Buscar

BIOMA CAATINGA.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BIOMA CAATINGA
Carlos Edmundo da Silva				RA: 416202744
Bonny Jacquet						RA: 416202570 
Fernando Santos Silva					RA: 416202969
Gabriel Costa Gonçalves				RA: 417109732
Janiele Leal da Silva					RA: 400000000
Monique Souza Marques				RA: 416107560
CAATINGA
A caatinga é um bioma exclusivo do Brasil e que ocupa 11% do território com aproximadamente 844.453 Km² de extensão, fica localizado na região nordeste do país e esta distribuída entre dez estados brasileiros; Alagoas; Bahia; Ceará; Maranhão; Minas Gerais; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte e Sergipe.
 As unidades de conservação criadas pelo governo não são suficientes para controlar a exploração ilegal de lenha e o desmatamento para agropecuária, estima-se que mais de 40% deste bioma já tenha sido destruído. 
POPULAÇÃO
A Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, ocupa 11% do território nacional e acolhe uma população de 27 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas.
A Caatinga existe apenas no Brasil e é um patrimônio muito valioso. É importante que as instituições unam esforços para preservá-la. Metade da bacia do rio São Francisco está situada na Caatinga, e grande parte das soluções de desenvolvimento regional passa por esse bioma. É possível conciliar produção econômica e desenvolvimento com a conservação.
ECONOMIA
A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 km², o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o Norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis e 221 abelhas. 
ECONOMIA
Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e depende dos recursos do bioma para sobreviver. 
A caatinga tem um imenso potencial para conservação dos serviços ambientais, uso sustentável bioprospescção que se que se bem explorado será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.
ECONOMIA
A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltada para fins agrosilvopatores e industriais, especialmente nos últimos anos, devido principalmente ao consumo de linha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e industriais ao sobre pastoreio e a conversão para pastagens e agricultura. 
Frente ao avançado desmatamento que a 46% da área do bioma, segundo os dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA) , o governo busca concretizar uma agenda de criação de mais unidades de conservação federais e estaduais no bioma, além de promover alternativas para o uso sustentável da sua biodiversidade.
CULTURA
Culinária: consumo de raízes
Artesanato: cerâmica, madeira, conchas, rendas, bordados.
Música: terno de zabumba.
Literatura: literatura de cordel.
Folclore: Reisado ou Festa de reis, festa junina.
Dança: frevo, capoeira, coco.
TEMPERATURAS E CHUVAS
A Temperatura média anual desse da Caatinga, geralmente oscila entre 25ºC e 29ºC e em alguns lugares superior a 32ºC, sendo um clima Semiárido com chuvas escassas e irregulares com longos períodos de seca.
A Salinização é fruto do manejo indevido do solo, agravada pela evaporação resultando nas altas temperaturas.
TEMPERATURAS E CHUVAS
E a falta de chuva nessa região afeta drasticamente as espécimes vegetais, e as precipitações anuais de chuva varia entre 400 mm e 800 mm, não há previsão de quando nem onde vai chover devida essa situação os rios ou riachos que tem suas cabeceiras no sertão correm apenas durante o período de chuva, secando durante o resto do ano.
Períodos de seca podem chegar a 8 ou 9 meses por ano.
O clima é um fato determinante na Caatinga, ele define a paisagem e os hábitos dos Moradores da região.
	
VEGETAÇÃO
As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos pra diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. 
A vegetação é formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura, o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros, e o herbáceo, abaixo de 2 metros. 
VEGETAÇÃO
Entre as espécies mais comuns estão a amburana, o umbuzeiro e o mandacaru. Algumas dessas plantas podem produzir cera, fibra, óleo vegetal e, principalmente, frutas.
Fauna – A fauna da caatinga é bem diversificada, composta por répteis (principalmente lagartos e cobras), roedores, insetos, aracnídeos, cachorro - do - mato, arara - azul (ameaçada de extinção), sapo - cururu, asa - branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatupeba, sagui-do-nordeste, entre outros animais. 
VEGETAÇÃO
VEGETAÇÃO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga
www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/caatinga.htm
www.brasilescola.uol.com.br/brasil/caatinga.htm
www.mma.gov.br/biomas/caatinga
https://www.todamateria.com.br
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7a/Caatinga_IBAMA.jpg/256px-Caatinga_IBAMA.jpg

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais