Buscar

Portfólio artes e Sociedade

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - UNINTER
SÔNIA SILVA MAXIMIANO – RU 1279875 TURMA 2015/08
PORTFÓLIO
UTA – ARTES VISUAIS E A SOCIEDADE – FASE I
Curitiba
 2017
Centro Universitário Internacional - UNINTER
SÔNIA SILVA MAXIMIANO - RU 1279875 – TURMA 2015/08
PORTFÓLIO
UTA – ARTES VISUAIS E A SOCIEDADE – FASE I
Relatório de Portfólio da UTA Processos de Leitura e Releitura – Fase I. Apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
Tutor Local: Reinaldo de Carli
Centro Associado: Limeira S.P.
Curitiba
 2017
MEMORIAL DESCRITIVO
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 
NOME COMPLETO: Sônia Silva Maximiano
RU: 1279875
POLO: Limeira – S.P
PROPOSTA ARTÍSTICA: Releitura tridimensional da obra Abaporu de Tarsila do Amaral, Parte do Portfólio da UTA A 2017 Fase l Artes Visuais e Sociedade
 TÉCNICA : Modelagem
 TÍTULO DA OBRA: O verde do Brasil
 
INTRODUÇÃO:
 Esse trabalho foi elaborado de acordo com as aulas da disciplina de’ Artes Visuais História’ e ‘Sociedade Caminhos em Poéticas Visuais Bidimensionais’ e ainda de acordo com os procedimentos utilizados na atividade dessas disciplinas. A proposta do trabalho é escolher uma obra bidimensional e transformá-la, ou parte dela, em uma obra tridimensional. Em breve pesquisa feita no livro didático, a artista escolhida foi a brasileira Tarsila do Amaral e a releitura a ser feita foi da obra Abaporu, produzida pela artista em 1928 em razão do aniversário de seu marido na época a quem Tarsila presenteou. A obra conta com uma grande figura humana com grandes braços e pernas e uma cabeça bem menor e desproporcional. Em um cenário colorido com o sol ao fundo e um pequeno cacto no canto o qual foi escolhido para a releitura.
DESCRIÇÃO DA OBRA:
 Para elaborar esta releitura foi utilizado a obra de Tarsila do Amaral, o Abaporu. A proposta é de transformar parte de uma obra bidimensional passando para o tridimensional, utilizando a técnica da modelagem orientada pelas aulas, pelos livros e ainda por pesquisas realizadas no decorrer do período. A obra foi toda feita em argila branca e usada uma estrutura interna de papel e fita adesiva para sustentação do corpo do trabalho afim de que, no seu processo de secagem, não venha a rachar. O tamanho da obra ficou em aproximadamente 13 cm. 
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA OBRA: 
A escolha da pintura bidimensional se deu inicialmente pela aparente facilidade na reprodução e identificação futura de todos os aspectos da obra original “OBAPORU”. 
Retirado do site: www.ebiografia.com, em 22/03/2017 Abaporu,1923 Óleo sobre tela
 
TEXTO SOBRE O CONCEITO DE SUA OBRA: 
Para iniciar apenas retirei a argila branca do pacote, molhei com pouca água e disponibilizei ao lado, sem ao menos trabalhar a massa antes de adiciona-la na modelagem. Como estrutura de sustentação foi utilizado jornal de propaganda de mercado amassado e enrolado, coberto por fita crepe, como mostra as fotos 1 e 2.
 Foto 1
Foto 2
Foi iniciado o trabalho adicionando argila na base do trabalho para que funcionasse como sustentação da obra. ( Foto 3)
Foto 3
Prosseguindo as etapas de construção, a argila era adicionada de forma que a anterior fosse sendo modelada até cobrir toda a estrutura feita de jornal. Podemos observar o resultado desse processo nas próximas fotos 4, 5 e 6. Após a modelagem pronta foi utilizada água em um borrifador para modelar e alisar a escultura, que secou por aproximadamente 3 dias. Foto 7. 
Foto 4
Foto 5
Foto 6
Foto 7
O resultado final foi muito satisfatório, foi obtido um trabalho razoável, que realmente é possível associar com a obra original, porém começou a escurecer depois que o material secou. Foi então resolvido passar 2 camadas te tinta guache da cor verde, obtendo assim uma obra mais próxima do que foi pensado inicialmente. Foto 8.
ATIVIDADE DE ESCULPIDO
Essa proposta de atividade é também uma forma, assim como a modelagem, de utilizar um trabalho bidimensional e transformá-lo em uma obra tridimensional nos dando assim a sensação de volume em um objeto. Nesta técnica a matéria vai sendo retirada com a ajuda de algum objeto e vai se criando a forma pretendida. Apropriando–se da imagem original da obra “A CUCA” da artista Tarsila do Amaral escolhi parte dela pra dar forma tridimensional. Nesta obra Tarsila retrata um importante personagem do folclore brasileiro, A Cuca, o que dá nome à obra e ainda outros bichos ‘esquisitos’, como denominou Tarsila, no meio do mato “um sapo, um tatu e outro bicho inventado” O material dado é sabão em pedra. Observando a constituição da obra e seus elementos integrantes, foi escolhido o sapo.
A escolha foi dada também pela aparente facilidade do personagem por conter suas formas arredondadas o que, facilitando assim a retirada de material.
O quadro “A CUCA” foi feito por Tarsila em 1924 o qual escreveu em uma carta á filha dizendo que estava fazendo “alguns quadros bem brasileiros”. Ainda sobre a composição da obra, existem espaços ao fundo preenchidos por árvores e arbustos arredondados e tanto quanto diferente.
Retirado do site enciclpedia.itaucultural.org.br 
Para realização deste trabalho inicialmente foi observado a necessidade do esboço para se seguir de modelo até o final da obra. O desenho foi feito com lápis grafite em papel colorido para que fosse fácil de registrar ao lado do material que era de cor clara. O esboço foi transferido para o sabão com a ajuda de um palito de churrasco.
Foi seguindo raspando o material com a ajuda de uma espátula, uma faca pequena e um palito de churrasco para arredondar e aprofundar algumas partes dando o efeito de sombreado.
Para finalizar a obra passei pela água e suavemente massageei com a mão, tomando cuidado para que apenas tirasse as imperfeições causadas pelo uso da faca. O resultado foi muito bonito e chegou a me surpreender. Consegui alguns detalhes importantes como fazer com que todas as partes ficassem arredondadas e deixar os pés bem separados tomando o cuidado para que não quebrasse, as curvas do corpo além de destacar o sombreado dos olhos.
 
Bibliografia
https://www.ebiografia.com/tarsila_amaral/, acesso em 21/03/2017
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/, acesso em 20/03/2017
http://www.pinturabrasileira.com/artistas_bio.asp?cod=32, acesso em 23/03/2017
http://uninter.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788559722451/pages/-2
http://uninter.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788559722734/pages/-5
A Cuca. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1618/a-cuca>. Acesso em: 27 de Mar. 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes