Buscar

RECEBER O DIAGNÓSTICO SLIDES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RECEBER O DIAGNÓSTICO
O que poderá sentir quando obtém o resultado dos seus exames ?
Se os resultados revelam que está tudo bem a mulher se sente XXXXX. O importante agora é o controle continuado e programado de novos exames.
Se os resultados revelarem que tem câncer pode sentir tipos de sentimentos como medo, raiva, desamparo e pode ser difícil aceitar aquilo sobre o que tem a dizer;
E agora o que devo fazer?
Ter alguém consigo durante a conversa com o médico especialista para tomar atenção e fazer perguntas pode ser muito útil.
Deverá ser-lhe indicada uma enfermeira especializada com quem poderá falar e fazer perguntas sobre o seu diagnóstico e o tratamento. 
Cada vez mais, mais e mais pessoas vivem mais e com mais qualidade após um tratamento de câncer da mama.
O modo como encara o seu câncer da mama irá mudar com o decorrer da sua situação. 
Não existe uma forma certa ou errada de lidar com a situação. O mais importante é que tenha toda a informação de que precisa e que se sinta confortável com as decisões que tem tomado. 
A sua equipa médica, os seus familiares e amigos precisam de saber como quer lidar com esta situação, de modo a poderem dar-lhe o apoio mais útil.
Algumas reações emocionais podem ser detectadas ao ser diagnosticado câncer da mama;
 
Sentimentos de medo – incertezas quanto ao que lhe reserva o futuro
Choque – Sentimento de “Porquê eu?”
Raiva/Inconformismo – Perguntar “O que fiz para merecer isto?”
Culpa – Por ter câncer 
Descrença – Sobretudo se se sentir bem e saudável.
Ansiedade – Quanto ao tratamento e ao futuro.
Tristeza/Depressão – Porque a sua vida está a mudar.
Contar aos Familiares e Amigos
Quanto mais abertamente falar sobre o seu câncer, mais facilmente as pessoas que estão à sua volta poderão responder às suas necessidades. 
Algumas pessoas poderão ter dificuldade em saber o que dizer e como dizer. Se for o primeiro a falar no assunto pode facilitar. Contudo, você pode preferir falar do assunto apenas a poucas pessoas ou pedir às pessoas que estão à sua volta para não a tratarem de forma diferente pelo facto de ter câncer.
Esteja preparada para a reação dos outros
Algumas pessoas têm dificuldade em lidar com o seu diagnóstico e por isso podem por vezes desviar-se de si para não ter que falar consigo. Isto pode ser doloroso, sobretudo se se tratar de alguém com quem você pensava que poderia contar. A quem contar e como contar é a sua decisão. Normalmente começar por falar sobre o diagnóstico e as opções de tratamento podem ser um bom começo, podendo conduzir naturalmente para falar sobre a forma como se sente.
Falar sobre o assunto
 
Falar sobre o seu câncer é uma forma de se adaptar àquilo que está a viver, permitindo-lhe pensar para além do diagnóstico e arranjar maneira de começar a viver para além desse diagnóstico.
 Crianças
Se tem crianças pequenas, falar sobre o seu câncer da mama pode ser uma das coisas mais difíceis que vai ter que enfrentar. É melhor ser sincero e aberto sobre o tema, sem as preocupar demais.
 
O que é o Relatório Patológico
O relatório patológico revela os resultados de qualquer exame que tenha feito onde se tenha retirado algum tecido (células) do seu corpo. 
 
Patologia é o estudo de qualquer doença e o modo como esta afeta e altera as células e tecidos do seu corpo. Sempre que lhe seja retirado algum tecido – ex: numa biopsia, cirurgia de conservação da mama ou mastectomia – é elaborado um relatório por um patologista. 
Esse relatório permite que à equipa médica decida qual será o melhor tratamento.
 
O detalhe de cada relatório pode variar. Pode ser-lhe entregue mais do que um relatório e o resultado de uns exames levam mais tempo a concluir do que outros. Pode ter que esperar pelo resultado de todos os relatórios para que lhe seja elaborado um plano de tratamento.
 
Seu relatório
 
Na maior parte dos casos o relatório começa com informação pessoal, como o nome e data de nascimento, bem como o nome do seu médico especialista e a data da cirurgia.
Esta informação é normalmente seguida por uma descrição do tecido mamário antes de este ser visto ao microscópio. 
Esta secção do relatório é denominada descrição bruta ou macroscópica e inclui:
-Tamanho, peso e aparência do tecido
-Em que local da mama se encontrava antes de ter sido removido
-Como foi preparado para a leitura no microscópio
-Descrição microscópica indicando as características do tecido vista no microscópio. Por fim aparece um resumo com as conclusões, por vezes numa lista, no fim do relatório.
 
Receber os resultados
O relatório patológico revela os resultados de qualquer exame que tenha feito onde se tenha retirado algum tecido (células) do seu corpo. 
 
Patologia é o estudo de qualquer doença e o modo como esta afeta e altera as células e tecidos do seu corpo. Sempre que lhe seja retirado algum tecido – por exemplo numa biopsia, cirurgia de conservação da mama ou mastectomia – é elaborado um relatório por um patologista. O relatório vai permitir à equipa médica decidir qual será o melhor tratamento para si. 
 
O detalhe de cada relatório pode variar. Pode ser-lhe entregue mais do que um relatório e o resultado de uns exames levam mais tempo a concluir do que outros. Pode ter que esperar pelo resultado de todos os relatórios para que lhe seja elaborado um plano de tratamento.
 
Perguntas que podem serem feitas
Pode ser difícil para si compreender o seu relatório patológico. Pergunte ao seu médico todas as questões que tenha para esclareçer todas as dúvidas. 
 
1.Que tipo de câncer da mama tenho?
2.De que tamanho é o câncer?
3.Qual é o grau do câncer?
4.Foi removido todo o câncer da mama?
5.Há algumas células cancerígenas nos vasos linfáticos ou nos vasos sanguíneos?
6.Há alguma célula cancerígena nos gânglios linfáticos?
7.As células cancerígenas são positivas ou negativas para os receptores de hormonas?
8.É o câncer da mama receptor positivo ou negativo à HER2?
“Mulher que se toca, se cuida.” 
 Céliia Vargas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais