As principais moléculas dos seres vivos são CLPN: carboidrato, lipídeo, proteína e nucleotídeo.
	
	 4a Questão (Ref.: 201402097686)
	
	
	No universo, a energia não se cria, nem se perde. Ela se transforma em outra forma de energia. Nos seres vivos, a energia do alimento se transforma em ___________________________________, que é a unidade de energia das nossas células. A resposta que completa corretamente a sentaça é:
		
	 
	Oxigênio
	
	Lipídio
	
	Glicídio
	 
	ATP
	
	Carbono
	
	 5a Questão (Ref.: 201402132397)
	
	
	A Biofísica, como ciência, tem origem no século XIX, com objetivo de explicar os fenômenos biológicos utilizando os conhecimentos dos princípios físicos. O conhecimento da Ciência Física fundamenta vários fenômenos biológicos, como aspectos? Marque a resposta certa.
		
	
	somente elétricos e gravitacionais.
	
	somente magnéticos.
	 
	elétricos, gravitacionais, magnéticos e até mesmo nucleares.
	
	somente elétricos.
	
	somente elétricos e nucleares.
	
	 6a Questão (Ref.: 201402041833)
	
	
	Em noites sem lua, em locais pouco iluminados por casas, ruas e edifícios, podemos ver uma infinidade de pequenos pontos luminosos no céu: são as estrelas. Ao observar o céu a olho nu, conseguimos ver uma parte mínima do que chamamos de Universo. Já na observação do céu feita com o auxílio de um telescópio, é possível perceber que o número de corpos celestes é muito maior e também se podem ver detalhes das formas e da cor dos astros. A atmosfera da Terra, contudo, limita a atuação dos telescópios terrestres, por este motivo são utilizados telescópios espaciais, como o telescópio Hubble, para as pesquisas astronômicas mais sofisticadas. Além destes instrumentos para o estudo do Universo, os cientistas contam com equipamentos de informática para cálculos, tratamento de dados e imagens recebidas dos telescópios, simulações etc. Esses recursos possibilitaram responder à questão - o que compõe o Universo? O Universo é composto por aglomerados de galáxias, com nebulosas, estrelas, cometas, planetas e seus satélites, e tudo que neles existe - no caso do planeta Terra, por exemplo, plantas, animais, rochas, água, ar etc. Também podemos considerar que em relação ao conceito de Universo é correto destacar que:
		
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor não é nosso pseudouniverso uma vez que as mesas, os alunos, o quadro etc, representam uma microescala de corpos que não se relacionam.
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor não é nosso universo pois as mesas, os alunos, o quadro etc, não representam corpos celestes.
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor pode ser considerado em parte o nosso pseudouniverso pois as mesas, os alunos, o quadro não se relacionam entre si como os acontece no espaço sideral.
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor é nosso universo relativo pois as mesas, os alunos, o quadro não representam elementos que estejam em órbita.
	 
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor é nosso universo - as mesas, os alunos, o quadro etc.
	
	 7a Questão (Ref.: 201402129338)
	
	
	As grandezas fundamentais ou qualitativas, são as que formam o universo, compreendesse por conceitos. Já as grandezas derivadas são oriundas da combinação das grandezas fundamentais e, quantitativas, são expressas e compreendidas por números. Das grandezas derivadas podemos destacar, com exceção de:
		
	
	Potência
	
	Força
	 
	Energia
	
	Pressão
	 
	Trabalho
	
	 8a Questão (Ref.: 201402234889)
	
	
	Grandeza Física:
		
	 
	é tudo aquilo que pode ser medido, associado a um valor numéricoe a uma unidade.
	
	é tudo aquilo que pode ser medido, associado somente a um valor numérico.
	
	é tudo aquilo que não pode ser medido, associado somente a uma unidade.
	
	é tudo aquilo que não pode ser medido, associado a um valor numérico e a uma unidade.
	
	é tudo aquilo que pode ser medido, associado somente a um valor alfa numérico.

Outros materiais