Buscar

T I - Pobreza: Questão Social e seu enfrentamento - Est Disciplinares V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

T I – Estudos disciplinares V
Pobreza: questão social e seu enfrentamento
1 – (Enade-2013) O reconhecimento de que o assistente social atua nas expressões da questão social é fruto do amadurecimento profissional ao longo da história.
Acerca da questão social, avalie as seguintes afirmações.
I. A questão social é fruto da ordem capitalista e possui expressões que estão sujeitas a modificações e intensificações.
II. A questão social colide com a sociedade capitalista e suas expressões são problemas inerentes aos sujeitos sociais.
III. As expressões da questão social são resultantes do processo de consolidação e amadurecimento da sociedade capitalista.
É correto o que se afirma em:
RESPOSTA: C - I e III, apenas.
2 - O assistente social trabalha com a questão social e com suas expressões ou manifestações: o desemprego, o analfabetismo, a fome, a moradia na favela, a falta de leitos em hospitais, a violência e a inadimplência. Nessa direção, a questão social:
I. Apresenta-se nas objetivações concretas que sintetizam as determinações prioritárias do capital sobre o trabalho.
II. Representa não só as desigualdades, mas também o processo de resistência e luta dos trabalhadores.
III. Coloca-se em novos patamares frente ao avanço das organizações dos trabalhadores e das populações subalternizadas.
Está correto o que se afirma em:
RESPOSTA: E – I,II e III
3 - Os valores e princípios, éticos-políticos, radicalmente humanos, que iluminaram as trilhas percorridas pelos assistentes sociais nas últimas décadas sofrem hoje um forte embate com a fetichização das relações sociais e a supremacia da economia no social. Neste contexto, cabe aos profissionais:
RESPOSTA: C - reconhecer a liberdade como valor ético central, reconhecendo a autonomia e emancipação do sujeito;
4 - O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. Analisando a questão social na sociedade capitalista pode-se afirmar que:
	
	
	
	
RESPOSTA: B - os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas.
5- Marque (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas, acerca do surgimento da questão social.
(   ) A questão social surgiu na Europa no século XIX, com o aparecimento da sociedade capitalista e das grandes transformações provocadas pelo processo de industrialização iniciado na Inglaterra com a Revolução Industrial.
(   ) Com o capital de monopólio, alastram-se pela sociedade a miséria, a pobreza, a fome, o desemprego, as doenças, a falta de moradia etc., denominadas expressões da questão social.
(   ) As conquistas da classe trabalhadora foram acontecendo de forma lenta e em virtude do objetivo do Estado em controlar os conflitos sociais e conseguir consenso entre a população subalternizada.
RESPOSTA: A- V,V,V
6 - (UFU-2000) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica: 
RESPOSTA: B - Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
7 - O Serviço Social se gesta e se desenvolve como profissão legitimada no seio da divisão social e técnica do trabalho, tendo como contexto conjuntural:
RESPOSTA: B - o desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana.
8 - (UENP-2011) “A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem e consolidam a partir de estruturas, agentes e processos que lhes dão forma histórica concreta. Os países e regiões da América Latina moldaram, desde os tempos coloniais até nossos dias, expressões desses fenômenos sociais que, embora apresentem as peculiaridades próprias de cada contexto histórico e geográfico, compartilham um traço em comum: altíssimos níveis de pobreza e desigualdade que condicionam a vida política, econômica, social e cultural. O conceito de construção é praticamente similar ao de produção, sendo utilizado aqui para enfatizar que a pobreza é o resultado da ação concreta de agentes e processos que atuam em contextos estruturais históricos de longo prazo.” 
(“Produção de pobreza e desigualdade na América Latina”. Antonio David Cattani, Alberto D. Cimadamore (org.); tradução: Ernani Ssó. Porto Alegre: Tomo Editorial/Clacso, 2007, p. 07.) 
De acordo com o texto é correto afirmar: 
RESPOSTA: E- A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história e por isso são absolutamente reversíveis.
9 - (FCC-2008-TRT) A "pobreza" é a expressão direta das relações vigentes na sociedade, localizando a questão no âmbito de relações constitutivas de um padrão de desenvolvimento extremamente desigual, em que convivem acumulação e miséria. A nossa sociedade a produz e reproduz. É importante considerar que a pobreza é uma categoria multidimensional, expressando-se:
RESPOSTA: C - Pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, oportunidades, informações, possibilidades e esperanças.
10 - A vulnerabilidade social, definida como a falta de acesso à proteção social da família, da sociedade e do Estado e a falta de oportunidades de inserção na sociedade capitalista, pode levar os jovens:
(   ) A encerrarem seus estudos precocemente.
(   ) A iniciarem-se sexualmente mais cedo.
(   ) A estarem mais expostos ao tráfico internacional de mulheres, à prostituição infantil e ao trabalho escravo.
(   ) Ao trabalho na adolescência.
RESPOSTA: E – V,V,V,V

Outros materiais