Buscar

apol 5 de processo legislativo e adm.e planejamento estratégico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Processo Legislativo
Após a deliberação a respeito do projeto ou proposição de emenda constitucional, ou ainda, de lei orgânica distrital ou municipal para saber se a mesma se tornará ou não uma norma jurídica, chega-se à fase conclusiva do processo legislativo. Essa fase é constituída de elementos essenciais, estabelecidos na Constituição. A sanção e o veto são dois desses elementos do processo legislativo. O que são a sanção e o veto?
Nota: 20.0
	
	A
	A sanção é a discordância parcial do poder executivo ao projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo, enquanto o veto é a concordância total do poder executivo com o projeto de lei.
	
	B
	A sanção é a concordância parcial do poder executivo com o projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo. Ao contrário, o veto é a discordância parcial do poder executivo ao projeto de lei.
	
	C
	A sanção é a concordância total do poder executivo com o projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo. Ao contrário, o veto é a concordância parcial do poder executivo ao projeto de lei.
	
	D
	A sanção é a concordância do poder executivo com o projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo. Ao contrário, o veto é a discordância do poder executivo ao projeto de lei.
Você acertou!
Pode-se dizer que a sanção é a concordância do poder executivo com o projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo. Ao contrário, o veto é a discordância do poder executivo ao projeto de lei.
A sanção é a aprovação do projeto de lei pelo chefe do executivo (presidente da República), e o veto é a negativa do presidente à promulgação do projeto, sendo que o veto pode ser total ou se restringir a uma parte do projeto.
(BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 418-423.)
	
	E
	A sanção é a discordância do poder executivo ao projeto de lei aprovado pelo órgão legislativo. Ao contrário, o veto é a concordância do poder executivo com o projeto de lei.
Questão 2/5 - Fundamentos da Administração
De acordo com Scatena (In: Ferramentas para a Moderna Gestão Empresarial: Teoria, implementação e prática Curitiba: InterSaberes, 2012) “O meio ambiente é a fonte de todos os recursos para qualquer coisa que o homem deseja, sendo assim desde o início dos tempos.” Existem os recursos renováveis e os não renováveis.
Com base na afirmação do autor, analise as sentenças a seguir e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(   ) Os recursos não renováveis são aqueles que não se alteram com o seu uso tais como plantações ou criações de animais.
(   ) Os recursos renováveis são aqueles que não se alteram com o seu uso tais como a energia ou o vento.
(   ) Os recursos não renováveis são aqueles que se esgotam com o seu uso, como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral entre outros.
(   ) Os recursos não renováveis são aqueles que se esgotam com o seu uso, como máquinas e eletrodomésticos.
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	V – F – F – F.
	
	D
	F – F – V – V.
	
	E
	F – V – V – F.
Você acertou!
De acordo com Scatena (In: Ferramentas para a Moderna Gestão Empresarial: Teoria, implementação e prática Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 217) “Os recursos renováveis são aqueles que não se alteram com o seu uso, como a energia solar, os ventos, entre outros e também os que se alteram, mas podem ser renovados, como as plantações ou as criações de animais. Os recursos não renováveis são aqueles que se esgotam com o seu uso, como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral etc. Ainda há os não renováveis que podem ser reciclados, como os metais, porém estes também se esgotam.”
Questão 3/5 - Processo Legislativo
Sidney Guerra e Gustavo Merçon esclarecem que “após a proclamação de uma espécie normativa validamente elaborada, faz-se necessária a sua ciência, por parte de seus destinatários, para que, com isso, tal ato normativo possa ser exigido e aplicado às relações sociais.” (BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012).
O que é a publicação de uma lei?
Nota: 20.0
	
	A
	A publicação, efetuada em jornal local de grande circulação, é o instrumento da promulgação para tornar a lei executável, além de ser o modo pelo qual a sociedade tem acesso a ela e passa a conhecê-la.
	
	B
	A publicação, efetuada em jornal local de grande circulação, é o instrumento da promulgação para invalidar leis revogadas, além de ser o modo pelo qual a sociedade tem acesso a ela e passa a conhecê-la.
	
	C
	A publicação, efetuada em jornal oficial, é o instrumento da promulgação para tornar a lei executável, além de ser o modo pelo qual a sociedade tem acesso a ela e passa a conhecê-la, podendo alterá-la por representantes de movimentos sindicais em regime de urgência.
	
	D
	A publicação, feita em qualquer órgão de imprensa, é o instrumento da promulgação para tornar a lei executável, além de ser o modo pelo qual a sociedade tem acesso a ela e passa a conhecê-la.
	
	E
	A publicação, efetuada em jornal oficial, é o instrumento da promulgação para tornar a lei executável, além de ser o modo pelo qual a sociedade tem acesso a ela e passa a conhecê-la.
Você acertou!
A publicação, efetuada em jornal oficial, é o instrumento da promulgação para tornar a lei executável, além de ser o modo pelo qual a sociedade tem acesso a ela e passa a conhecê-la.
(BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 429.)
Questão 4/5 - Processo Legislativo
A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADIN ou ADO) é um mecanismo de controle de constitucionalidade concentrado, levado para julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ao julgar pela existência de inconstitucionalidade por omissão, cabe ao STF:
Nota: 20.0
	
	A
	Declarar a omissão e determinar a paralisação do poder judiciário até que sejam sanados os problemas existentes.
	
	B
	Declarar a omissão e determinar a implantação de políticas públicas pelo poder executivo.
	
	C
	Declarar a omissão e determinar a criação de lei pelo poder executivo.
	
	D
	Declarar a omissão e determinar a criação de lei pelo poder legislativo.
	
	E
	Declarar a omissão e determinar qual dos três poderes deve tomar as medidas cabíveis.
Você acertou!
A ADO visa a combater a inércia do legislador que se tornou omisso por deixar de criar lei necessária à eficácia e à aplicabilidade das normas constitucionais, em especial quando a Constituição estabelece a criação de uma lei regulamentadora. O STF pode determinar medidas cabíveis para tornar possível o gozo do direito ou a criação da norma.
(BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 447.)
Questão 5/5 - Processo Legislativo
Repristinação, do italiano ripristinare, significa “restaurar, reparar, reconstituir”, e é por meio desse instituto que uma lei revogada pode voltar a existir.
Sobre a repristinação, assinale as assertivas corretas:
 I. Por definição, repristinação ocorre quando uma lei é revogada por outra e uma terceira lei revoga aquela que revogou a primeira. 
II. No ordenamento jurídico brasileiro, a lei revogada não volta a viger se for revogada a lei que a revogou.
III. No Brasil, uma lei revogada volta a produzir efeitos automaticamente se for revogada a lei que a revogou.
 
É correto apenas o que se diz em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
Você acertou!
“Repristinação ocorre quando uma lei é revogada por outra e uma terceira lei revoga aquela que revogou a primeira.” Porém, pela Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, esse fenômeno não ocorre automaticamente, a lei revogada não volta a viger se for revogada a lei que a revogou. “Só é possível, portanto, que a lei revogada volte a produzir efeitos se isso for determinado explicitamente pela nova lei.”
(BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 432-433.)
B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I.
	
	E
	III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais