Buscar

1 Discursivas Gestão Ambiental e Responsabilidade Social e Gestão de Logística

Prévia do material em texto

Questão 1 
	Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - C II (20 pontos) 
	
	No seu governo, Fernando Collor de Mello também lutou para que o Brasil sediasse a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (também conhecida domo Rio-92 ou Eco-92), que foi realizada na cidade  do Rio de Janeiro. Sediar tal congresso foi muito significativo, pois a finalidade desse encontro era formular uma nova política ambiental mundial. Assim embora não se possa dizer que esse presidente tenha implantado uma política ambiental como era seu projeto, é justo reconhecermos que legou à nação três documentos fundamentais no que diz respeito à questão ambiental. 
	Cite o nome dos três documentos relacionados a questão ambiental criados no governo de Fernando Collor de Mello. 
	O Programa Nacional de Meio Ambiente;
O Projeto de Reconstrução Nacional;
E os Subsídios Técnicos para a Elaboração do Relatório Nacional do Brasil para o Rio-92. Pág 154.
	
	
Questão 2 
	Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - C II (20 pontos) 
	
	Com base em uma visão integral e de forma mais detalhada, o meio ambiente pode ser entendido como o resultado da combinação dinâmica dos subsistemas biológico, físico-químido e social-humano. Tais subsistemas, em determinada porção do espaço, do tempo e do momento social, formam um conjunto único e indissociável. O  Meio ambiente é  portanto a interação de fatores, químicos e biológicos que condicionam a existência de seres vivos e de recursos naturais e culturais. 
	Sendo assim, o que é impacto ambiental? 
	Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, diretamente ou indiretamente afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais. Pág 27.
	
Questão 3 
	Gestão de Logística - C II (20 pontos) 
	
	Um conceito que está sendo muito usado no desenvolvimento regional dentro de um país é o de Plataforma Logística. 
	Explique o que significa Plataforma Logística. 
	Uma plataforma logística é um local que reúne facilidades que permitem melhorar a eficiência logística. Isso implica organizar de forma eficiente o fornecimento e a distribuição de produtos e, como consequência, reduzir os custos operacionais. Trata-se de uma infraestrutura logística multimodal, que conta com a possibilidade da pratica da intermodalidade de transportes, suporte de recursos de telecomunicações, recursos de tecnologia de informação e apoio comercial. Pág 129.
	
Questão 4 
	Gestão de Logística - C II (20 pontos) 
	
	A administração da Cadeia de Suprimentos (SCM) é uma nova forma de visão administrativa, que significa conjugar “todos os esforços inter e intraorganizacionais no sentido de atender às necessidades e/ou desejos do cliente final”. (RAZZOLINI FILHO, 2006, p. 32). 
	Com base nisso, cite quais são os três objetivos principais da SCM. 
	Redução de Custos; 
Agregar Valor; 
Vantagem estratégica. Pág 169.
	
Questão 5 
	Gestão de Logística - C II (20 pontos) 
	A Administração da Cadeia de Suprimentos (SCM) é um conceito ainda confuso para a maioria das pessoas ou empresas, uma vez que ela deve considerar toda a cadeia produtiva, e não mais apenas uma parte da cadeia. 
	Quais são as quatro relações que envolvem a SCM? 
	Envolve a logística; 
É suportado pela logística; 
É uma postura organizacional; 
É uma metodologia com visão sistêmica. Pág 168.
	  
	
Questão 6
	Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - C II (20 pontos) 
	Algumas indústrias já se adequaram à proposta de trabalhar e relacionar-se com o meio ambiente dentro de uma perspectiva sustentável. Contudo, em sua grande parte, as empresas brasileiras agem de forma pouco consciente e responsável em relação aos problemas ambientais. A incorporação da variável ambiental ainda é feita basicamente por meio da fiscalização das instituições públicas ambientais e da pressão ecológica e social, em âmbito nacional e internacional. Uma proporção relativamente grande de empresários considera utópica a ideia de que seja possível conseguir o crescimento econômico conjuntamente com a proteção ao meio ambiente. Dessa forma, o que observamos é normalmente a prática ambiental -restringir-se ao cumprimento das normas de poluição e aos relatórios de impactos ambientais (Maimon, 1992). 
	Neste contexto, quais foram os principais resultados da Rio 92? 
	Um dos principais resultados da conferencia Rio-92, a Agenda 21 é o plano de ação da Organização da Nações Unidas para o inicio do século XXI. Em 1992, os países membros presentes no Rio de Janeiro se comprometeram-se em pautar suas politicas econômicas, sociais e ambientais com base no conceito do desenvolvimento sustentável, segundo o qual procura atender as necessidades das gerações presentes sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras também verem atendidas as suas. Para isso, define em 40 capítulos 2.500 recomendações e responsabilidades a curto, médio e longo prazos. Pág 29. 
	
Questão 7
	Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - C II (20 pontos) 
	
	No cenário da gestão ambiental, as áreas urbanas revelam a necessidade de planos de estudo e de levantamento, os quais permitam a avaliação dos efeitos ambientais, bem como as respectivas medidas e as necessárias adequações dos empreendimentos à legislação vigente. Embora não seja ainda um processo totalmente satisfatório, existem iniciativas de gerenciamento e tratamento de resíduos na busca pela redução dos impactos ambientais causados por solos contaminados como resultado da ação antrópica. 
	Nesse contexto os principais procedimentos de recuperação ambiental. 
	Saneamento de solos contaminados; Desumidificação; Recuperação de solventes; Pirólise; Compostagem; Incineração; Aterro sanitário. Pg 183 
	
	
Questão 8
	Gestão de Logística - C II (20 pontos) 
	Leia a contextualização abaixo e, em seguida, responda: 
	A administração da Cadeia de Suprimentos (SCM) é uma nova forma de visão administrativa, que significa conjugar “todos os esforços inter e intraorganizacionais no sentido de atender às necessidades e/ou desejos do cliente final” (RAZZOLINI FILHO, 2006, p. 32). Um dos objetivos principais do SCM é AGREGAR VALOR. 
	Descreva no que consiste agregar valor no SCM. 
	Consiste agregar valor no SCM pela maior qualidade resultante nos processos logísticos ou pela disponibilização mais rápida do produto a estes (no lugar e na hora certos). Pág 168.
	
 
	Questão 9
	Gestão de Logística - C II (20 pontos) 
	A gestão das operações e logística global depende do perfeito entrosamento entre três princípios básicos, que são:
Integração geográfica;
Integração funcional;
Integração setorial.
	Explique o que são esses princípios básicos. 
	Integração Geográfica: Está relacionado com a perda de importâncias das fronteiras
geográficas tradicionais. As organizações vislumbram suas instalações espalhadas em
diferentes pontos do globo “como uma única entidade”. Assim, as operações e a logística dessas organizações devem ser projetadas com uma visão que vai além de considerações meramente nacionais.
Integração Funcional: A operacionalização dessas funções ocorre de maneira processual ou seja por meio de processos decorrem fluxos que perpassam a organização como um todo. A integração desses fluxos e sua compreensão mais ampla permitem ás organizações a compreensão de que não basta a coordenação das fluxos físicos relacionados a produção, á distribuição física ou aos serviços pós-vendas.
Integração Setorial: Busca garantir que ofabricante/produtor não enxergue os membros do canal, passa a exigir uma centralização de “foco” naquilo que realmente importa: o cliente. Pág 175
	
Questão 10
	Gestão de Logística - C II (20 pontos) 
	
	
	Os métodos de distribuição se modificaram, ganhando maior agilidade e abrangência dentro dos sistemas logísticos. De acordo com Wheeler e Hirsh (2000, p. 26), os canais de distribuição devem ser bem compreendidos pelas empresas que desejam maximizar seus resultados, uma vez que eles cumprem, essencialmente, três funções. 
	Cite e explique essas três funções. 
	1-Manter um fluxo de informações entre provedores e clientes finais e vice-versa. 2- Organizar os sistemas logísticos para garantir o fluxo de produtos desde o fornecedor até o cliente final. 3- Proporcionar agregação de valor aos produtos do fornecedor pg 81
	
Questão 11
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - C II (20 pontos) 
Entre as alternativas de análise para avaliar as condições do meio, sugerimos a utilização de bioindicadores de poluição, os quais são organismos vivos que reagem em ambientes poluídos ou degradados, possibilitando a verificação do impacto ambiental, sua magnitude e amplitude, e podem confirmar ou não o dano ambiental. Para esses procedimentos de avaliação ambiental, consideramos três grupos de organismos: os de apontadores e indicadores ecológicos, os de testes e os de monitores: 
Explique sobre os organismos de testes. 
SÃO INDICADORES CUJA CARACTERÍSTICA PRINCIPAL É A DE SEREM ALTAMENTE PADRONIZADOS, UTILIZADOS EM TESTES (BIOENSAIOS)EM LABORATÓRIOS TOXICOLÓGICOS E ECOTOXICILÓGICOS, TAIS COMO O DAPHNIA, A LEMNA E A TRADESCANTIA, QUE SÃO UTILIZADOS EM TESTES DE TOXICIDADE.
Questão 12
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - C II (20 pontos) 
De acordo com Resolução Conama nº.001, de 18 de março de 1986 o impacto ambiental é: qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais. A classificação dos impactos ambientais deve contemplar aspectos ecológicos, sociais, culturais e econômicos, considerando os pressupostos da sustentabilidade. 
Nesse contexto, cite, pelo menos, três impactos sobre os elementos socioeconômicos do meio ambiente geralmente identificados. 
DESAPROPRIAÇÕES, SITUAÇÃO POPULACIONAL,NÚCLEOS POPULACIONAIS, ATIVIDADES ECONOMICAS, INFRAESTRURA REGIONAL,SAÚDE PÚBLICA, EDUCAÇÃO,RECREAÇÃO E LAZER,PATRIMÔNIO PAISAGÍSTICO,CULTURAL, HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO. Pg 127
Questão 13
Gestão de Logística - C II (20 pontos) 
O conceito de operador logístico é o de uma empresa especializada em assumir a operação parcial ou total de determinados processos dentro da cadeia logística. 
Cite quais são as quatro funções dos operadores logísticos. Armazenagem, manuseio, processamento de pedidos e transporte 
 Questao 14
	
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - C II (20 pontos) 
Devemos destacar que, durante esse processo de classificação e de identificação dos impactos ambientais, surge a necessidade de nos valermos do uso dos documentos, no entanto, quando da elaboração de documentos para o estudo dos impactos ambientais, existem situações em que eles se tornam inadequados, porque apresentam características que os desclassificam. 
Nesse contexto, cite e explique a classificação de um documento inadequado. 
Documentos viciosos = trazem informações distorcidas, em razão de interesses financeiros da consultoria, a qual mantém acordo com o empreendedor; sendo assim, o documento perde a imparcialidade própria de uma analise técnica e cientifica, pois os dados irão favorecer o empreendedor em detrimento do meio ambiente. Pág 127.
Questão 15
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - C II (20 pontos) 
Diante da complexidade dos fatores expostos e da dificuldade em definirmos meio ambiente, a nossa proposição, neste estudo, é a de optarmos pela conceituação sistêmica de meio ambiente, ou seja, considerarmos “as relações existentes entre o comportamento dos elementos da natureza com o homem e sociedade”.
Assim, passamos a visualizar um processo de interdependência entre subsistemas da natureza e destes com o subsistema social-humano.
Nesse cenário, duas características, são peculiares aos subsistemas que formam o meio ambiente: “a natureza intrinsecamente dinâmica” e as “relações simbióticas”. 
Explique as duas características acima citadas. 
A natureza intrinsecamente dinâmica = as relações não são estáticas ou rígidas, mas flexíveis e em permanente transformação.
As relações simbióticas = significa que são mutuamente vantajosas para os parceiros associados, ou seja, animais e plantas desenvolvem-se em uma relação de competição e de mútua dependência. Isso explica o fato de, muitas vezes, aparecerem sinais de descontrole se o sistema sofrer perturbações. Pág 27.
Questão 16
Gestão de Logística - C II (20 pontos) 
A CR (Reposição Contínua) é a uma forma de gerenciamento de estoques. Essa prática logística tem como objetivo repor e minimizar estoques e a falta deles.
  
Descreva a qual varejo a Reposição Contínua está ligado e qual sua finalidade. 
Preencha aqui sua resposta:
Ao varejo supermercadista, com finalidade de repor produtos no ponto de venda de forma rápida e conforme a demanda, essa prática logística tem como objetivo minimizar estoques e faltas. Pág 63.
	
	
Questão 17
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - C II (20 pontos) 
No seu governo, Fernando Collor de Mello também lutou para que o Brasil sediasse a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (também conhecida domo Rio-92 ou Eco-92), que foi realizada na cidade  do Rio de Janeiro. Sediar tal congresso foi muito significativo, pois a finalidade desse encontro era formular uma nova política ambiental mundial. Assim embora não se possa dizer que esse presidente tenha implantado uma política ambiental como era seu projeto, é justo reconhecermos que legou à nação três documentos fundamentais no que diz respeito à questão ambiental que são:  Programa Nacional de Meio Ambiente, o Projeto de Reconstrução Nacional; Subsídios Técnicos para a Elaboração do Relatório Nacional do Brasil para a Rio-92.
Nesse ínterim descreva o documento ''Programa Nacional de Meio Ambiente''. Foi financiado pelo Banco Mundial e executado pelo Ibama. O seu objetivo era fortalecer a proteção das áreas de conservação e proteger ecossistemas já ameaçados, como o Pantanal Mato-Grossense, a Mata Atlântica e a costa brasileira, entre outros. Além disso tinha a responsabilidade de reestruturar o Ibama. Pg 154
Questão 18
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - C II (20 pontos) 
Áreas degradadas são áreas que produzem riscos para o bem estar da coletividade, segundo a avaliação tecnicamente respaldada das autoridades competentes. No âmbito de ação da gestão ambiental, existem situações em que os instrumentos de proteção ambiental são aplicados em áreas degradadas, com passivos ambientais. Não se trata, nesse caso, de um processo de prevenção, mas sim de recuperação. Essas condições são próprias de ambientes que já foram utilizados, ou que ainda estão em uso, e que possuem impactos ambientais significativos.
Nesse contexto cite como reconhecer as condições que caracterizam uma área degradada. Deposições antigas, Sítios contaminados, Aterros de resíduos e áreas suspeitas de contaminação. Pg 175
Questão 19
Gestão de Logística - C II (20 pontos)A administração da Cadeia de Suprimentos (SCM) é uma nova forma de visão administrativa, que significa conjugar “todos os esforços inter e intraorganizacionais no sentido de atender às necessidades e/ou desejos do cliente final” (RAZZOLINI FILHO, 2006, p. 32). Um dos objetivos principais da SCM é a REDUÇÃO DE CUSTOS.
Descreva no consiste a redução de custos no SCM. Pela melhor gerência da cadeia logística como um todo, buscando-se conseguir redução de custos pela eliminação de atividades desnecessárias e evitando desperdícios. Pg 169
Questão 20
Gestão de Logística - C II (20 pontos) 
O Collaborative Planning ForecastingandReplenishment(CPFR) significa Planejamento Colaborativo para a Previsão da Reposição, metodologia de trabalho e controle de processos.
Com base no significado, explique sobre o CPFR? Trata-se de uma ação em que ocorre o planejamento conjunto entre parceiros dentro de uma cadeia logística, em que todos os parceiros trabalham com previsões comuns, além de condições preestabelecidas e acordadas pra comunicação conjunta e reposição de estoques. Visa a redução nos níveis de estoque combinada com uma melhoria nos níveis de serviço, ele permite melhorar o gerenciamento dos fluxos físicos e de informação, possibilitando respostas mais rápidas por parte dos integrantes da cadeia de suprimentos. Pg 59
Questão 21
Gestão de Logística - C II (20 pontos) 
O Planejamento Colaborativo para a Previsão da Reposição de Estoques (CPFR) possui nove etapas necessárias para a elaboração de um gerenciamento dos fluxos físicos, que permitem melhorar a informação e, consequentemente, possibilitam respostas mais rápidas por parte dos integrantes da cadeia de suprimentos.
  
CPFR) possui nove etapas Cite e explique, no mínimo, três etapas. 1) Celebração de um acordo entre as empresas parceiras, em que se definem as normas e as regras para a relação de colaboração, bem como os recursos necessários e as aspirações de cada uma das partes. 2) Definição um plano de negócios em conjunto no qual se determinam as categorias de produtos que farão parte do processo, os objetivos, as estratégicas, as táticas de ação e os parâmetros gerenciais para as categorias de produtos. 3) desenvolvimento de previsões de vendas de cada empresa, com base na possibilidade de trocas de informações entre fabricantes e varejistas. Pg 61
Questão 22
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - C II (20 pontos)
Os bioindicadores (organismos, ou comunidade de organismos) constituem-se em importante ferramenta nos processo de avaliação ambiental, pois, uma vez que reagem perante as alterações do meio onde estão inseridos com a modificação de suas atividades vitais normais e/ou de sua composição química, eles possibilitam a elaboração de conclusões a respeito das condições ambientais. Os bioindicadores em razão dessas propriedades, representam uma dentre as várias ferramentas úteis para você implantar um sistema de gestão ambiental.
Nesse âmbito, descreva quais as principais áreas de utilização dos bioindicadores. O monitoramento de fonte de emissão singulares; O controle da eficiência de medidas técnicas para a redução de emissões; As redes de monitoramento regionais, nacionais e internacionais em áreas urbanas e Industriais; O monitoramento global e em áreas remotas; pg 133
Questão 23
Gestão de Logística - C II (20 pontos)
Após a leitura das indicações a seguir, responda a questão conforme solicitado:
Por meio de processos devidamente organizados, decorrem fluxos que integram os processos logísticos e que precisam ser bem compreendidos para que possam ser administrados corretamente. Esses fluxos são essenciais para tomada de decisão dentro das organizações. Um desses fluxos é o FLUXO FÍSICO.
Descreva o que significa fluxo físico. Responsável pela movimentação de materiais e produtos ao longo da cadeia de valor
Questão 24
Existem atividades que contribuem com a maior parcela do custo total da logística ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento das tarefas logísticas; essas atividades são denominadas atividades primarias. 
As atividades-chaves são três. Quais são elas? Transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos pg 84
 Questão 25
Define qualidade ambiental? COMO O CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS BIOFÍSICAS OU QUÍMICAS QUE TORNAM DETERMINADO MEIO OU PRODUTO ADEQUADO AO USO PELOS SERES VIVOS. É A CAPACIDADE RELATIVA QUE DETERMINADO MEIO AMBIENTE APRESENTA PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES E OS DESEJOS DE UM INDIVÍDUO E DA SOCIEDADE COMO UM TODO. Pg 26
 Questão 26
Cite ações relativas ao manejo dos resíduos que devem ser discriminados no PGRS? MINIMIZAÇÃO NA PRODUÇÃO, SEGREGAÇÃO, ACONDICIONAMENTO, IDENTIFICAÇÃO, COLETA E TRANSPORTE (INTERNO E EXTERNO) ARMAZENAMENTO (TEMPORÁRIO E EXTERNO), TRATAMENTO (INTERNO E EXTERNO) E DESTINO FINAL. Pg 181
              
Parte inferior do formulário

Continue navegando